sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Atualização Patrimonial - Agosto 2017


Bem vindos amigos(as) do Sr. Bufunfa!

Fim do mês chegou e é a hora da verdade!

Esse mês consegui aumentar em 2,6% o meu patrimônio em relação ao mês anterior, atingindo 17,2% da meta para Independência financeira!

Em relação à diferença entre Receitas (salário) e Despesas (gastos que não agregam patrimônio), consegui economizar R$ 1.730,30 esse mês.

Em relação à carteira de investimentos em ativos financeiros, consegui aumentar em módicos R$ 575,30 pois também pago mensalmente o valor de mil e poucos reais do financiamento da casa.

Vamos aos gráficos? (adoro eles)


7º Mês seguido gastando menos do que ganho!


Minha economia mensal continua sendo o principal motor do crescimento patrimonial


Creio que essas taxas estão ótimas hein! Será que consigo manter?


Patrimônio crescendo sempre! Mas preciso torná-lo mais líquido! Está muito imobilizado...
Não são consideradas as valorizações dos investimentos no patrimônio, somente a diferença entre aplicações e resgates do "principal" (valor original).
Quando o lucro ou prejuízo é realizado de fato (na venda ou resgate), o resultado dos investimentos são contabilizados em uma conta de resultados e posteriormente entram no balanço patrimonial.

PMS = Patrimônio Mínimo de Sobrevivência (Aquela liquidez para emergências)
PI = Patrimônio Indicado baseado na sua idade (Para quem não busca a IF)
PNIF = Patrimônio Necessário para Independência Financeira


Está é minha carteira de investimentos:
(Não estão inclusos os investimentos em itens comprados para revenda, pois o valor é baixo)


Para finalizar, a tabela com o Balanço Patrimonial:


Conclusões:

No momento, o que mais está me impedindo de compor uma carteira de investimento em ativos financeiros é a prestação do financiamento habitacional. Isso não é ruim, afinal comprei meu imóvel na planta e até o momento está com uma valorização acima de qualquer papel de renda fixa.

Como sei que essa taxa de valorização virtuosa é observada em um primeiro momento devido ao fato do imóvel sair da planta (papel) para o mundo real, pretendo no mês de setembro me livrar dessa parcela de financiamento para ganhar poder de aporte nos investimentos em ativos financeiros.

Se observarem meu patrimônio, verão que não tenho capital para essa quitação. Como ainda são planos não concretizados, vou deixar para o mês que vem para contar como conseguirei fazer isso. Tomara que dê certo.

Obs: Sei que para o ranking da finansfera o valor do imóvel não conta.
Eu entendo e respeito as regras, porém não posso deixar de comentar que para mim imóvel é investimento (dependendo da maneira, e com quais estratégias é obtido).

Me deem sugestões! por favor comentem após a leitura do post. Obrigado.

IMPORTANTE: Este post não é uma indicação de investimento ou algum tipo de análise financeira. Não faço esse serviço e não tenho qualificação para fazê-lo. Sou apenas um investidor amador que gosta de compartilhar as decisões pessoais.

18 comentários:

  1. Acho que você deveria mudar seu nick de Senhor Bufunfa pra Senhor dos Gráficos! hahahah

    Parabéns pelos controles!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha. Valeu amigo Wannabe! Andei olhando os balanços da rapaziada e tem mais maníaco do que eu nesse quesito! Abraços!

      Excluir
  2. Olá Sr Bufunfa! Quanto entregar o imóvel, você irá vende-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já entregou desde o ano passado e estou morando nele. Pretendo quitar o financiamento esse mês de setembro para poder aportar mais nos ativos financeiros. Vou juntar grana primeiro para comprar um terreno e vou construir com a venda do imóvel atual. Depois que valorizar o segundo imóvel que vou construir, vendo novamente. Vai ser assim. O jeito mais fácil que eu sei de fazer grana é construir e vender.

      Excluir
  3. Parabéns Bufunfa!

    Para quem há pouco tempo estava endividando, está caminhando bem com seus aportes. O importante é manter a regularidade...

    Essa sua estratégia para quitar o financiamento (que você relatou no comentário anterior), se bem entendi, é meio louca hein! Depois dê mais detalhes!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha. Não é louca, é até bem simples, só que as pessoas ficam muito focadas em números e esquecem outras coisas. Vamos ver se em setembro vai rolar.

      Excluir
  4. Parabéns pelo patrimônio.

    Esses gráficos são bem legais.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cowboy, mas ainda não estou satisfeito com eles. Sou um cara meio perfeccionista e não estou contente com a resolução deles na página. Nunca mexi com blog e nem página de web e estou apanhando um pouco. Parece que eles não ficam legíveis quando posto aqui.

      Excluir
  5. Oi Bufunfa!

    Muito bom o desempenho, continue firme na caminhada! Também achei curiosa sua estratégia para quitar o financiamento. Espero que em breve tenha maior capacidade de aporte para turbinar o patrimônio!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Sr.Bufunfa,
    Parabéns pela ótima gestão de seu patrimônio. Seus gráficos e indicadores me deram ótimas idéias para começar a usar também.
    E boa sacada contabilizar o FGTS. É algo que eu nem lembrava. Vou incluir também. Em minha opinião, imóveis também são investimento sim, apesar da baixa liquidez.
    Estpa no caminho certo.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu samurai. Eu achava q estava bem munido de indicadores, mas agora q conheci a comunidade, estou com muitas idéias com esse negócio de cotas. Eu calculava meus rendimentos de uma forma totalmente diferente, e gostaria de fazer algo mais no padrão donq a galera anda fazendo. Difícil é fazer isso e manter os conceitos pessoais do que vale a pena acompanhar ou não.

      Excluir
  7. Fala bufunfa, parabéns pelo controle mano. conseguiu poupar mais que meu salário liquido mano. kkkk. sucesso ai na jornada

    ResponderExcluir
  8. Parabéns bufunfa, tá com uma ótima gestão.

    ResponderExcluir
  9. Um dia ainda consigo fazer gráficos bonitos assim, rs. Parabéns pelo patrimônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Até que os gráficos são bem simples e vc aprende fácil

      Excluir


Blogs Recomendados