sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Aporte de Fevereiro/18 - Nova Fase


Bom dia/tarde/noite companheiros de jornada!

Em fevereiro inicio uma nova fase nos aportes, pois a partir de agora não pretendo colocar grana em investimentos de renda fixa com liquidez diária. Para quem não conhece minha estratégia, falei sobre ela aqui.

O percurso é simples: RENDA FIXA LIQ DIÁRIA, depois RENDA FIXA SEM LIQUIDEZ, e por fim produtos como AÇÕES e outros de renda variável.

Consegui pular de etapa mais cedo pois grande parte do valor em liquidez diária devia-se a reservas para emergências com saúde. Como agora a empresa que trabalho disponibilizou planos de saúde para os empregados, fica um pouco melhor a situação.

O aporte do mês foi R$ 2.500,00 em um CDB 120% CDI do banco Sofisa com resgate em 1 ano.
Para quem quiser, até 23/02/18 dá aproveitar e investir ganhando essa taxa com prazo de 1 ano

Seguem alguns dados do banco:



Para mais detalhes, veja aqui

Agora minha carteira em ativos financeiros está composta conforme abaixo:


Em resumo é isso pessoal. Post rápido mesmo só para registrar o aporte. Espero logo formar um bom montante para pular para a renda variável.

Abraços do Bufunfa!

IMPORTANTE: Este post não é uma indicação de investimento ou algum tipo de análise financeira. Não faço esse serviço e não tenho qualificação para fazê-lo. Sou apenas um investidor amador que gosta de compartilhar as decisões pessoais.

22 comentários:

  1. Isso ai Bufunfa!

    Aproveitei e peguei esse CDB também. Bora aproveitar o que aparecer em rf já que os juros por hora ficarão baixos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, mas com a subida dos juros americanos essa febre de juros baixos creio que tem vida curta.

      Excluir
  2. Senhor Bufunfa,

    Interessante esse CDB, eu ainda não conhecia. 120% aa é uma taxa bem interessante.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. pq investir em CDBs tao curtos? pretendem fazer oque com a grana daqui a 1 ano? só pagaria mais IR no meu entendimento do que deixar para 2a+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho algum valor em liquidez diária, mas não é muito. Ao invés de ter mais em LIQ DIÁRIA, prefiro montar uma reserva de médio prazo para emergências não tão imediatas. Existem emergências que a gente precisa da grana para ontem, e outras que podem esperar alguns meses. Após ter uma grana em médio prazo, realmente planejo buscar investimentos +2 anos. Vou pagar 17,5% ao invés de 15%. Não é tanto assim.

      Excluir
  4. Não gosto do Bastter mas acho q nesse ponto ele tem razão, se vai investir em renda fixa aplica no maior prazo possível. A taxa desse banco pequeno pode até ser boa mas não vai ganhar de um investimento que vc fizer de mais long prazo. Se vc não pretende usar essa grana pq operar com prazos tão curtos?
    Um abraço.

    Sr. IF365

    Blog IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    https://srif365.wixsite.com/if365

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho algum valor em liquidez diária, mas não é muito. Ao invés de ter mais em LIQ DIÁRIA, prefiro montar uma reserva de médio prazo para emergências não tão imediatas. Existem emergências que a gente precisa da grana para ontem, e outras que podem esperar alguns meses. Após ter uma grana em médio prazo, realmente planejo buscar investimentos +2 anos. Vou pagar 17,5% ao invés de 15%. Não é tanto assim.

      Excluir
  5. Fala Sr. Bufunfa!

    Você é superavitário, ao contrário da maioria absoluta da população.

    Vocês fez um plano de ação. Outro fato que já lhe deixa na frente de INÚMERAS pessoas (inclusive aquelas que momentaneamente recebem mais $ que você).

    O caminho é exatamente este: estabeleça um objetivo, trace as metas para chegar até lá, e EXECUTE-AS!

    Forte abraço meu caro!

    ResponderExcluir
  6. Se vc já tem sua liquidez, pq colocar algo em cdb de 1 ano? Reveja isso aí, vai ficar girando muito sua grana e pagar muito imposto de renda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho algum valor em liquidez diária, mas não é muito. Ao invés de ter mais em LIQ DIÁRIA, prefiro montar uma reserva de médio prazo para emergências não tão imediatas. Existem emergências que a gente precisa da grana para ontem, e outras que podem esperar alguns meses. Após ter uma grana em médio prazo, realmente planejo buscar investimentos +2 anos. Vou pagar 17,5% ao invés de 15%. Não é tanto assim.

      Excluir
  7. Pois é vai pagar 22,5% de IR, era bom um prazo maior mesmo, mas no meio da RF pagando quase nada, essa acho que foi uma boa escolha.

    ResponderExcluir
  8. Fala, Bufunfa. Tô querendo sair fora desses CDB. Renda fixa vou ficar só no TD mesmo.
    Tenho a intenção de investir cada vez mais em renda variável também

    Abrç e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TD paga um pouco menos devido aos 0,3% anual. Mas os tipos de investimentos é uma escolha pessoal mesmo.

      Excluir
  9. Eu gosto do Sofisa, tenho conta lá em CDB liquidez diária, esse 120% por 1 ano é bom mas eu optaria por LCI/LCA do Daycoval que está pagando em 1 ano 95% do CDI, o valor final dá praticamente na mesma, mas tem a vantagem de não pagar impostos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo com imposto o CDB 120% paga líquido 99% da CDI, que é superior aos 95% do LCI/LCA. Não me importo em quanto pago de impostos, me preocupo mais no valor do líquido.

      Excluir
  10. Legal Bufunfa! Aos poucos vc vai montando sua carteira de investimentos. Já faz uma ideia de como quer deixá-la quando estiver pronta (percentual de cada ativo?).

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo ter 12 meses de gastos mensais em renda fixa, e o que passar variado em ações, FIIs e outros

      Excluir
  11. Rapaz, nunca comprei um CDB na vida, acho que nem devo comprar, rs
    Abraço!

    ResponderExcluir


Blogs Recomendados