sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Quando um Aporte se Torna Multa

Como vão amigos do Senhor Bufunfa?
Hoje estou profundamente p* da vida! Perdi R$ 950 para o Temer!

Multa de trânsito!

Antes de mais nada, não sou contra a disciplina no trânsito. Tudo precisa ter regras e fiscalização.

Mas uma coisa são regras e outra coisa são as "regras" que existem.

Para começar estava em uma viagem conduzindo meu popular em uma rodovia federal. Essa estrada não era privatizada, portanto devem imaginar que as condições não são boas não é? Era aquele tipo de estrada de uma pista só (Na verdade duas, uma para cada sentido).

Sou uma pessoa com bastante experiência na condução pois a vida me fez viajar muito, seja profissionalmente ou por motivos familiares. Nunca provoquei acidentes, apenas uma vez fui vítima de um, mas graças ao bom reflexo e atenção, consegui minimizar os efeitos para mim e o próprio veículo.

Estava em uma viagem rotineira que geralmente dura 3 horas e meia. Noventa por cento da viagem ocorre nessa estrada de uma única pista, e para piorar, as placas indicam que a velocidade máxima era de 60 Km/h. Também na maior parte do trajeto, a pista é demarcada com faixa dupla que não permite ultrapassagem.

Se eu fosse respeitar 100% dessas regras, minha viagem iria durar de 5 a 6 horas, o que é um absurdo! Não existe motivo lógico para a velocidade da pista ser de 60 Km/h e quase não haver demarcações para ultrapassagem! Nenhum dos motoristas que trafegam nessa estrada respeitam isso! Quando encontramos um que respeita, é justamente o que representa mais perigo de acidentes, pois é uma anomalia dentro de um padrão de comportamento geral que é andar a 90 Km/h em média.

Em uma gigante reta (plana e com total visibilidade), mas com faixa dupla do início ao fim, ultrapassei um caminhão capenga e ridículo que praticamente não andava! Aquele lixo não deveria nem estar mais em circulação de tão velho!
Após a ultrapassagem 100% segura, alguns metros à frente estava entocada a Polícia Rodoviária Federal. Me pararam, fizeram as gracinhas de sempre e aplicaram a multa. E pior de tudo: Filmaram!

Posteriormente eu fui no Google Maps e verifiquei que essa reta tinha 950 metros! Como pode ser ilegal o que eu fiz? Todos estão errados menos eu! O cara do caminhão que não poderia colocar aquela geringonça na estrada, o governo que deixa aquele caminhão trafegar e o órgão que sinalizou aqueles 950 metros com faixa dupla!
Enfim, eu parei e o "caminhão lixão" que deveria estar com todas as lanternas queimadas e exalando uma poluição terrível passou impune! Esse é nosso Brasil!

Somos um povo ignorante que não respeita as regras? Me desculpe, mas o trânsito brasileiro é uma piada! Dá mesmo para viajar respeitando as sinalizações que exemplifiquei acima? Sinceramente não dá!

Sou totalmente a favor de radares de velocidade e tal... Mas precisamos ser coerentes com as velocidades! Moro em uma cidade de mais de 100 mil habitantes e em nenhuma rua é permitido andar acima de 40 Km/h. Isso não é uma piada? Assim é fácil o governo extorquir quando precisa arrecadar. É só parar em um ponto e distribuir multa, afinal andar a menos de 40 Km/h é impraticável!

Desculpe se o post de hoje foi em tom de desabafo, mas infelizmente estou muito injuriado pois 950 reais é um absurdo levando em conta tudo isso. Essa grana daria um bom aporte esse mês, ou uma boa ajuda nas férias de fim de ano!

Obrigado e até mais meus amigos!

20 comentários:

  1. Ê SB, multa de 1k é triste. O prefeito de sao paulo aumentou as velocidades de uma principal avenida e tomou pedrada dos defensores morais pois iria causar mais acidentes. Infelizmente voce estava "errado" de acordo com as normas de transito mas muita coisa tem que ser revista.

    Aqui na arabia, dentro da cidade tem avenida de 90km/h. O brasil é terra de ninguém e quem ganha nessa é o governo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Fico triste viu? Morro de vontade de morar fora do Brasil. Nem é pelo dinheiro, é para conviver com pessoas mais educadas e civilizadas!

      Excluir
  2. O valor das multas no Brasil é absurdo. E não tem "aviso", é multa direto pois os caras ganham comissão por multar. Sou contra essas leis desgraçadas que não adiantam em nada.

    ResponderExcluir
  3. É sr Bufunfa, triste realidade! Eu em uma viagem no Nordeste, tentei andar no limite da via (afinal, não conhecia o lugar) Era uma rodovia ruim que pelas suas condições, os 60km até é compreensível. Mas, não foi possível cumprir com o limite não. Fui "obrigado" a andar mais ehehe

    ResponderExcluir
  4. Uma vez, em férias em Natal, fui parado por um policial na estrada, que apenas pediu os documentos e perguntou se tinha como ajudar ele com o dinheiro para um cafézinho.
    Teria sido muito melhor levar uma multa do que ser extorquido daquela forma.
    Infelizmente, temos muito caminho a percorrer para salvar este nosso país. As leis de trânsito, o sistema rodoviário e de transporte público precisam ser urgentemente melhorados.
    Será que um dia teremos políticos mais interessados no bem do país do que no bem próprio?

    ResponderExcluir
  5. Olá SB,

    Achei essa multa pesada. Nem sabia que era um valor tão alto assim.

    Infelizmente há vários caminhões velhos atrasando os outros.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lei mudou recentemente e subiu o preço das multas em geral.

      Excluir
  6. Infelizmente é necessário as multas para minimizar atrocidades no trânsito. Esse ano também fui multado em um radar de velocidade. Estava errado paguei. O conhecimento financeiro que quem multa recebe comissão...em que orgão ocorre isso ? Eu faço infrações nunca recebi um real de multa.

    ResponderExcluir
  7. O Duro é comparar como poderia ser o aporte se não fosse essa multa, hahah. é tenso mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenso mesmo! Ainda bem que esse mês está sendo bom, e mesmo com essa multa o balanço será positivo.

      Excluir
  8. Meus pêsames amigo, considere como ônus de viver em sociedade, infelizmente saímos perdendo para o governo.

    ResponderExcluir
  9. Isso é triste d+. Uma vez estava trafegando pela cidade em que moro as 3h da madrugada e ultrapassei um sinal vermelho pois nesse horário a política da cidade permite. Contudo, um dos sinais de avanço me multou e fiquei muito puto com isso, anos que passo nesse sinal vermelho de madrugada e agora ele resolveu multa? PQP

    ResponderExcluir
  10. Odeio ser extorquido por multas de trânsito, mas já aconteceu comigo algumas vezes. Prefiro muito mais que o camaradinha me convide a pagar um cafezinho como disse o confrade FinançasCotidianas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk. Eu já nem dou entrada para o cara pedir isso. Prefiro multa mesmo sendo mais caro.

      Excluir


Blogs Recomendados