quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Por que uns conseguem e outros não?


Olá amigos e amigas que acompanham o Senhor Bufunfa!
Já percebeu que na vida todos temos quase as mesmas oportunidades e uns conseguem e outros não?
No campo da educação financeira, lemos os mesmos livros, mesmos blogs, assistimos os mesmos filmes e vídeos recomendados.
Mas alguns ficam pelo caminho e outros seguem em frente até atingir o alvo.
O post de hoje é uma reflexão sobre os motivos que nos separam uns dos outros em determinada altura da jornada. Separei alguns pontos que entendo serem os ingredientes chave:


   1 - CONHECE A TI MESMO

A frase "Conhece-te a ti mesmo" está inscrito na entrada do templo de Delfos, construído em honra a Apolo, o deus grego do sol, da beleza e da harmonia. Essa frase tem um significado bem amplo no campo da filosofia, porém vamos usá-lo aqui de maneira bem prática.
A questão é: A ferramenta para atingir o sucesso é você mesmo. Sabemos da importância de conhecer o funcionamento e as limitações das ferramentas que utilizamos para fazer as tarefas do dia-a-dia. Estou falando desde uma simples chave de fenda até um complexo aparelho de calibração. Conosco é a mesma coisa. É necessário fazer uma busca incessante pelo auto-conhecimento. Descobrir suas limitações e seus potenciais. Você é a parte mais importante para seu sucesso, não a sorte ou o mantra "deixe a vida me levar".
Já ouviram falar da Janela de Johari? A palavra Johari tem origem na composição dos prenomes dos seus criadores: Jo (seph) e Hari (Harrington). Vamos falar disso pois conhecer você mesmo não depende exclusivamente de você. Pode acreditar! É preciso de "feedback" de outras pessoas. Se você não se sente confortável com isso, talvez seja um impeditivo para você alcançar o sucesso. Você é do tipo de pessoa que acha sempre estar certo? Isso é um grande problema!



O quarto "Eu Aberto" é aquilo que nos conhecemos e os demais também.
O quarto "Eu Cego" é aquilo que os demais percebem em nossa personalidade e capacidade e nós nem percebemos.
O quarto "Eu Secreto" consiste naquilo que sabemos que somos, porém é desconhecido dos demais.
O quarto "Eu Desconhecido" é formado pelo que tanto nós como os demais desconhecem sobre nossa pessoa.

Estes quartos não são do mesmo tamanho, podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o feedback e a auto exposição.

Feedback é o que as pessoas dizem sobre você, e a auto exposição é o que você se sente à vontade para compartilhar sobre você.

Percebeu o grande aprendizado? Para autoconhecer-se, também é necessário ouvir o feedback de outras pessoas. É preciso saber filtrar as várias coisas que vai ouvir. Muitas coisas talvez sejam mentiras frutos de invejas. Algumas coisas serão a percepção que as pessoas tem de você. Talvez não sejam a verdade, mas é importante entender o motivo de você estar passando a impressão errada para as pessoas. Outras coisas serão fatos sobre você que só os outros podem dizer à você.

Tenho um colega de trabalho muito capaz que sofre de baixa-estima. Ele não sabe de sua capacidade e sempre venho falando isso para ele. Talvez isso não seja o seu problema, mas sempre há coisas em você que só os outros conseguirão enxergar.

É muito importante obter esse feedback, mas ele geralmente só virá se você se abrir mais. Você é uma pessoa muito fechada e que expõe-se o mínimo possível? Você é anti-social? As pessoas só se sentem à vontade para lhe dar feedback se perceberem que você também se abre. Não digo contar detalhes íntimos, pois sempre existirá um quartinho do "Eu Secreto". Ele precisa existir mesmo!

Percebe que quanto mais você se abre, automaticamente recebe mais feedback? O quarto do "Eu Desconhecido" diminui! Quanto mais você obter conhecimento de si mesmo, mais saberá utilizar a principal ferramenta do sucesso que é você mesmo.

Exemplos cruéis práticos:

Você já fez um teste de QI ou tem medo do resultado? Por mais que existam controvérsias até que ponto o resultado deste teste pode ser considerado em fins práticos, é notório que ele é um bom indicador da capacidade cognitiva.

Qual seu QI? Nosso governo quer impor a crença que todos são iguais. Não é bem assim e você no fundo sabe. Todos são iguais perante a lei, tem os mesmos direitos e deveres. Não existe ninguém mais especial do que ninguém. Ninguém merece um tratamento melhor ou pior, isso é um fato inquestionável.
Sabemos que existem gênios e pessoas com baixa capacidade cognitiva. Essa é uma verdade inconveniente. Ninguém quer lembrar disso, principalmente aqueles que "saem perdendo" com essa comparação. Um exemplo disso é como os "CDFs" são odiados desde cedo no colégio. Ninguém gosta dessa comparação. Mas você cresceu e precisa entender quem é você e quais são suas capacidades e limitações.
Vejo muita gente que não possui capacidade cognitiva para algumas áreas como exatas, que fazem faculdades "cabulosas" simplesmente porque podem pagar ou porque tem o sonho de ser um engenheiro espacial.
Hoje em dia, muitas faculdades particulares não dão o conhecimento necessário e fazem provas para o aluno passar. No futuro você descobrirá que achou que era um engenheiro, um médico ou um advogado. Talvez isso se reflita com o mercado batendo a porta na sua cara, ou talvez com uma demissão devido ao seu baixíssimo desempenho.

Digo isto para dizer que algumas pessoas nasceram para serem fracassadas? NÃO!

Conhece a ti mesmo! Saiba usar a ferramenta que você é da melhor forma. Tenho um conhecido que não estudou e nem sabe ler direito. Faz as contas básicas da matemática! Ele é dono do próprio negócio de laticínios e estimo ganhar em média 15 mil reais por mês. Bem mais do que eu.
Ele sabia de suas capacidades e limitações, por isso conseguiu moldar sua vida para atingir o sucesso através daquilo que era o melhor para ele. Não digo que a educação básica não é importante, mesmo que um ex-presidente tente nos convencer do contrário. Mas não é obrigatória para o sucesso, apenas um baita de uma facilitador.

Além do teste de QI que foi dado como exemplo, também existem outros testes como o QE (Coeficiente Emocional). Existem vários tipos de inteligência, e o teste de QI não mensura todas elas.


Existe também a inteligência emocional, social, motora, espacial, linguística, etc.
A mais difundida é a inteligência lógica (medida pelo teste de QI), afinal é a mais requisitada na maioria das profissões. Mas podemos ver várias pessoas fazendo sucesso em outras áreas.
Atletas (motora), Psicólogos (emocional), Músicos (sonoro), Escritores e Tradutores (linguística), Embaixadores e Negociadores (social) são um exemplo de sucesso em outras áreas de inteligência.

Além da área da inteligência que expõe suas capacidades/incapacidades, é necessário conhecer-se também nas áreas comportamentais, éticas, morais, espirituais, entre outras. Conhecer-se é um processo diário de reflexão e aprendizado

   2 - PROCRASTINAÇÃO

É transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar.
Todo mundo é inclinado para procrastinar. O cérebro humano sempre tem um "apetite" maior ao imediatismo do que ao racionalismo. Pensando com clareza, é bem melhor fazer as coisas quando devem ser feitas do que acumular para depois. Racionalmente sabemos que mais à frente o trabalho será muito maior ou pior do que se fosse feito antes e em partes, mas o imediatismo de aproveitar o sabor do lazer imediato é mais saboroso ao nosso cérebro. 
Não vou dizer que é necessário entender que procrastinar é um vício que te atrapalha, pois todos temos consciência disso. Nem vou dar dicas de como parar de procrastinar, pois honestamente não acredito existir tais dicas. Parar de procrastinar tem haver com tomar uma decisão de se tornar um ser humano. Os animais não pensam racionalmente ao ponto de entender o conceito de acumular coisas para o amanhã. Eles vivem o imediatismo, só o presente. Assim como o obeso tem que tomar a decisão de emagrecer ou não, mesmo sabendo dos danos que causa à saúde, a decisão de parar de procrastinar é parecida. O ponto chave é decidir o quanto você leva a sério a sua vida, e se está disposto à fazer as mudanças necessárias. Mesmo aquelas mudanças que mais incomodam, como as comportamentais.

   3 - ORGANIZAÇÃO

É necessário ser organizado. Não estou falando para você se tornar aquele perfeccionista com síndrome de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Mas é preciso organizar, catalogar e definir parâmetros e regras para as coisas.
A organização é importante tanto no seu guarda roupa quanto no planejamento das atividades da sua semana. A falta de organização o fará perder tempo em várias atividades. Também te fará produzir tarefas com menor qualidade. Vai te deixar sem paciência. Te fará perder coisas como dinheiro.
As pessoas não nascem organizadas, elas se tornam a partir da prática do hábito.
Assim como a procrastinação, a desorganização é algo que o cérebro "almeja". E também como a procrastinação, é algo que você tem que tomar atitude de abandonar.
É importante salientar um ponto: Você vai lutar contra si mesmo e a maioria das pessoas. Você será taxado de certinho e chato algumas vezes. Não se deixe influenciar por isso.
Se existe uma dica para deixar a procrastinação visto no tópico anterior e a desorganização é:
MUDE RADICALMENTE! Racionalmente entendemos que existem coisas importantes que precisam ser organizadas e outras não tão importantes assim. Coisas que podem deixar para amanhã, e outras não. O cérebro é moldado através dos hábitos. Enquanto você não mudar radicalmente, não treinará seu cérebro a mudar o "modo operante". Talvez racionalmente não seja tão importante guardar um livro após uma leitura, mas o cérebro não diferencia isso. Para ele só existe o hábito de procrastinar ou não, organizar ou não. Depois de um tempo que você conseguir adotar outros hábitos de maneira automática no seu cérebro, algumas coisas podem passar, mas cuidado pois voltar aos velhos hábitos é muito mais fácil do que adquirir os novos. Afinal o cérebro tem apetite pelo prazer/lazer imediato.

   4 - AMADURECIMENTO

"Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem (ou mulher), eliminei as coisas de criança." 1º CORÍNTIOS 13:11

Essa famosa frase foi retirada da Bíblia, e é uma pura verdade. Por mais que se analisada no contexto da passagem bíblica tenha um sentido mais amplo, vamos nos ater somente à questão do amadurecimento.
Crianças não trabalham, não buscam independência financeira, não se casam, não pagam contas e nem as várias rotinas que temos em nosso dia-a-dia. Você não vai atingir o que almeja se continuar se comportando como criança.
Crianças não saem da zona de conforto. A maior zona de conforto são nossos pais. Desde pequenos sabemos que existe um porto seguro. Quando crescemos, tendemos a acreditar que nosso emprego, nossos pais, nossa igreja, ou qualquer outra coisa é nosso porto seguro. Não existe porto seguro. A segurança que você pode obter é aquela construída por você mesmo.
É preciso se confrontar, e não ter medo de ser confrontado. Um adulto não tem medo de ser julgado pelos outros. Não deixa de agir ou age mediante aprovação dos outros.
Um adulto sabe aproveitar seu tempo com coisas construtivas, portanto foge de bate papos negativos.
É importante ser autêntico. Ser autêntico não significa falar todas as asneiras e porcarias que você tem na mente. Significa não fingir ser quem não é para obter aprovação. Você precisa ser sociável. Se você encontra dificuldades de ser sociável por ser autêntico, precisa aprender sobre inteligência social. Nem tudo que pensamos é para ser dito. Verifique o que em você incomoda a maioria das pessoas. Você é egoísta, insensível, arrogante ou algo do tipo? Precisa corrigir isso, afinal ninguém consegue ser sociável com esses hábitos.

Você consegue manter um relacionamento amoroso ou é ainda aquele adolescente que só "pega e larga"? Pessoas que mantém bons relacionamentos atingem o sucesso financeiro e pessoal muito mais do que as outras. É muito comum encontrar pessoas infelizes quando não possuem um relacionamento amoroso.

Você largou as coisas de criança? Nos últimos anos com a ascensão social vivida no Brasil, é muito comum ver pessoas que não tinham nada na infância terem capacidade financeira para adquirir os sonhos de criança na idade adulta. O problema é quando o adulto quer viver no presente a vida de criança, na tentativa desesperada de recuperar a infância perdida.
Você gasta muito tempo em vídeo games? Coleciona bonequinhos? Deixa a esposa vários dias em casa para jogar futebol com os amigos? Ainda gasta dinheiro com bonés e tênis de marca que causavam boa impressão no colégio?
Não digo que você não pode ter um vídeo game em casa, ou que só pode comprar sapato social ou tênis sem marca. Mas reflita se você tem algum tipo de obsessão por essas coisas. Um bom indicador é quanto tempo, dinheiro e esforço você dispende à estas coisas.

"Você é escravo de tudo aquilo que não consegue abrir mão."

Reflita qual a finalidade destas coisas: Recuperar a infância ou apenas um lazer não viciante? Saiba entender que a infância passou. Caso ainda fique preso no passado, não terá vivido nem a infância e nem viverá a idade adulta.

   5 - PLANEJAMENTO

Talvez você chegou até aqui passando por cada tópico com louvor, ou seja, está muito bem nesses quesitos. Você é uma pessoa adulta, organizada, com prioridades e muito consciente de si. Parabéns!
Mas o sucesso não vem do acaso. Ele precisa ser planejado. Até para ganhar na loteria existe o planejamento de ir até a esquina e fazer o jogo. No caso do jogo da loteria, é um planejamento muito simples e banal, o que acarreta chances ínfimas de sucesso.
Para garantir o sucesso pessoal (em todas ou qualquer área da vida) é necessário um bom planejamento. Planeje sua vida com detalhes, planos de contenção (plano b), valores mensuráveis e prazos. Não precisa ser uma tese de mestrado, mas também não vá fazer isso em um "papel de pão".
Antes de mais nada, tire uma semana para refletir sobre sua vida. Descubra o que te fará feliz e realizado. Olha que frase realista e inspiradora:


Após uma semana de reflexão, ponha isso no papel. Uma vez li um livro que recomendava imprimir um "calendário da vida". Nele teriam todos os anos da sua vida produtiva, e esses anos seriam divididos por meses ou semanas. Escreva todas as suas metas nele, com o prazo planejado de conclusão. Assim que acordar, uma das primeiras coisas é olhar para este calendário.
É genial! É algo de pessoa madura, organizada, que não dá lugar à procrastinação e que se planeja. Tudo aquilo que você foca, se expande. Quanto mais aquela ideia ficar na sua mente, mais aceitação e compromisso com ela você terá.

   6 - EDUCAÇÃO

De nada vale toda consciência dos itens anteriores se não houver a busca de conhecimento.
No outro post eu escrevi:

"O tolo erra e não aprende com seus erros, o homem comum aprende com seus erros, e o sábio aprende com o erro dos outros"

Isso também é educação. O que são os livros e todo conteúdo acadêmico senão orientações para fazer o certo na primeira vez? De nada vale toda maturidade, organização e planejamento sem conhecimento. O Conhecimento é a sua principal arma. É aquilo que aumenta sua capacidade de realização. Existem tantos gastos com coisas fúteis, e não queremos investir em educação? Um planejamento feito sem conhecimento (educação), é fadado ao fracasso. Quando atinge o sucesso, o faz de maneira vagarosa.
Em caso de queda ou perda financeira, só se perde o material. O imaterial que é o conhecimento nunca se perde.
Cada dia que você vive é um dia para aprender coisas novas. Aproveite a internet! Nunca houve tanto conhecimento de forma gratuita.
Tome para você a conclusão de Sócrates:

"Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa."

Nunca acredite que já sabe o bastante. Sempre há coisas valiosas a serem aprendidas.
Não deseje riqueza, deseje conhecimento e sabedoria como Salomão. Riqueza será a consequência da busca do conhecimento, auto-conhecimento, amadurecimento e propósito de vida (planejamento).
Tenha uma vida honesta, solidária e humilde, sem achar-se superior a ninguém.

Muito obrigado por chegar até aqui. Desejo muitíssimo que isso venha agregar valor à sua vida.
Acho que agora temos muito trabalho pela frente né? Até o próximo post!

Saudações do Senhor Bufunfa.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, muito bem escrito!
    Todos nós temos algo a fazer para sermos melhores para conosco e para os outros.

    Um abraço fraterno,
    Don Lobo.

    http://negociosdonlobo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Cara. Li todos seus posts. achei bacana demais teu blog. Esse histórico todo, apesar de alguns tombos tem muita coisa interessante. Me identifiquei pq comecei na mesma época com as ações e no mesmo bradesco (que raiva né), mas tive um pouquinho mais de sorte nesse começo e saí sem prejuízo, ainda que com pouco lucro.

    Siga firme, vc é um dos primeiros blogs q eu vejo que considera o saldo do FGTS como patrimônio, achei interessante, eu nem faço ideia de quanto tenho de saldo.

    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo, que bom que gostou.
      Considero FGTS porque entendo que é um dinheiro meu que está em uma conta (que de fato é).
      O fato de estar "travado" faz com que algumas pessoas desconsiderem, mas isso acontece também com alguns CDBs que não são desconsiderados pelo pessoal. Esse valor eu não estou deixando totalmente travado. Sempre que posso eu saco para pagar meu imóvel ou futuramente para construção. Gosto de atualizar mês a mês do que dar aquele salto gigantesco de patrimônio quando tem que sacar. Tenho alguns indicadores pessoais que medem minha taxa de crescimento patrimonial e projeta minha independência financeira. Esses saltos gigantescos dificultam a qualidade dessa projeção, portanto prefiro considerar o saldo e a variação mensal da conta do FGTS.

      Excluir


Blogs Recomendados