sábado, 11 de novembro de 2017

O Valor de um Sábado

Bom dia Amigos do Bufunfa.

Sábado, mas não de sol... A chuva lá fora me trás uma tranquilidade ímpar que me remete à infância sem que eu entenda o motivo. Estou desde bem cedo acordado e agora praticamente já acabei minhas atividades aqui no trabalho. Pois é... Estou trabalhando e ganhando a bendita hora extra que é excelente para o governo. Como não ficar feliz? Eles vão levar quase um terço do meu dia de trabalho, inclusive com adicional de 50%.

Comparando o quanto ganho por dia sem desconto de IR com o valor do meu dia ganhando hora extra com o desconto do IR, dá quase na mesma. Resumindo... Quem ganha a hora extra é o governo, e não eu.

Eu sei, dá para ficar muito revoltado e tal... Poderia cair no clichê de xingar o Temer, o PT e toda essa turma. E aí? Resolveu?

Em dias assim, especialmente aos sábados no qual concluo todas atividades às 8 horas e fico fazendo cara de paisagem no resto do dia, dá para dar uma boa refletida na vida. Nos planos, metas, erros, acertos... Chego a montar em minha mente aquele cenário possibilitado através disso aqui que um dia chegará. Esse é o lado bom da nossa comunidade, pois um sonho sozinho facilmente esmorece, mas um sonho coletivo é forte! Ver fechamentos e mais fechamentos nas suas mais variadas etapas de conquistas financeiras é estimulante. Mais do que isso, além de números, rentabilidades e aportes, ainda somos brindados frequentemente com reflexões de vida e comportamentos que a educação financeira possibilita. Acredito que aprender sobre dinheiro é também aprender sobre o valor das coisas... Coisas essas que aprendemos que algumas são compráveis e outras não, enquanto que outras são supervalorizados quando não deveriam. A experiência nos faz aprender que coisas singelas muitas vezes nos trazem felicidade mais duradoura do que outras bem dispendiosas. Pois é: Fim do debate: PREÇO IMPORTA hehehe

Ansiedade me acompanha desde sempre. Não vejo a hora de ir para casa, já estou imaginando como serão as férias, o ano não acabou e estou pensando nas metas financeiras do ano que vem, esse post ainda não foi publicado e já estou pensando qual será o próximo, e etc.

O sentido deste post? Não sei. Talvez seja o ímpeto de não ficar parado com cara de paisagem ao observar a chuva e o ambiente fleumático de um sábado de trabalho.

Para você que está em casa e ainda não acordou, parabéns! Quando despertar, pegue seu filho e sua esposa e saia de casa. Namorada talvez? Vá à um parque, sente em frente à um lago ou rio se conseguir. Toque um violão, leia um livro gostoso, jogue futebol... Esse adicional é o que mais enriquece sua vida e o Temer não leva. Está só? Tire um dia de eremita meditativo. Encontre a paz e a liberdade que há em um dia que não existem regras ou horários para serem obedecidos.

Um bom sábado para vocês!

22 comentários:

  1. Excelente reflexão Bufunfa.

    Eu costumo dizer pras pessoas não desperdiçarem as pequenas coisas que Deus nos dá todos os dias. Poder tomar um cafezinho sentado na varanda do apartamento.. Passear cedinho ouvindo os pássaros, sem o som dos carros. Um bom filme com a família em casa.

    Engraçado, que lendo seu texto agora à tarde, eu fiz exatamente isso hoje de manhã, saí pra passear com a família, hehehe

    Temos que aproveitar mesmo, se não a vida passa e a gente não aproveita. Ficamos sempre esperando, esperando, talvez um melhor salário, uma vida diferente, a tão sonhada IF, e esquecemos de aproveitar o hoje.

    É isso aí, vamos curtir esse sábado

    Fica com Deus e um abraço!

    :D

    ResponderExcluir
  2. No filme Kung Fu panda tem uma frase sensacional sobre o hoje. Não a lembro bem, mas sei que não é a toa que se chama "Presente"

    Ótimo final de semana Bufunfa!

    ResponderExcluir
  3. Pode ser clichê, mas, no final, a felicidade está nas coisas mais simples mesmo da vida.

    ResponderExcluir
  4. Bufunfa faz mais de 8 anos que trabalho sabados e domingos. Pra mim sao dias normais. no longo prazo o dinheiro acumulado pelo trabalho desses dois dias trouxe muitos frutos para mim. Todo dia é dia pra quem tem um sonho, quem quer vencer não tem horário. Abrço amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que tudo na vida precisa de equilíbrio, portanto aceito que o trabalho é importante sim, mas o tempo gasto com a família, o lazer e descanso são importantes tanto quanto. Abraços

      Excluir
  5. Ja fiz muita hora extra aos sabados. Nao me arrependo.

    Hoje nao faço mais.

    Sao fases da vida.

    Ps.: Nao confunda preço e valor, quem olha preço so se ferra, nao é atoa que minha vida financeira mudou na bolsa quando eu parei de olhar preço.

    Abraçao

    ResponderExcluir
  6. Sábado e domingo são os piores dias da semana para mim.
    Eu simplesmente não tenho para onde ir, pois não amigos, minha família é cheia de limitações que as outras não tem e não temos nada de dinheiro. Todo o dinheiro (salário mínimo) vai para gás, energia e comida. Cansado dessa situação de pobreza e tristeza.
    Quem tem carro ou moto vai para a zona rural, atrás de sítios e pequenos açudes. E eu não tenho nada disso. Nem uma família normal, nem amigos, nem dinheiro.

    Fico pensando o que fiz para ter uma vida tão feliz.

    O que me salva é escutar músicas através do meu fone de ouvido. Senão estaria fadado a ficar assistindo programa de auditório e minha mãe achar que é normal viver falando sobre fofocas e celebridades.
    Espero ansiosamente pela semana, pelo menos vou à escola e me distraio da minha infeliz vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, para alguns a vida é mais difícil mesmo. Minha infância também não foi das mais fáceis, inclusive conto um pouco dela em meus primeiros posts. Aproveite que ainda é novo e está estudando para preparar-se para uma vida melhor. Estude o máximo que puder, leia livros, blogs, busque uma experiência profissional o quanto antes. Seja inteligente! Existem muitos que ficam almejando ser "doutor" e fazem faculdades caras para nunca conseguir exercer a profissão. Busque algo com ótimo custo-benefício. Tente entender seus familiares quando preferem assistir tv. Nós nunca conseguiremos nos colocar totalmente no lugar de outra pessoa e saber o que já passaram e o que as fizerem ser o que são hoje. Seja grato pelo que tem. Uma pessoa ingrata via de regra não consegue progredir pois vive em um astral negativo. Isso mata a esperança e a motivação. Trace planos e fique feliz a cada dia que passa, afinal estará mais próximo dos seus objetivos. Abraços e boa sorte!

      Excluir
  7. Bom texto. E quantas pessoas vivem infelizes durante a semana contando fervorosamente a chegada do fim de semana para "realmente viverem", indo à baladas,festas, encontros e demais eventos sociais para ter divertimento. Para essas pessoas só domingo e segunda pode haver alegria. É obrigatório ser rabugento e mau humorado de seg a sex. Enfim, é só uma válvula de escape. Para estar alegre e de bem consigo mesmo não deveria existir calendário. Às vezes sou assim e quando me encontro nesse estado de cara de bunda logo na segunda-feira, tento me motivar com os meus pequenos hobbies e meu foco na IF. Sempre fui meio pessimista e só basta passar pelo centro de Sampa que vejo o quanto sou sortudo e de nada devo reclamar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, essa tática de passar pelo centro de SP para ser grato pelo que tem é uma boa tática!

      Excluir
  8. O sábado é fundamental para passear, ler um bom livro, ver um bom filme ou uma boa serie, aproveitar a vida, isto é possível fazer de maneira bem econômica.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Não são todos os sábados em que isso é possível, mas temos que aproveitar quando dá.

      Excluir
  9. Ótima reflexão!! Nada como um sábado =D

    ResponderExcluir
  10. Fala Bufunfa, parabéns pelos post, realmente temos que curtir esses momentos da vida, e não simplesmente esperar pelo amanha, pois quando perceber-nos já não poderemos mais fazer aquilo que gostaríamos, creio que a questão chave seja o equilíbrio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho equilíbrio super importante! Reparou que no cabeçalho do post tem um boneco se equilibrando? kkkk Não é à toa.

      Excluir


Blogs Recomendados