sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Casamento e Casa Própria. Fracasso Financeiro?


Bom dia amigos(as) que acompanham o Senhor Bufunfa!

Fico feliz que algumas pessoas estão acompanhando e elogiando este blog. A cada dia mais eu também tenho lido histórias de outros blogs que me dão forças e motivação extra. Muito legal também histórias de vida e superação, que não deixam de ser super engraçadas. Para quem não conferiu ainda, indico essa sinistra história do lawyer.

Na última postagem contei uma época fácil da minha vida, onde eu só namorava e morava com meus pais, portanto gastos mínimos. Algumas pessoas até chegaram a comentar que meu nível de aportes era interessante, mas como tudo na vida é tão bom como biscoito Bono, durou pouco.

Chegaram os gastos com o casamento, gastos no pagamento da casa própria (que não deixa de ser um tipo de investimento), e contas mensais que todo casado conhece muito bem.

Antes que pareça que estou iniciando em um tom de lamentação, não é a verdade. Todos nós crescemos e temos que aprender a driblar as dificuldades e ser criativos. Nenhum dinheiro do mundo paga a experiência adquirida. Não vale a pena (na minha opinião) ficar na casa dos pais e se privar de algumas coisas da vida em prol de aportes e mais aportes na carteira de investimentos. É o tal do EQUILÍBRIO que gosto tanto de falar. Não significa também que desisti da independência financeira, ok?
Vamos aos números que é o que a rapaziada gosta de ver?
No último post fomos até abril/16, e pretendo neste seguir em frente até a atualização aos dias atuais.

Na tabela abaixo constam meus rendimentos mensais e as despesas gerais. Quando digo despesas gerais, me refiro ao gasto que não representa um aumento de patrimônio. Neste período dá para perceber que se fosse depender só de economizar o salário, teria uma sobra para aporte em bens ou investimentos de 3.415 reais! Como já havia dito antes, praticamente zerei meus investimentos para a tal casa própria e o casamento:


A linha "diferença 1" é o balanço entre os rendimentos e as despesas gerais, e a "diferença 2" descontando também o valor pago em prestações do financiamento do imóvel. (exceto valor utilizado do FGTS)
Mesmo que o pagamento do imóvel represente um aumento no patrimônio, isso representou que no período eu perdi uma liquidez de 18 mil e poucos reais.

Vale ressaltar que entram nas despesas gerais algumas coisas indispensáveis para quem está começando a morar casado, e nesse período foram:


Também houveram gastos que para mim não representam "despesas gerais", mas sim acumulação de patrimônio, pois agregam valor ao imóvel adquirido. Foram estes:


Muitos gastos né? Desistiram de comprar uma casa e querem morar com os pais? Calma... Ainda tem os gastos com o casamento:


Para a realidade de alguns, isso pode parecer pouca coisa, pois tiveram casamentos mais chiques. Para a realidade de outros, seria inviável, sendo a melhor opção só juntar os trapos.
A questão é que consegui fazer algo simples e bom. Todos gostaram e eu também e não me arrependo. Dividimos os gastos do casamento, e isso aí acima representa somente 50% do total. (Desconfio que meu sogro me enganou e pagou mais do que assumiu, então nem 50% seriam. hehehehe). Não somente economizamos no casamento, mas onde moro também é um lugar simples, porém arrumadinho.

A mudança no padrão de vida foi notório, afinal antes morava com os pais e sobrava bastante no final do mês. Após zerar os investimentos para montar o cafofo e pagar o casório, as contas ficaram meio que equilibradas, ou seja, nem devendo e nem sobrando.Vejam na primeira tabela que a partir de fevereiro (Porque janeiro já sabem né? As férias são sagradas!) o balanço deu uma estabilizada.

Minha esposa saiu há pouco tempo da faculdade e ainda não está empregada, o que faz o orçamento ficar bem apertado.

Não me importo nem um pouco por estar pagando as despesas da casa praticamente sozinho, pois sei do esforço que ela está fazendo. É nítido o inconformismo que ela possui por "estar parada", mesmo que na realidade esteja trilhando o caminho para um dia passar em um concurso.

Até agora vimos o comparativo entre rendimentos (salário) e despesas gerais, incluindo também para efeito de comparação a parcela do financiamento. Agora mais do que nunca é preciso muito controle "na unha" para o barco não afundar não é?

Como bom "virão" que sou (uma pessoa que é boa em se virar, dar um jeito nas coisas), os famosos resultados dos investimentos não poderiam ficar de fora não é? Eles ajudaram muito à estabilizar as contas. Olhem eles aí:


No período consegui um lucro de quase 5,5 mil reais. Isso representa quase 10% da minha renda salarial anual.

Vejo que muitos amigos na caminhada da IF (Independência Financeira) aprendem muitos sobre títulos de renda fixa, ações, opões, etc... NADA CONTRA! Confesso até que preciso aprender mais também. O que quero dizer aqui e agora, é que no início da caminhada é muito bom você aprender a se virar e se tornar o tal "vendedor" que o Robert Kiyosaki tanto fala. Se estiverem acompanhando desde as minhas primeiras postagens, já sabem que eu comprava e revendia coisas na OLX e Mercado Livre, e que também fiz um empréstimo à um amigo confiável com taxa de INPC+2,5% a.m. Vejam que foram essas modalidades de investimento que foram as campeãs no resultado do período acima. Acho que vale a pena também olhar para essas oportunidades.

Alguns podem achar que é vergonhoso esse tipo de coisa, mas encaro como um aprendizado para coisas maiores. É muito importante que vire hábito, pois mais à frente estarei mais apurado para enxergar oportunidades maiores, afinal de contas o dinheiro no mundo se ganha com compra e venda.

Vamos fazer um comparativo do balanço patrimonial do início desse período até o fechamento do mês passado?


CAIXA - A merrequinha que fica na carteira

C. CORRENTE - Aqui é o somatório do saldo de todas as contas correntes que possuo, desde banco tradicional até o saldo não investido na conta das corretoras de investimento, subtraindo o saldo utilizado dos cartões de crédito. Repare que está negativo, mas não se preocupem, pois parte deste saldo do cartão só vai vencer no final de agosto.

INVESTIMENTOS - Com liquidez para emergências, depois de muitos meses consegui recentemente colocar alguma coisinha no CDB do Sofisa. Já na parte sem liquidez, tenho um pouco para receber dos empréstimos efetuados (esse valor é só a amortização) e alguma coisinha em "diversos" que comprei para revender.

FGTS - O saldo parece que aumentou pouco, mas vejam nas tabelas anteriores que utilizei mais de 5 mil bufunfas para amortizar o financiamento da casa.

BENS - Tem o meu carro avaliado em 18 pilas, e a casa de 58 mil. O valor da casa é a soma que gastei até o momento com prestações pagas e benfeitorias. Alguns dirão que na parcela eu também estou pagando juros e tal. EU SEI, a questão é que comprei o imóvel na planta e ele também valorizou. No dia que eu vender esse imóvel eu vou descontar da venda tudo que paguei nele e veremos se apresento lucro (aumentando o patrimônio) ou prejuízo.

Vejam abaixo a evolução mês a mês do patrimônio:

Reparem que a alocação em investimentos começou a aumentar em Jul/17

Bem pessoal, fico feliz em conseguir chegar até aos dias atuais. Se em abril/16 tinha alcançado 14,4% da minha IF, agora já estou em 16,7%. Por mais que fazer uma boa retrospectiva seja bom para mim e valioso para vocês estarem contextualizados com minha história recente, nada melhor e mais interessante do que falar do presente não é? Almejo contribuir para a finansfera e também receber dicas valiosas dos companheiros blogueiros sobre investimentos e coisas da vida também, por que não? A ideia é compartilhar experiências. Uma frase que gosto muito é essa:

"O tolo nunca aprende com os seus erros, o homem comum aprende com os seus erros, e o sábio aprende com o erro dos outros"

Espero que muitos sábios sejam ajudados pelo burro que vos fala agora, e anseio me tornar sábio um dia aprendendo com as dicas e erros dos senhores.

Um agradecimento especial aos amigos que me adicionaram ao blogroll. Aos interessados, só deixar nos comentários. Meu objetivo é colaborar com a comunidade.

Um abraço e espero voltar em breve com mais novidades.

16 comentários:

  1. Bom topico Senhor Bufunfa. Casar, ter casa custa caro, porém dá para amenizar na festa de casamento. Meu irmao gemeo casou na igreja e após o casorio chamou o pessoal para comerem um churrasco numa churrascaria. Saiu bem mais em conta e cada um pagou o seu. O dinheiro que seria usado para a festa os 2 utilizaram na entrada do apê deles. Abraço do Gari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abraços advogado. Realmente para nós simples mortais é um rombo e tanto.

      Excluir
    2. Criei um blog...depois me add se der: abraços do Gari Advogado

      https://gariadvogado.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Muito bem redigido e distribuído os temas que elencou no seu artigo. O parabenizo por isso, deve ser uma pessoa com bastante cultura.

    Obrigado também pela citação do meu blog, que bom que gostou.

    Em relação ao casamento eu senti o peso de morar com os pais um tempo atrás e foi por isso que construi minha casa. Mesmo passando as vezes alguns dias da semana na casa deles me sinto mais leve, pois sei que tenho o meu cafofo.

    Cara casamento gasta heim?

    Com que a onça que namoro tem casa também toda mobiliada como a minha, caso casasse com ela moraríamos no ap dela durante a semana e meu cafofo com piscina que é mais afastado ficaria como ponto de lazer nos fds, já ajuda muito.

    Festa de casamento ideal para mim seria um sítio, muitos barris de bebida espalhados por todos locais, música ao vivo e churrasco correndo solto. Ainda bem que a onça concorda, pois a anterior sonhava com salão e buffet caro (detalhe não tinha um centavo, tampouco seu pai).

    É isso ai colega. Vlw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha. Cerveja é o que não faltou no meu casamento. Isso pelo menos eu garanti. rsrsrsrs. Obrigado aí pelos elogios. E continua lá contando as histórias da sua infância. Abraços.

      Excluir
  3. Belo texto, um dia terei paciência para escrever assim,muito bem redigido.
    To na mesma situação que você, minha namorada/noiva/esposa(mora comigo há 3 anos) acabou de se formar e ta desempregada, antes eram só estagios que não pagavam nada.
    Mas como viemos de baixo juntos, sempre procuro dar oportunidades a ela que ela não teve pago curso de ingles, plano de saude e outras coisas.

    O bom é que ainda esta sobrando dineiro para aportar...rsr

    vou adiciona-lo a lista do meu blogroll.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Investidor sem noção, Vou te add aqui também! Realmente a vida a dois é por um lado difícil, mas se for parar para pensar a vida a dois facilita muito. Quando um está desanimado, o outro ajuda, e vice-versa.

      Excluir
  4. Bom, eu sou contra a casamento, eu já fui separei então falo com propriedade rs, mas quem sou eu para julgar, mas que bom que encontrou a mulher da sua vida, saiba que na blogosfera de finanças é estar passível de críticas, mas parabéns ao falar sobre casamento e falar como funciona a sua vida de casado, mesmo porque há blogueiros casados que falam sobre finanças e nem tocam no assunto sobre as esposas, e como sabemos elas são parte importante nessa jornada !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Stifler. Eu também já fui casado, e este é meu segundo casamento. Sê dê uma chance. Posso te dizer que meu casamento atual não tem nada haver com o primeiro. De qq forma respeito sua opinião e não sei como foi sua vida não é? Vou acompanhar seu blog tb. Valeu!

      Excluir
  5. Fala SB,

    Futuramente tambem irei casar e vou te falar que tenho medinho as vezes mas tambem acredito que encontrei a mulher certa.

    Sorte que consegui convence-la de casar e fazer a lua de mel no mesmo lugar, ou seja, ja consigo economizar com a festa, uma vez que sera restrito devido a localização.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal amigo Árabe! Se eu estivesse aí casava com várias! hahahaha. Conta uma coisa, aí realmente o sogro paga pra gente casar?

      Excluir
  6. Comprar casa, depende dos objetivos, se desejam fixar por muitos anos na mesma cidade. No meu caso juntamos os trapos e alugamos uma casa bem próximo ao trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post com excelente tópicos. Eu não namoro e estou longe de me casa, assim como ter uma casa própria, mas já da pra aprender muito com a sua experiencia.

    ResponderExcluir


Blogs Recomendados