quinta-feira, 1 de março de 2018

Atualização Patrimonial - Fevereiro 2018

Fala Finansfera!

Esse mês consegui aumentar em 2,3% o meu patrimônio em relação ao mês anterior, atingindo 24% da meta para Independência Financeira nível 1! Entenda aqui

Números Rápidos:

Taxa de poupança: .............32% ....(sobra do salário)
Aporte: .................R$ 1.754,24 .....(Detalhados aqui)
Renda Passiva: ..........R$ 532,24
Rentabilidade no mês: .......3,7%
Rentabilidade no ano: .......8,3 %


  • Alguns Gráficos do Patrimônio


PI> Patrimônio Indicado para Idade / MPS> Patrimônio Mínimo para Sobrevivênvia / PNIF> Patrimônio Necessário para Independência Financeira






  • Investimentos


  • Balanço Detalhado


Metas 2018: (Divulgadas aqui)

> Receita:
R$ 70 mil ..... Atingido 17%
R$ 5 mil de atividades extras (fora o salário) ..... Atingido 16,7%

> Despesas:
R$ 40 mil ..... Atingido 17,6%
R$ 4.500 o máximo com combustível ..... Atingido 15,9%

> Aporte anual:
R$ 30 mil ..... Atingido 4,2%

> Renda Passiva:
R$ 4 mil ..... Atingido 27%

> Patrimônio Total:
R$ 150 mil, atingindo 30% da IF NVL.1 ..... Atingido 24%

> Aumentar Receitas com:
- Promoção de cargo / aumento salarial ..... Estou fazendo o meu melhor
- Estudar e fazer provas para concursos públicos ..... Estudei 114 horas esse mês (média 04:04 dia)

> Melhorar a saúde e condicionamento físico através de:
- Frequentar a academia pelo menos 15 vezes por mês ..... Não fui. Carnaval e Dentista atrapalharam muito
- Perder 10 quilos (peso atual 91 kg)  ..... Atualmente com 87,5 Kg
- Tomar menos café (no máximo 1 copo por dia) .... Fazem 2 semanas que não tomo café

OBS: Entenda a metodologia de acompanhamento dos gráficos aqui






O que está mais impactando negativamente o gráfico de vida saudável é a noite de sono. Como minha jornada de trabalho é longa e tenho pouco tempo para estudar, acabo sacrificando um pouco o sono. Estou acordando entre 1h~2h30 da madrugada quase todos os dias para estudar.

> Educação
- Ler ao menos 8 livros ..... Li 2 livros esse ano. Em Fevereiro só li material de Concurso
- Voltar a estudar inglês até o fim do ano (Ainda nada, foco em estudar para concurso)

  • Conclusão
Fevereiro foi um mês que consegui ter uma clareza bem maior em relação ao que quero nos concursos públicos, e já decidi para qual cargo estudar inicialmente. O ponto negativo foi não ter ido à academia, pois isso contribuiu para que a redução de peso fosse menor. A semana gigante do carnaval que passei fora de casa, aliado com sessões constantes no dentista atrapalharam a frequencia. As metas de março são: Voltar para a academia e buscar média diária de 5 horas de estudo (atualmente está em 4h)


Obrigado e até a próxima!

IMPORTANTE: Este post não é uma indicação de investimento ou algum tipo de análise financeira. Não faço esse serviço e não tenho qualificação para fazê-lo. Sou apenas um investidor amador que gosta de compartilhar as decisões pessoais.

48 comentários:

  1. Concurso é mesmo complicado de passar. Eu nem vou perder tempo estudando pra isso.

    É mais fácil uma empresa nova não quebrar do que passar num concurso público que pague bem. Essa é a realidade.

    Pra ver o nível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é díficil, mas estou apostando que não é impossível.

      Excluir
    2. Concordo com o Concursado Investidor. Se você está determinado a passar em um concurso, e se continuar estudando com afinco, é apenas questão de aguardar na fila até sua aprovação. O número de candidatos por vaga pode assustar, mas a instrução média do brasileiro ainda deixa muito a desejar. A concorrência real é muito menor do que aparenta.

      Abraço do DM!

      Excluir
    3. Passa nada. Vai nessa.

      Já vi nego estudando 14 horas por dias durantes 20 anos. Cade a aprovação?

      Larguem de serem moralistas.

      Excluir
    4. Isso só saberemos no futuro Se eu passar ou não, vou postar aqui no blog. Só acompanharem.

      Excluir
  2. Beleza hein Bufunfa.

    Siga firme!

    Foco na academia.

    Abraçao

    ResponderExcluir
  3. SB, vc considera seu carro e sua casa na geracao da renda passiva? Podia detalhar mais como vc calcula sua renda passiva pf. abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não geram renda, são só bens anon. Por isso ele contabiliza, o balanço dele é semelhante o de uma empresa.

      Excluir
    2. Não anon, esses são ativos que até podem com o tempo terem valorização, mas não contabilizo como renda passiva. Eu divido meu patrimônio basicamente em:
      1) dinheiro e conta corrente
      2) Bens
      3) Investimentos
      4) FGTS

      Só considero como renda passiva os rendimentos provenientes dos ativos INVESTIMENTOS

      Excluir
  4. Parabéns Bufunfa, vai atingir as metas com folga esse ano.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara, tem uns que estão difíceis, principalmente a meta de aportes

      Excluir
  5. Legal, Bufunfa! Vai fundo que conseguirá cumprir todas as metas!

    Não sei sua carteira, mas esse ano os dividendos parecem que serão melhores. Aposto que essa será a primeira meta que baterá, bem antes do final do ano!

    Não entendi bem sua madrugada: vc acorda às 02 da matina p estudar? Boas noites de sono influenciam o metabolismo e a redução de peso, por consequência!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acordo sim de madrugada, mas vou dormir bem mais cedo também. Prefiro estudar após o descanso do que ao chegar do trabalho bem cansado.

      Excluir
  6. Fala Bufunfa,

    Como sempre, bem detalhado. Parabéns!

    Quanto as horas de estudo, não são seguidas certo? Eu depois de um tempo estudando perco concentração e consequentemente produtividade. Portanto, no meu caso prefiro dividir as horas de estudo, tipo 2hr de manha e 2hr a noite.

    Você faz seguidas ou dividi como eu? Ah, e usa técnicas para aumentar a produção, vide Pomodoro?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu divido em dois turnos Inglês, as vezes em 3. Pomodoro eu não terminei de ler. Estou me sentindo culpado toda vez que leio algo que não é a apostila do concurso. kkkkk

      Excluir
    2. kkk. Imagino! Mas termine Pomodoro, ajuda bem nos estudos!

      Excluir
  7. Parabéns Bufunfa !! tudo detalhadinho fica mais fácil atingir a meta !!

    ResponderExcluir
  8. Fique solteiro o quanto antes! Ou não.

    ResponderExcluir
  9. Olá SB,

    Parabéns pelo patrimônio.
    O concurso é na área jurídica?
    Bons estudos. Se você dedicar a aprovação virá.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Morar junto já é casamento né? Nem precisa assinar contrato pra isso. Sou solteiro, queria saber se é assim mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Senhor Bufunfa,

    Parabéns pela dedicação nos investimentos e nos estudos. Todo esforço é recompensado. Sou funcionário público e tive uma época da minha vida em que ralei estudando. Uma dica que te dou é se preocupar com a qualidade dos estudos do que o tempo de estudos propriamente dito. Mais vale uma hora de estudo super produtivo do que três ou quatro horas de dispersão. Se possível, aproveite os finais de semana para dar um gás mais profundo nos estudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas dicas. Minhas horas de estudo são líquidas. Eu fico com um cronômetro ao lado e dou pause até para ir mijar ou beber água. Quando eu vejo que o dia não está rendendo ou me distraindo muito, eu ainda abato um pouco das horas registradas no cronômetro. Então não é raro eu estudar 4h e só registrar 3h30 por exemplo. Estou estudando todos os dias, inclusive sábado, domingo e feriados.

      Excluir
  12. Achei muito interessante a parte das metas financeiras e pessoais, para além, de servir de controle, serve também de motivação.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  13. Acordar no meio da madrugada para estudar, imagino que isso seja uma das coisas que uma pessoa de sucesso terá para contar no futuro quando perguntarem qual foi o segredo p passar em concurso. Parabéns pela dedicação!

    Sr. IF365

    Blog IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    https://srif365.wixsite.com/if365

    ResponderExcluir
  14. Bufunfa,

    eu não consigo ter essa disciplina. Acordar de madrugada então, nem pensar.

    Parabéns e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk, deixa vc estar na mesma situação que eu pra ver se não consegue. A necessidade faz o aprendizado.

      Excluir
  15. Fala, Senhor Bufunfa.

    Ótimos resultados, especialmente com os estudos. 4h/dia é um ótimo tempo.

    Tem que manter isso aí, viu?

    Parabéns pelo post, a melhor atualização da finansfera. Eu jamais teria paciência para fazer tanta conta! hahaha

    Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  16. bufunfa, como vc tirou 3,7% esse mes ? está de parabéns, viu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 44 Reais de renda fixa, 150 reais de pagamento de empréstimos concedidos e 338 reais de diversos.
      Diversos são basicamente lucro com compra e venda de coisas que demandam esforço zero ou quase zero. Se o esforço começar a ser representativo eu considero como fonte de renda e não como resultados de investimentos.

      Excluir
  17. Muito legal ver seu metodismo e dedicação, um dia espero chegar no seu nível e deixar de ser um procrastinador. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos conseguem meu amigo, mas eu estou ainda longe de ser considerado um exemplo. Abraços.

      Excluir
  18. Fala SB!

    Bons resultados, apenas a academia que ficou para trás, porém como você relatou, foi por falta de tempo, mas legal sua evolução, vai seguindo com disciplina.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  19. Senhor Bufunfa, quero me redimir com você. Desculpe por pedir a você para me retirar do blogroll.

    Não estou pedindo pra recolocar, isso fica a seu critério, estou apenas admitindo que fui grosseiro com você.

    Tive uma fase de estresse naquele momento que ne fez tomar atitudes precipitadas e grosseiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá tranquilo Stone, se foi grosseiro nem percebi. Vou te colocar sim. Abraços

      Excluir
    2. Valeu pela compreensão confrade.

      Excluir


Blogs Recomendados