segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Minha Vida Profissional. Como ir além?

Olá amigos do Sr. Bufunfa!

Hoje tentarei ser breve e conto com uma ajuda de vocês. Vejo que aqui na Finansfera há muitas pessoas experientes e bem sucedidas, portanto não faz mal pedir uns conselhos não é mesmo?

Na última postagem em que falei um pouco da minha infância até o início da vida adulta (confira aqui), terminei prometendo contar como foi minha vida profissional desde então. Hoje é o dia de continuar a história. Estou sentindo-me um pouco perdido profissionalmente e por isso preciso de uns conselhos.

No ano de 2003 comecei a trabalhar com carteira assinada em uma empresa. Foi meu primeiro emprego de verdade na vida e ganhava 400 e poucos reais.

Dois meses depois, uma outra empresa observando meu bom desempenho, me fez uma proposta de emprego para ganhar 690 reais. Eu achei ótimo e embarquei nessa. Nessa segunda empresa fiquei um ano, e logo mudei para uma terceira empresa para ganhar um pouco mais de 1.100 reais.

Em alguns posts anteriores comentei que nunca havia pensado em faculdade. E realmente nunca havia pensado até que um dia andando na rua, vi uma placa de matrículas abertas. Fiquei curioso e sem pretensão alguma entrei para conferir. Em 2005 acabei saindo de lá matriculado para um vestibular.

Era uma faculdade particular daquelas fáceis, e o curso era uma mistura de técnico com certificado de ensino superior. Duração total 2 anos e meio. Fiz o vestibular e passei. Comecei a estudar a noite e a mensalidade era de 300 e poucos reais . Cabia no meu bolso.
Nessa terceira empresa, ocorreu em um ano uma premiação para eleger os 3 melhores funcionários dentre quase 100 pessoas. Eu ganhei juntamente com duas pessoas. Realmente eu era uma das pessoas que mais me destacava seja pela garra ou pela inteligência. Em atividades braçais é muito comum encontrar pessoas com baixo poder cognitivo, e nesse quesito eu me diferenciava bastante. Como é de imaginar, em meio à pessoas com mentalidade pequena houve muita inveja. Mas deixa isso para lá...

Pouco tempo depois (fim de 2005) me convidaram para uma vaga no setor administrativo nessa mesma empresa. Era para atuar na mesma área do curso "superior" que estava fazendo. Foi um encaixe perfeito. Passei a ganhar aproximadamente 1.800 reais.

Aproveitei a oportunidade e me destaquei bastante. Um ano e meio depois mudei de empresa para ganhar 2.400 reais. Continuei me destacando, e meu salário foi aumentando... Quando fui promovido para coordenador em 2009, eu ganhava 3.700 reais. Era coordenador de uma pequena equipe de 4 pessoas. Na verdade eu não fazia gestão das pessoas. Eu era tipo o capitão do time. Trabalhava igual aos outros, porém eu que fazia a supervisão técnica dos resultados. Era quase uma mistura de inspetor/auditor. Fiz um trabalho bom como sempre, mas em 2011 resolvi pedir demissão para abrir meu negócio.

Não vou entrar em detalhes, mas como já visto em outros posts, o negócio não funcionou, além de ter alguns gastos com divórcio. Entrei em dívidas e tal...

Em novembro e dezembro de 2013 comecei a mandar alguns currículos para contatos chaves. Em janeiro de 2014 fui recontratado pela empresa que havia ganho aquele prêmio e que havia me dado um oportunidade no setor administrativo. Peguei na hora, afinal foi a melhor empresa que já havia trabalhado, e o salário era de 4.700 reais.

Estou nessa empresa até hoje. Sou muito bom no que faço e sempre muito elogiado. Aqui no setor administrativo trabalham mais ou menos umas 20 pessoas. Meu gerente me dá ótimos feedbacks e inclusive já falou para mim e para o Diretor que sou o melhor funcionário que ele tem.

Eu sempre fui muito técnico desde que me conheço. Eu sou aquele tipo de pessoa que devora o Excel, sabe fazer qualquer tipo de indicador e etc. Faço todo tipo de análise com uma rapidez incrível. Tenho muita facilidade de elaborar processos de trabalho e análises e tal.

Só para se ter uma ideia, eu otimizo minha rotina de trabalho de tal forma no Excel e Visual Basic, que se forem somar as horas que efetivamente trabalho por dia seriam de duas a três do total das 8 da jornada diária.

Mesmo praticamente ficando a maior parte do dia "à toa", ainda tenho rendimento de 2 a 3 vezes mais do que qualquer funcionário daqui.

Várias vezes quando o "bicho pega" nos outros setores, sempre sou acionado para ajudar tecnicamente.

O problema é justamente esse. Eu sou visto como um cara muito técnico e um "canivete suíço" da empresa. Já pensei em utilizar as outras horas vagas para produzir mais para a empresa, mas isso reforçaria ainda mais meu lado técnico. Em outras oportunidades que resolvi trabalhar o máximo que podia, comecei até a causar mal estar no ambiente de trabalho, pois como não havia mais nada para fazer na minha área, começava a entrar em outras áreas e propor melhorias, mudanças, etc.

Outra questão também é a seguinte: Eu não sou bom em ser político e sociável. É muito comum pessoas com características técnicas e com capacidade cognitiva acima da média terem dificuldades nesse quesito. Algum tempo atrás eu me comprometi a mudar isso, e realmente tenho tido avanços. Meu gerente e meus amigos de trabalho dizem que mudei muito, e que sou uma outra pessoa. Mas ainda me sinto muito diferente das demais pessoas.
Para evoluir na empresa que trabalho, é necessário aprimorar-se na gestão de pessoas. O caminho para mim é me tornar um coordenador, supervisor, gerente e etc. Como eles sabem da minha dificuldade (por mais que tenha melhorado), creio que será mais difícil para mim. Promoção por capacidade técnica praticamente inexiste aqui. A famosa carreira Y não acontece. Para quem não sabe, é aquele ponto que você pode subir na carreira tornando-se especialista ou um gestor.
Eu quero 2 coisas:

Aumento de salário e aprimoramento na habilidade gestão. Especialista eu já sou, e agora quero também aprender o que não sei ainda, que é a gestão de pessoas. Quero ser mais político e social.
Eu preciso mudar da água para o vinho. Talvez se eu estivesse em uma empresa nova, conseguisse disfarçar. Mas como eles sabem como já fui um dia, sempre ficarão com receio de me colocar em um cargo de gestão.

Vocês podem me ajudar com alguma dica? Como eu reverto essa visão que as pessoas tem de mim? Indicam algum bom livro? Um curso? Seminário? Vídeo?

Preciso de ajuda, sei que existem muitos empresários e gestores aqui na comunidade. Poderiam compartilhar a experiência de vocês?

Obrigado.

21 comentários:

  1. Bom, pela minha experiência, eu te dou a seguinte dica...

    Muitos profissionais que tem o perfil muito técnico, quando colocados em posição que devem gerenciar pessoas, acabam adotando um perfil muito centralizador, pois querem que o trabalho saia perfeito, já que é o seu nome que está em jogo. Eu já cometi esse erro.

    Mas o perfil ideal, na minha opinião, é aquele chefe que confia nas pessoas. Que orienta, que troca uma ideia, que envolve as pessoas nas decisões importantes, mas no fim das contas, deixa a equipe trabalhar. Claro que é necessário fazer a revisão dos trabalhos, mas sempre de forma construtiva, tendo em mente que o trabalho é do conjunto da equipe e não do chefe.

    Eu já chefiei algumas equipes diferentes, e sempre adotei essa postura de mais confiança e liberdade e os resultados foram bons. Claro que depende do perfil das pessoas, trabalhadores com nível mais baixo talvez demandem um tipo de gestão diferente.

    Sobre livros, indico o "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" de Dale Carnegie.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ministro. Quando estiver na posição de gestão vou seguir esses conselhos. Vou ler esse livro ai e tomara que me ajude a melhorar minhas habilidades sociais.

      Abraços e obrigado pela contribuição

      Excluir
  2. Bom Post Senhor Bufunfa.
    Eu também não sou bom nesse quesito de ser sociável..rsrs

    ResponderExcluir
  3. Consegui assumir um cargo de gerência justamente pelo excelência técnica e muito menos pelas habilidades sociais. Quando me vi com uma equipe abaixo para gerenciar estava perdido. Busquei me aprimorar primeiro com livros e depois tive a sorte da empresa contratar um curso excelente de liderança (mas muito caro). Mas acho que tudo isso é 20% da equação. Os outros 80% são prática. Uma dica é você lembrar do que não gostava nos seus chefes anteriores e entender o porque. E não adotar com seus funcionários, claro. Mas acredito que liderança se resume a uma palavra: confiança. As pessoas tem que confiar em você. Seja íntegro e honesto com elas, vá conquistando a confiança no dia-a-dia, sendo você mesmo. Não tem problema ser mais técnico ou mais fechado. Uma grande falácia é achar que somente os extrovertidos servem para chefe. Desde que as pessoas confiem e te apoiem, você pode ser um excelente líder para elas. E confiar envolve delegar. Dar liberdade para as pessoas trabalharem. Alguns vão precisar de rédea mais curta, outros andam sozinhos, você aprenderá a sentir e ajustar. Bom, falei muito, mas em resumo acho que é isso.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não falou muito não Samurai. Obrigado pelas Dicas. Vou tentar passar mais confiança na empresa que trabalho. Obrigado por compartilhar sua experiência comigo. Me indica um livro ai. rs

      Excluir
    2. Sr. Bufunfa,

      Descobri hoje o seu site e estou a gostar muito!
      Sempre me vi como introvertida e sem muita «arte» para socializar... O que se torna complicado quando se é autónoma (advogada)! Aprendi contudo que aquilo que você acha que é é fruto de suas crenças (enraizadas em experiências passadas) e portanto, sempre pode mudar. A sua sede de conhecimento mostra que já deu o 1º passo... O 2º só mesmo com a prática (e para isso é necessário que seus superiores confiem em si e lhe dêm o cargo almejado).
      Então (para além do livro já indicado acima), aqui vai uma dica que eu peguei emprestada de alguém que se diz empreendedor e introvertido (que eu não li mas acredito que o pode ajudar): o livro “O Poder Dos Quietos”, de Susan Cain. Também preciso de o ler...

      Excluir
  4. Fala Bufunfa. Cara tbm estive nessa situação. Sempre tive excelente produtividade, mas nunca me preocupei em fazer a social. Baixava a cabeça e produzia. O bom, que por produzir trabalho com qualidade, tive a oportunidade de ganhar um cargo de gestão. Com o tempo, adequei meu perfil e comecei a trabalhar a parte social e gestão de pessoas por conta própria. O que ajudou bastante foi traçar um perfil de chefes odiados e chefes bem-vistos e isso foi determinante para traçar um bom perfil de gestão. Ser mais um líder e colega que pega junto com a equipe do que um chefe que só sabe mandar e não fazer nada. Enfim, vai depender de um esforço teu trabalhar essa área. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela Dica. O problema é esse. Eles não vão me dar um cargo de gestão porque sou bom tecnicamente. Eles precisam ver em mim uma pessoa com boa habilidade de gestão antes de me promoverem. Não vão me dar a oportunidade de desenvolver isso depois. Eu sempre procuro ser um cara que trabalha em equipe. Não sou do tipo mandão não. Abraços

      Excluir
  5. Bom post Sr Bufunfa!

    Um cara que pode te ajudar assim como o sr ministro, é o executivo pobre. No blog dele tem uns posts sobre "politica empresarial"

    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Investidor Inglês. Vou dar uma passada lá para conferir. Abraços

      Excluir
  6. Em toda empresa há um certo limite para o crescimento de um funcionário por critérios puramente técnicos. Ao bater neste limite, somente através de meios políticos para subir, seja levando o chefe ao puteiro, ou fazendo parte de seu círculo de amizades, como jogar tênis com ele aos domingos ou coisa do tipo. Estes tipos de cargos envolvem confiança, que é algo que só se ganha de maneira política. É uma merda mas é isso mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensando por esse lado, até eu se fosse um diretor iria preferir ter pessoas com quem confio e tenho afinidades para gerir as equipes. Obrigado pela Dica Ephodion. Abraços

      Excluir
  7. Leia os livros desse cara. Este link te dará um breve resumo dele e a lista de seus livros.
    http://www.duplofoco.com.br/gestao-empresarial/jeffrey-pfeffer-poder-e-lideranca/

    ResponderExcluir
  8. Obs: ali no link não tem os livros que falam de Poder... procure os livros dele com o título "poder"

    ResponderExcluir
  9. Vou aproveitar os conselhos que lhe mandaram aqui nos comentários... Minhas habilidades pessoais também não são das melhores, sempre reprovei naquelas dinâmicas de grupo corporativas, pois não sabia a fórmula certa. O problema é que empresas desejam formatar os funcionários em um padrão específico de conduta/personalidade, e as pessoas naturalmente são diferentes. Acho que um curso de teatro seria uma boa opção - você dificilmente mudará sua essência, mas pode sempre aprender a moldar sua aparência conforme a necessidade.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tinha pensado em teatro, vou até procurar para ver se existe isso aqui na minha cidade

      Excluir
  10. Olá Bufunfa

    Qual curso vc fez? Fiquei curioso.

    ResponderExcluir


Blogs Recomendados