quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Minha Estratégia de Investimentos

Olá Amigos do Sr.Bufunfa!

Hoje vou ser rápido e conto com o engajamento de vocês com dicas para o iniciante aqui.

Estou começando a formar minha carteira de investimento em ativos financeiros novamente, e antes de mais nada, preciso adotar quais serão as estratégias. Pensei da seguinte forma:

1. Criar uma carteira com liquidez no valor de R$ 20.000

Esse é o primeiro passo. Emergências surgem, e oportunidades também. Preciso ter esse valor com uma boa liquidez. A maioria em liquidez diária e o restante dividido em 30, 60 e 90 dias.
O importante aqui é que a modalidade que entendo ser a mais recomendada é Pós Fixada atrelada ao CDI, com cobertura do FGC. Como é uma grana que vai ficar parada quase constantemente, a intenção é pegar títulos com vencimento longo para evitar pagar muito no IR. Portanto tenho que evitar títulos com prazo fechado, e sim com prazos longos, porém com liquidez após 30, 60 ou 90 dias. Hoje tenho 2.700 em liquidez diária pagando 100% CDI divididos entre Sofisa e Daycoval.

2. Continuar investindo em renda fixa até o total atingir R$ 50.000

Atingindo os 20k com liquidez, começaria a buscar outros títulos de renda fixa com prazos e rentabilidades maiores até chegar a aproximadamente 50k.

3. Até R$ 100.000, manter 20% investido em ações.

Quando passar a barreira dos 50k, começaria a buscar os 100k alocando 20% em ações. Isso significa que quando atingir os 100k, as ações representarão 10% dos aportes, pois os 50k iniciais continuariam alocados em renda fixa.

4. Até R$ 500.000

Quando a carteira de investimentos ultrapassar o valor de 100k, realmente não sei o que farei e acho que nem é o momento de analisar isso. Preciso aprender mais durante o caminho para tomar boas decisões no futuro, portanto creio que planejar agora é perda de tempo. Um exemplo é o bitcoin. Será que as pessoas que investem nele hoje pensavam nisso 3 anos atrás? O que me garante que daqui a 3 anos não surgirão outras oportunidades que não consigo prever hoje?

Como ainda estou buscando concluir a etapa 1, fiz uma pesquisa das oportunidades disponíveis no mercado. Busquei bancos e financeiras que oferecem boas taxas e que aceitam investimentos baixos. Também busquei entre as opções mais populares aqui da Finansfera. Montei uma tabela com as minhas opções:


Para entender qual é a melhor opção de investimento no caso acima, é importante saber:

Índice de Basiléia - Quanto maior, melhor. Exemplo: Se um banco possui Índice de Basiléia de 20%, significa que, para cada R$ 100,00 emprestados, o banco possui patrimônio de R$ 20. Ou seja, quanto mais elevado for este índice, maior será a garantia de que o banco terá capacidade de honrar com seus compromissos. O índice mínimo exigido pelo Banco Central do Brasil é 11%.

Índice de Imobilização - Quanto menor, melhor. Exemplo: Se um banco possui Índice de Imobilização de 30%, significa que, a cada R$ 100,00 em seu patrimônio, R$ 30,00 estarão investidos em bens que não possuem uma liquidez imediata, ou seja, imobilizado em imóveis, veículos, materiais, etc. Quanto mais reduzido for o Índice de Imobilização, maior agilidade terá o banco para usar seu patrimônio a fim de honrar seus compromissos. O índice máximo tolerado pelo Banco Central do Brasil é 50%.

Como ainda estou com apenas 2.700 reais em investimentos com liquidez imediata, continuarei com liquidez diária. Só avaliando esse quesito me restam apenas 5 opções:

Banco Pan, Paraná, Sofisa, Daycoval e Financeira Negresco.

A Negresco já posso descartar logo, pois não tenho 10 mil para começar...

Em relação aos demais:

Banco Pan
É o que oferece melhor rentabilidade com 103% do CDI, porém seu índice de basiléia está em 11,6. Desde setembro/14 este índice cai a cada fechamento, o que me deixou alerta. O Banco também fechou 2014, 2015 e 2016 no prejuízo.

Banco Paraná
Oferece uma boa taxa de 102% do CDI na liquidez diária e possui um índice de basiléia de 21,3 (melhor que Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa). Tem uma imobilização um pouco alta, mas o histórico recente é de redução, o que é muito bom.

Banco Sofisa

Bons índices e oferecendo 100% da CDI diária. Uma boa opção, inclusive já tenho uma merreca lá.

Banco Daycoval

Parecido com o Sofisa no que se refere aos indicadores e também oferecendo 100% da CDI diária. Também tenho dinheiro investido aqui.

Então...
Considerando estas 4 opções, e mesmo sabendo que ambos são garantidos pelo FGC, eu não me sinto a vontade de aplicar no Banco Pan. Se alguma coisa der errado, não quero precisar entrar na burocracia do FGC por causa de merreca, ainda mais que o objetivo é liquidez para emergências.

Dos três restantes, gostei bastante do Banco Paraná. A rentabilidade é boa e eles também possuem um aplicativo que parece bem funcional. Como meu aporte deve ser por volta de mil reais por mês, creio que se encaixa perfeitamente com o mínimo exigido.

Portanto ao que tudo indica, no próximo fechamento mensal apresentarei algum dinheiro aplicado no Paraná.

Meus amigos da Finansfera poderiam colaborar com algumas opiniões e sugestões?

Por hoje é isso! Rumo à IF!

IMPORTANTE: Este post não é uma indicação de investimento ou algum tipo de análise financeira. Não faço esse serviço e não tenho qualificação para fazê-lo. Sou apenas um investidor amador que gosta de compartilhar as decisões pessoais.

15 comentários:

  1. Olá SB,

    Essa estratégia é boa.
    Existe o banco Inter, você deu uma olhada lá?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Está pagando 99% CDI para liquidez diária. Para ser mais, precisa aportar bastante ou com um clube de investimento.

      Excluir
    2. Lendo posts antigos kkkk

      Cara, entra em um grupo do Inter, é muito tranquilo de encontrar. Estou em um hoje e conseguimos 104% do CDI no CDB Diário.

      Flw

      Excluir
    3. Legal Anônimo, eu tb tenho mania de ler posts antigos de alguns companheiros! Pode me ajudar a encontrar esses grupos de investimento? Vi alguns no face, mas na maioria exigiam pelo menos 10k de aporte inicial. Eu geralmente aporto entre 1k a 2,5k por mês.

      Excluir
  2. É ótimo, ter um plano em relação aos seus investimentos, ajuda muito na hora de investir

    Abraço e bons investimentos


    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelos planos meu amigo.
    Infelizmente, meu primeiro investimento fora da poupança foi um CDB com rendimento de 111% do CDI com vencimento em 1 ano. Achei que seria ótimo.
    Porém como sou iniciante em investimentos, eu investi 20 conto logo e esperava não usar esse dinheiro.
    Mas mudei meu conceito sobre investimento e fez muita falta esse dinheiro preso la. Agora só invisto visando a liquidez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Não dá para ficar com o bolso vazio! Acho que esse "sem noção" foi baseada nessa experiência hein! kkkkkkkk

      Excluir
  4. Olá Sr Bufunfa!

    Legal seu plano. Porém vamos enfrentar agora novos desafios com a renda fixa, já que os juros continuarão caindo no curto prazo.

    Novos tempos nos aguardam rs

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, mas eu foco mais no juro real. Enquanto a inflação estiver essa merreca, não estou muito preocupado. Abraços

      Excluir
  5. Legal suas estratégias, Bufunfa!

    Eu tenho uma estratégia um pouco difusa. Não tenho muita paciência pra sempre e traçar um plano nos mínimos detalhes. Tenho uma graninha em Tesouro SELIC para o caso de uma emergência. Como moro com meus pais ainda, não tenho com o que me preocupar tanto...

    No geral, me baseei em tempo ao invés de montante. Estipulei um prazo de 1 ano pra montar uma carteira de ações com 10 a 12 empresas, aportando o dinheiro que sobrar todo mês. Depois de definida a carteira já vou ter 1 ano de acompanhamento nos papéis pra avaliar se preciso me desfazer de algo. Muito provavelmente não terei que sair de nenhuma posição pois estou comprando empresas extremamente sólidas e com poucos riscos no curto prazo.

    Após isso vou começar a balancear a carteira, deixando todos os ativos com o mesmo peso, seguindo uma estratégia bem parecida com a do KB Investimentos.

    O que me encanta muito na bolsa é a possibilidade de, mediante muito estudo prévio, montar uma carteira que te expõe a risco mediano, mas que rende bons proventos e crescimento das empresas.

    Creio que levo no máximo 3 anos pra ter uma carteira definida e balanceada. E depois disso quero começar a estudar derivativos e aluguel de ações, pra encontrar um jeito de remunerar melhor a carteira. Sempre focando a segurança e a tranquilidade, claro!

    Mais pra frente, sem horizonte definido ainda, quero aprender a fazer trades. Pretendo reservar uma fração pequena do meu capital pra alocar a risco e ir aprendendo na prática. Acho uma loucura gente que paga 5 mil reais em um curso de trade, pra sair de lá e só fazer merda na bolsa. Com metade desse valor alocado a capital de risco e força de vontade pra pesquisar na Internet, você consegue aprender muito.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Wannabe! A questão é que não sou tão novinho assim, então preciso ser mais conservador. Boa sorte ai nos trades! Abraços

      Excluir
  6. Boa noite! Já li e estudei bastante sobre investimentos, e um conselho que utilizei do André Bona (assist aos vídeos no YouTube) é que vc forme carteira de curto, médio e longo prazo. A carteira de curto prazo é para a reserva de emergência, equivalente a mais ou menos 6 meses do seu sustento, com liquidez diária. Eu coloquei no fundoBtg pactual Di Fi crédito privado, com liquidez diária e com rendimento de 101% do cdi. Para médio prazo, já pode pensar num cdb de banco pequeno pre ou posfixado, com uma boa rentabilidade, no longo prazo, pode pensar em ações, fiéis e tesouro ipca . O negócio é vc pensar na formação das carteiras, começar na de curto e evoluir até a de longo prazo.

    ResponderExcluir


Blogs Recomendados