quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Engordando o Leitão


Bom dia amigos e amigas. A saga continua... Rumo à grande Bufunfa!

Agora como prometido, vamos iniciar no mundo dos investimentos. Confesso que olhar para o passado com todas as dificuldades e superações me encoraja muito com os próximos passos em direção ao futuro. Inclusive fazer esse blog e ver também relatos de outros companheiros da finansfera (é assim mesmo que escreve?!?) que nem sabia que existia também ajuda muito. Conheci esse mundo através da Michelle que redige o excelente blog "A Gatinha Investidora" que recomendo a todos.

Voltando ao assunto, agora após quitadas as dívidas, a receita era só manter a "pegada" na economia e direcionar a bufunfa para os investimentos. E foi isso que eu fiz! O esforço foi considerável.
Veja mês a mês quanto consegui economizar:


Em agosto precisei comprar um PC novo, e a maneira que encontrei de economizar foi encontrar um bom usado na OLX. Também comprei um monitor usado, teclado e mouse, etc. Quem disse que usado é ruim? Está funcionando bem até agora (estou digitando nele, completando agora 2 anos comigo!)

Em dezembro aproveitei o 13º salário e comprei roupas. Eu sou o tipo de pessoa que compra roupa racionalmente. Então, no fim do ano eu vejo o que estou precisando, e compro tudo de uma vez. É até engraçado ver a cara das vendedoras quando eu vou passar aqueles montes de cuecas e meias no caixa. hehehehe

Para quem já acompanhou as minhas primeiras postagens, sabem que as férias são sagradas! Janeiro foi a vez delas.

Fevereiro/16 aconteceu um imprevisto! Óleo na pista e batida da lateral do carro no guard rail. Tive que consertar. Não tenho seguro e em um futuro post vou explicar o motivo.

Abril/16 começou minha preparação para o Casamento! hehehehe Com aquela mulher maravilhosa, lembram? Comprei um fogão de mil e poucas bufunfas e ainda consegui economizar um pouco!

Até agora mostrei as economias, mas como isso foi aplicado? Vamos lá...

A primeira coisa foi dar entrada em uma casa própria. Logo em maio/15 realizei a entrada em meu imóvel na planta. Como não gostaria de acabar com minha capacidade mensal de aporte aos investimentos, mas queria usar aquele FGTS retido de alguma forma, acabei por buscar um imóvel simples que se enquadrasse no "minha casa, minha dívida". Achei muito interessante, pois o valor não era alto, e os juros eram de "apenas" 7,7% ao ano. A parcela era baixa também, e já poderia casar né? Entre maio/15 a abril/16 já havia pago 30.700 sendo que 18.800 vieram do saldo do FGTS.

Sei que vocês vão falar que comprar casa não é investimento e tal... Mas como já estava me planejando casar, os juros eram "baixos" e poderia usar o saldo FGTS, achei uma boa. Também especulo que o imóvel logo vai se valorizar bem. Isso ainda veremos né?

Agora na parte dos investimentos propriamente ditos, segue o histórico de aplicações, resgates e resultados:



Antes de mais nada, vamos aos conceitos:
Na planilha "Investimentos", números negativos representam aplicações, e números positivos representam retiradas. Já na planilha "Resultado Investimentos" os positivos representam lucro e os negativos representam prejuízos.
Outra coisa: Não sou do tipo que atualiza o valor do patrimônio com o valor de mercado do papel/título. Para entrar no quadro "Resultado Investimentos", eu efetivamente tenho que vender o papel. Por isso que o "TÍTULO TESOURO" por exemplo tem resultado de apenas 32,49 no período. Ou seja, praticamente mantive o que comprei em carteira

No período mai/15 a abr/16 consegui lucro de 5.813 reais.

Antes que venham os questionamentos, vamos passar item por item:

  • POUPANÇA. Esse não tem muito o que explicar não é? É aquele dinheiro que fica na conta para a liquidez diária e acaba rendendo uma merrequinha
  • AÇÕES. Já tinha investido alguns anos anteriores e aprendido alguma coisa. Sou do tipo adepto ao "value investing", mas sempre atento para oportunidades claras de especulação. Na época concentrei-me em duas ações somente: BBAS3 (Banco do Brasil) e ITSA4 (Itaú Investimentos). O mercado estava a maior loucura! Após algumas análises que fiz e coloquei em gráficos, achei que era um bom negócio! E era!
Duas primeiras compras de BBAS3 e duas últimas de ITSA4

Vejam as análises das ações do Banco do Brasil:

Lucro por ação (período de um ano) constantes e crescentes

Preço/Valor patrimonial por ação inferior a 0,7

Preço/Lucro comparado à média do P/L dos últimos 3 anos e também comparado à 60% do P/L máximo dos últimos 5 anos

A cotação estava abaixo do "preço justo" obtido através da fórmula de Graham. Isso em 4 cenários diferentes: Considerando sempre margem de segurança de 25% do crescimento do lucro por ação dos últimos 1, 3, 5 e 7 anos.

Agora pelo lado do balanço contábil, em um momento de crise dá para entender que o crescimento anual da Receita Líquida vai diminuir, levando junto a margem bruta e líquida. Porém observei que o ROE (considerando lucro de 1 ano) se manteve um pouco melhor, geralmente na faixa de 20 a 25% de retorno.

Além destes gráficos, também faço outros. Como por exemplo: Cotação projetada pelo crescimento do LPA, PL/LPA, Potencial de valorização, comparativos de liquidez corrente/líquida/geral, comparativo de dívida geral/Onerosa/Onerosa líquida, etc. Algumas se encaixam bem para o tipo de empresa, outros não. Também fiz as mesmas análises para ITSA4.
Como podem ver na tabela de aplicações/resgates, vendi todas minhas ações em março/16. No geral, tive um leve prejuízo. O erro aqui não foi a ação escolhida, afinal de contas meu conceito é de investimento a longo prazo, e se forem verificar, a BBAS3 foi uma das ações que mais subiram neste período. A questão é que calculei muito mal os gastos que teria no casamento (que verão em detalhes no próximo post). Resumo da ópera: Tive que vender antes da hora sem lucro algum. Se pudesse esperar, iria lucrar mais de 100%. Mais uma questão aprendida: TENHA MARGEM DE SEGURANÇA!

  • TÍTULOS DO TESOURO.Comprei basicamente Tesouro Selic para minha liquidez diária para emergências
  • FUNDO DE INVESTIMENTO. Fundo de ações do Bradesco. Foi meu primeiro investimento e apresentava boa rentabilidade "PASSADA". Investi e não foi tão bom assim. Mais na frente resgatei com algum prejuízo.
  • EMPRÉSTIMO. Isso mesmo que está pensando. Eu emprestei dinheiro à juros. Mas calma lá! Não sou agiota que ameaça a vida dos outros! kkkk. Isso aqui eu só faço para pessoas conhecidas e confiáveis. Esse investimento por exemplo não me deu prejuízo. O valor emprestado foi de apenas 3 mil bufunfas, e a taxa de juros foi de 2,5% a.m. Cheguei à este valor comparando os juros aplicados na época para diversos segmentos. Essa taxa era equivalente ao juros de empréstimo consignado. Como meu amigo estava negativado e com problemas, dificilmente ele encontraria coisa melhor no mercado formal. A grande sacada é que a parcela é ajustada mensalmente pela inflação. Fica fácil entender que eu obtive rendimento mensal de 2,5% de ganho real (-inflação) né?
  • DIVERSOS. Aqui entra o jogo de cintura. Entra a velha OLX e também outros negócios paralelos como especulação em bitcoin. Se você está no início do período de acumulação de patrimônio investido e quer dar uma turbinada nos aportes além da economia do salário, essa é a solução! Depois que começa com isso, você enxerga negócios em cada esquina, em cada conversa com amigos, em tudo! Tanto que se for ver, foram 4.997 reais de lucro nesse período. O esforço é menor do que você imagina.

Com toda a economia do salário e resultado dos investimentos, logo meu balanço patrimonial foi subindo bastante mês a mês:

Taxa de crescimento do Patrimônio dos últimos 3, 6 e 12 meses. É normal cair a taxa, afinal aumentar em 1.000 reais um patrimônio pequeno tem um impacto bem maior do que um patrimônio maior.

Essa foi a composição patrimonial mês a mês. Passei de 43 mil para 68 mil em 12 meses! O que uma boa educação financeira não faz não é mesmo?

Vejam que praticamente zerei o FGTS quando dei entrada na minha casa em março/16. Repare em laranja a parte alocada em investimentos. Vejam como cresceu desde maio/15 até fev/16. De março para frente começaram as retiradas para os gastos do casamento.

Esse é meu gráfico preferido. PI é o patrimônio que eu considero indicado para minha idade. PNIF é o patrimônio necessário para a independência financeira. Em abr/16 tinha 14,4% alcançado da meta da independência financeira.

Com base nos dados do gráfico anterior, mês a mês eu faço uma projeção baseado na minha média da taxa de crescimento sobre qual idade irei alcançar as metas de independência financeira e meu primeiro milhão de bufunfas.

Em futuras publicações pretendo apresentar como eu calculo o PNIF, a projeção da idade para o primeiro milhão, e outras dúvidas que podem surgir na cabeça dos leitores. Como o objetivo aqui é fazer um breve resumo até os dias atuais, acho interessante não me aprofundar em questões muito técnicas, certo?

No próximo post vou mostrar como se comportaram as finanças pré casamento até os dias atuais. Vocês que ainda não casaram, aproveitem com minha experiência compartilhada e tirem algumas conclusões. De preferência não cometam os mesmos erros que eu! hahaha

Uma grande abraço e muita bufunfa a todos!

10 comentários:

  1. Interessante acompanhar o seu desempenho, vc tem bom poder de aporte, isso vai fazer toda diferença no final.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, mas depois que casa as coisas mudam um pouco. hahaha. Logo chegaremos lá.

      Excluir
  2. Fala SB,

    Isso ai, arruma a casa, sem nome sujo e agora so ir aportando. Fim do ano talvez entre para o time dos casados também, ainda bem que consegui convencer minha namorada de casar e fazer a lua de mel no mesmo lugar, ja economizo bastante hehe

    Quem sabe isso nao rende um post futuro.


    Abraços do BnA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí meu amigo árabe hehehe
      Posta sim, vai ser legal saber como foi essa história ai. Abraços

      Excluir
  3. Muito bom colega!!! Siga aportando, investindo em voce e jamais desanime. Abraço do Gari

    ResponderExcluir
  4. Fala, Senhor Bufunfa

    Interessante o seu poder de aporte e acho que você fez o certo organizando a casa primeiro. Estou acompanhando sua trajetória, vida longa a você. Já te adicionei no meu Blogroll. Espero que a gente possa fazer uma parceria, se puder, passa lá no meu blog.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Amigo. Vou te add aqui também. Logo verão q a coisa dos aportes se complica mais pra frente. hehehe, mas não vou adiantar a história.

      Excluir
  5. Seu acompanhamento é muito disciplinado, parabéns! Estou me esforçando pra ser assim. Vou tentar fazer um jogo de cintura tb e vende uns itens na OLX.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prática faz o hábito. Logo será uma coisa tão comum para vc que não parecerá que é esforço. Abraços.

      Excluir


Blogs Recomendados