segunda-feira, 18 de setembro de 2017

O Desperdício dos 5%

Olá Amigos do Sr. Bufunfa!

Hoje o post vai parecer meio sovina, mas não é!

Essa reflexão surgiu há algum tempo, antes mesmo de eu criar esse blog. Agora que o Bufunfa chegou, vamos embarcar nessa juntos?

Desde pequeno sempre fui ensinado a cortar o desperdício, de forma que esse é um comportamento comum para mim. Não preciso ficar "sofrendo" para mudar os hábitos. Para mim que tenho uma filosofia contra desperdícios, ver o oposto é quase uma bofetada na cara e uma falta de respeito com a minha "fé". Antes de mais nada, digo que esse meu "modus operandi" não foi gerado por traumas por fome, escassez ou necessidade.

Uma vez vi um filme aparentemente bobo, mas que me identifiquei muito em uma das cenas. Estou falando do filme Avatar. Lembram daquela cena que um animal é abatido e eles fazem uma espécie de prece? Existe um respeito com aquela vida e com os recursos que o mundo nos oferece. Portanto o desperdício para mim é algo "pecaminoso". Não no sentido religioso, mas algo que fere meu código moral e ético.

Algum tempo atrás, comecei a conviver com uma família que vivia em um mundo totalmente novo e assustador para mim. Não era uma família rica, mas também não eram miseráveis.

Deparei-me com desperdícios para todos os lados. Vou dar vários exemplos:
  1. Todos os dias eles fazem almoço para um batalhão, mas jogam quase metade no lixo.
  2. Bebem refrigerante todos os dias e o que sobra vai para o lixo. Caso duas horas depois voltem a beber, abrem outra garrafa.
  3. Usam sabonete e jogam no lixo bem antes de terminar seu uso útil.
  4. Muitas lâmpadas ficam acesas o dia todo
  5. Qualquer recipiente que acumule alguma coisa (creme dental, shampoo, maionese, etc) é jogado diretamente no lixo quando apresentar a mínima dificuldade para extrair o seu conteúdo.
  6. A compra no sacolão sempre é exagerada e semanalmente vai grande quantidade de alimentos para o lixo.
  7. Óleo de cozinha sempre é utilizado em grande quantidade e apenas uma vez. O pior: Vai para o ralo da cozinha.
  8. Usam papel higiênico em uma quantidade absurda! Não sei quantas bundas eles acham que possuem!
  9. Fazem um exagero de café e bebem pouco
  10. Gastam horrores com loteria esportiva.
Além destes exemplos, há muitos outros.

Eu questionei algumas coisas com discrição para não parecer que tratava-se de uma crítica, mas a resposta foi vaga e sem sentido. Algo do tipo: Tem que ser assim, pois o contrário é viver como um mendigo ou miserável.

Logo percebi que eles se sentiam prósperos e felizes justamente pelo fato de desperdiçarem!
Se eles fizessem arroz suficiente para todos comerem bem, era viver como pobre. Era necessário fazer o dobro para jogarem metade no lixo.
Lógico que eles não falaram dessa forma, mas era nítido! Acho que em algum momento da vida eles passaram por alguma privação, e essa é a forma de afastarem-se desta lembrança. O pior é que criaram os filhos nessa realidade, e provavelmente serão adultos que continuarão a viver dessa forma se conseguirem manter o padrão de vida. Caso não consigam, provavelmente se sentirão fracassados ou infelizes, ou demorará muito para a "ficha cair".

Pensando nisso, como sou um bom altista maníaco detalhista, resolvi fazer uma brincadeira com os números. Por alguns meses anotei detalhadamente cada gasto pessoal e calculei a média mensal por item.

Considere que sou uma pessoa muito consciente e econômica. Evito desperdícios e portanto os gastos apresentados podem parecer baixos para muitas pessoas. Mas não são baixos porque me abstenho do que eu gosto. Sou uma pessoa feliz vivendo de maneira simples. Eu busco independência financeira por liberdade, e não por aumento de consumo.

A lista abaixo contempla os itens que eu consumo que são mais propícios ao desperdício. Vamos considerar 5% do total como desperdício? Eu acho essa taxa até bem conservadora... Reparem também que os valores já são baseados em uma vida sem desperdício, pois se vivesse desperdiçando, o gasto mensal seria maior.


Vamos considerar então que você adote uma filosofia de vida sem desperdícios...
Considerando 5% de economia em todos os gastos devido ao corte do desperdício economizo R$ 20,50 por mês. Aplicando esse valor mensalmente com rendimento modesto de 0,8% ao mês, após uma vida consciente, em 30 anos obteria quase 43 mil Reais!

Você se imagina pegando uma sacola com R$ 43 mil e jogando no lixo? É exatamente isso que você faz durante 30 anos quando joga a pasta de dentes fora antes de acabar, deixa as lâmpadas acesas sem necessidade ou sempre faz mais comida do que sempre almoçam.
Não estou dizendo para você torcer e quebrar os dedos para tirar até o último grama do tubo de creme dental. Estou dizendo para evitar de desperdiçar 1/4 do tubo por preguiça!

Agora se 43 mil é uma boa grana, imagina alguém que tem uma vida mais comum? Quando falo comum, refiro-me a uma família com filhos e com um consumo maior. Imagine uma família com gastos de mil reais por mês desperdiçando 5%... Pelos mesmos cálculos acima, após 30 anos teriam quase 105 mil reais.

Não estamos falando de investimentos planejados, ou aportes comuns mensais. Não estamos falando de restringir o padrão de vida hoje para no futuro ter uma boa aposentadoria. Estamos falando em manter o mesmo padrão de vida, mas deixar de jogar as coisas no lixo!
"– você bebe?
– sim
– quanto por dia?
– 3 doses de whisky
– quanto paga pela dose de whisky ?
– cerca de R$10,00
– há quanto tempo você bebe?
– 20 anos
– uma dose de whisky custa R$10,00 e você bebe 3 por dia = R$900,00 por mês = R$10.800,00 por ano, certo?
– correto
– se em um ano você gasta R$10.800,00, sem contar a inflação em 20 anos você gastou R$216.000,00, certo?
– correto
– você sabia que com esse dinheiro aplicado e corrigido com juros compostos durante 20 anos você poderia comprar uma Ferrari?
– você bebe?
– não
– Então cadê a sua Ferrari?"

O texto acima é amplamente louvado e aplaudido por aqueles que vivem uma vida de desperdícios. Há uma tentativa desesperada de justificar os maus hábitos. Assumir o erro é o mesmo que dizer que você vive uma vida irresponsável e é fraco para mudar isso. Ninguém gosta de assumir isso.

Ao perguntar "Cade sua Ferrari?" a conversa é terminada, dando a entender que enquanto ele curtiu a vida, a esposa "certinha" só perdeu tempo na vida. Isso realmente pode ter ocorrido, e ao invés de bebidas ela tenha gastado com sapatos e bolsas. Mas existem mais possibilidade como:

Gastar o dinheiro proporcionando qualidade de vida com viagens ou bens ao invés de patrocinar um vício que faz mal à saúde, ou ajudar na economia mensal afim de criar uma poupança para velhice.

Mas para fazer isso, além de evitar os desperdícios você precisa planejar e ter controle da sua vida e suas finanças. Caso contrário essa sobra irá aos poucos sendo direcionada para outros gastos desnecessários.

Se você tem filhos, provavelmente vai querer pagar uma faculdade para ele não é? Talvez vai querer dar um carro de presente ou pagar a festa de casamento. Quem sabe dar entrada em um imóvel? Já pensou em não poder fazer isso um dia? Já pensou que você poderia se não tivesse jogado centavo por centavo no lixo durante esses 30 anos?

Após essa reflexão, convido a rever os desperdícios na sua vida. Talvez esse valor não faça diferença na sua vida, ou talvez faça. Mas pense também no mundo em que você mora, e no mal uso que fazemos dos recursos. Quantos animais não morrem todos os anos sem necessidade? Só para nos sentirmos mais prósperos quando jogamos uma coxa de frango no lixo? Imagina se fosse o contrário...

Se e quando você mudar, vai colher os resultados. Sua maneira diferente será observada e até criticada. Não desanime! É comum pessoas em busca de crescimento pessoal serem sabatinadas. Sua força de mudança e seu sucesso evidenciam e escancaram a fraqueza das outras pessoas. Elas não querem conhecer uma pessoa que venceu, pois isso prova que elas também conseguem. As pessoas em geral são acomodadas e querem acreditar que as coisas não são possíveis de alcançar, logo estão todos fadados a um fracasso justificável.

Força e siga em frente! Você é um soldado da Finansfera!

17 comentários:

  1. Também conheço umas pessoas assim que desperdiçam muito e tem o mesmo modo de pensar. Se não desperdiçam, se sentem mendigos indignos. É uma espécie de geist que se forma na cultura de algumas famílias pois tem bastante gente assim.
    Uma discussão interessante é que chegamos a uma espécie de sociedade (estou generalizando) onde você pode trabalhar pouco e ter uma vida confortável se for esperto e não cometer muitos erros. Mas a maioria prefere trabalhar muito pra ter futilidades e se regalar com desperdício de gordices já que sofre de algum modo.

    ResponderExcluir
  2. "Teoria dos 5%".
    Esse post seria digno de um capitulo de finanças. Parabens.
    E lamentavel essa atitude.
    Abraco

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a análise, nos faz refletir quanto ao consumo.

    Eu particularmente não gosto de comer nada velho ou ficar reaproveitando alimentos, por isso sempre faço a conta e por isso sou taxado de miserável.

    ResponderExcluir
  4. "Sua força de mudança e seu sucesso evidenciam e escancaram a fraqueza das outras pessoas. Elas não querem conhecer uma pessoa que venceu, pois isso prova que elas também conseguem."

    Essa frase tocou fundo!

    ResponderExcluir
  5. Ótima reflexão! Tenho em minha família alguns com hábitos assim. Como sou próximo, estou tentando ajudar mudar isso.

    ResponderExcluir
  6. Bufunfa,

    Sempre digo que muitas pessoas confundem frugalidade com viver bem e ainda tem os que confundem desperdícios com fartura.

    Tudo o que você falou é muito pertinente e exatamente como mencionou, não quer dizer que você deva viver como um mendigo passando fome para economizar. Você pode continuar indo a restaurantes e continuar viajando e até mesmo comprar aquele carro caro e ao mesmo tempo evitar desperdícios.

    Defendo muito a qualidade de vida, viagens e que temos que viver tudo aquilo que queremos utilizando o equilíbrio. Faço exatamente tudo contrário ao que você citou dessa família e nem por isso sou considerado mendigo, muito pelo contrário, sou tido como milionário pelo carro que tenho e pelas viagens que faço mas tudo isso é friamente calculado kkkkk.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, Mas quando as pessoas descobrem como que fazemos isso, não querem pagar o preço...

      Excluir
  7. Olá SB,

    Também vejo muita gente desperdiçando.
    Eu não jogo nada fora. Sempre compro o necessário para não jogar nada fora.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. POst espetacular Sr. Bufunfa. O desperdício é mesmo algo terrível ... Vou compartilhar para algumas pessoas que precisam ler isto.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom post Sr Bufunfa,

    Eu tenho uma frase que a minha já conhece: "Eu sou contra o desperdício". Desde pequeno sempre evitamos qualquer tipo de desperdício.
    Grande abraço

    ResponderExcluir


Blogs Recomendados