segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Quitei minha Casa! UFA!

Boa tarde Amigos(as) do Sr. Bufunfa!

Como já havia comentado antes, consegui quitar meu financiamento habitacional!
Sei que muitos ficaram curiosos, visto que meus balanços demonstravam que não possuía capacidade para tal façanha. Vamos lá desvendar o mistério:

Até o último fechamento de agosto/17 (veja aqui), o total pago no imóvel tinha sido R$ 59.000
Sexta feira passada, com mais R$ 98.000 quitei o financiamento.
Total pago pelo imóvel: R$ 157.000

Segredo: (Disse a vocês que era mais simples do que imaginavam)

Minha digníssima esposa quitou o financiamento, e pediu em contra-partida que colocasse 50% do imóvel em nome dela. Somos casados em separação total de bens, portanto a contabilidade de patrimônio eu faço separada. Por mais que na prática nós tenhamos tudo em comum e não ficamos dividindo as coisas, a contabilidade que usamos para declaração do IR exige um controle individual. Portanto cheguei a seguinte conclusão contábil:

Se o valor total pago no imóvel foi de 157.000, sendo que tenho 50% dos direitos e paguei somente 59.000, logo:

É similar à uma venda de 50% do imóvel por 98.000. Portanto me gerando um "lucro" de 19.500.

Portanto meus amigos, a partir de hoje vou contabilizar 78.500 como valor de patrimônio alocado em imóvel. Esse valor é o total pago por mim + o "lucro".

Digo "lucro" entre aspas pois ela é minha esposa e não estou lucrando em cima dela. Como já disse temos tudo em comum e nosso plano é viver juntos para sempre. Isso é apenas um conceito formal de contabilizar as coisas, ok?

A grande vantagem é que anteriormente pagava uma parcela de 1.100 reais, e agora esse valor vai sobrar para os aportes! Então não vou pagar quase 700 reais de juros em cada parcela! Muito bom não é? Agora meu patrimônio pessoal já ultrapassou a casa dos 100 mil!

Hoje o post foi rápido. Somente passei aqui para desvendar o mistério conforme prometido, e também comemorar o rompimento da marca de 100 K.

Abraços e até mais!

22 comentários:

  1. Parabéns, Bufunfa. Me parece ter sido o melhor caminho mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Bufunfa,

    Foi uma excelente jogada. Deste modo você tem um imóvel quitado e ainda aumentou sua capacidade de aporte.

    Já que está casado então não tem como fugir, tem que considerar as coisas em conjunto apesar de fazer o mesmo, tenho meus investimentos e ela tem os delas. É um bom post que penso em escrever ainda, falar sobre uma maneira simples e eficaz de divisão de gastos entre casal.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd. Mas considero só minha parte pq brinco de ranking com os amigos da blogsfera e seria injusto considerar patrimônio do casal né?

      Excluir
  3. 100k é a primeira grande resistência a ser vencida. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Cara negócio da China rs, e parabéns por vocês (Você e esposa) terem casado com separação de bens, o esquema da casa de atualizar a matrícula 50% para cada foi show, ah se todos os casais fossem assim, haveria menos mimimi em eventuais separações !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Stffler. Realmente facilita mesmo. Esperamos nunca precisar dessa facilidade. Rs

      Excluir
  5. Pretendo fazer isso também até ano que vem. Eu até faria antes mas morando longe não consigo ir no banco pagar logo o financiamento.

    Ficar livre de dividas e juros é o primeiro caminho para o sucesso!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí amigo árabe. E aproveita pra usar o FGTS se tiver.

      Excluir
  6. Parabéns Sr. bufunfa, deve ser uma alegria imensa quitar seu cafofo! Os aportes então, vão decolar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Sonhador! Agora minha meta é ter 5 milhões em 5 anos. É muito audacioso, mas vamos lá!

      Excluir
  7. Parabéns Bufunfa!

    É sempre gratificante se livrar de uma dívida, principalmente dessas de longo prazo, abrindo caminho no orçamento para o incremento dos aportes!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Bufunfa,

    Eu pretendo em breve conseguir o mesmo. Além disso, 1100 a mais nos aportes vãoturbinar o crescimento do seu patrimonio.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Considerando assim tbm passei a marca dos 100 :) mas o problema que qndo eu for quitar eu vou ficar com todo patrimônio imobilizado no imóvel ;( isso me deixa um pouco triste kkk mas legal parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, até vender! Você pode pensar como se fosse uma aplicação. Imagine que você comprou para alugar, e o valor do aluguel são os rendimentos... Olha que legal! Você pode alugar para você mesmo! Seus gastos mensais aumentam, mas também os seus rendimentos. Tudo não passa de manobras contábeis, por isso não concordo com a opinião que não se pode considerar o patrimônio como ativos geradores de renda.

      Excluir


Blogs Recomendados