Bom dia amigos!
10 anos atrás estava muito empolgado e me achando o tal... Na época ainda existia orkut, e quem era novato e operava em bolsa provavelmente fazia parte da comunidade "O Investidor Agressivo". Para quem não lembra, estávamos em um período de euforia que começou pra valer em 2007 e foi se estendendo até a crise de 2008-2009 com o mercado acionário em alta e todos confiantes! O que mais tinha na comunidade era novato se dizendo corajoso e "agressivo". Aplicava-se tudo em ações, mesmo que fosse necessário vender algum patrimônio para isso. Como também era novato, comecei no mundo dos investimentos diretamente nas ações. Confesso que olhava com desdém daqueles que me falavam de renda fixa...
Como os tempos mudam! Hoje estou aqui para reportar um aporte justamente em renda fixa. Algumas coisas foram aprendidas pela experiência, e uma delas foi o equilíbrio.
Para os que me perguntam o porquê de investir em renda fixa mais uma vez, ao invés de renda variável, eu digo: Meus investimentos em ativos financeiros totalizam ainda R$ 16.732, sendo R$ 9.055 com liquidez imediata. Me sinto seguro com esse valor para cobrir emergências? Não... Por esse motivo não aplico AINDA na renda variável, pois não quero me desfazer de uma posição que porventura esteja em prejuízo momentaneamente. Mas firme eu chego lá. Logo me verão na RV.
Em março venceu um CDB e tive que resgatar 1.953. Juntei mais uns trocados para compor 2.000 e reapliquei em um LCI de 1 ano que paga 97% CDI do Banco PAN.
O "dinheiro novo" veio mesmo do aporte de 1.900 que fiz em um LCA de 1 ano que paga 96% CDI do banco Pine.
Também ganhei um "troquinho" em compra e venda. Comprei 20, ganhei 38. Lucro de 18
Desconsiderando o resgate forçado do CDB, o aporte do mês foi de 1.928.
E esses bancos aí, são seguros Bufunfa? Não sei, mas o que pesquisei deles indica uma situação complicada ao meu ver. E isso não me preocupa. O que eu quero mesmo é justamente isso, pois o retorno é proporcional ao risco, sem falar que nós, os sardinhas, somos facilmente protegidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
Olhe os números divulgados pelo FGC
Site:
https://www.fgc.org.br/
Prazo histórico de pagamentos
Garantias: Pagas e Recuperadas
Garantias: Quantidade Paga
Histórico de Regime Especial
Em relação aos Bancos, vamos aos números divulgados pelo site
banco data:
Banco Pine
Banco PAN
Abraços e até a próxima!
IMPORTANTE: Este post não é uma indicação de investimento ou algum tipo de análise financeira. Não faço esse serviço e não tenho qualificação para fazê-lo. Sou apenas um investidor amador que gosta de compartilhar as decisões pessoais.
Agressivo! Eu também mudei e é só assim que temos uma chance de ficar "ricos". Renda Fixa no Brasil renda mais que bolsas de muitos países então...vc tá certo.
ResponderExcluirAbcs
Já foi melhor né? rs
ExcluirEu tenho algum valor em RF, mas não pretendo aportar nada novo agora. Eu preferiria títulos de RF com vencimentos curtos nesse momento, de qualquer forma. Abraço!
ResponderExcluirA maioria é curto meu amigo. A maioria em LD
ExcluirOlá SB,
ResponderExcluirEu aplico em ações e FII e pouco em TD. Não me acho agressivo. Aqui se compara muito a RV com a RF, mas comparam com índice que tem lixos no meio. Se for comparar com ações boas a RF perde de lavada.
Abraços.
Isso é verdade, mas tem o fator oscilação no curto prazo
ExcluirBufunfa você está certo em buscar melhores rendimentos. Todos os que fizerem essa busca e as consequêntes mudanças estão certos.
ResponderExcluirPorém hoje não existe mais RF boa, existe no máximo menos pior. Se o cara tem 100k em dinheiro vivo (não é qualquer um que tem) se ganha pouco, mesmo nesses melhores CDBs, lcis, lcas etc.
O cenário dos investimentos bancários está muito limitado.
Fora a questão do período de carência, que dependendo da taxa de lucratividade da aplicação é bem extenso. Muita gente não pode deixar o dinheiro imobilizado por 6 meses, 1 ano, 2 anos etc.
Uma alternativa é a RV que no momento passa por instabilidades. Ações de empresas sólidas e com bons balanços estão patinando.
Hoje estou desanimado com esse cenário. Os aportes ainda são parte fundamental do desenvolvimento do patrimônio do pequeno investidor.
Enquanto a inflação estiver baixa ainda dá para ter vantagem... Antes pagava mais, porém a inflação batia 10% aa.
ExcluirNo inicio é bom que praticamente todos comecem pela renda fixa, para montar uma reserva de emergência, para terem tempo para estudar a renda variável e entrar aos poucos neste mercado que exige mais conhecimento e mais estômago.
ResponderExcluirAbraço e bons investimentos.
Concordo DIL!
ExcluirSou "novo" no mundo dos investimentos,a cerca de 2 anos que tenho um emprego e comecei os aportes em RF. E só agora tenho um singelo conhecimento e estômago, como citado por você, para começar em RV. Pretendo começar agora com FIIs. Grande abraço!
Fala Bufunfa!
ResponderExcluirEu também participava do fórum! Vc lembra do Alan Arantes, Jonas Fagá e um outro lá que esqueci o nome com o avatar de uma caveira fumando unzinho? Só gente fera!
Sobre a RF, eu sempre mantive uma alocação acima da metade do meu patrimônio com os juros altíssimos no Brasil. Agora que estou revendo um pouco isso, tanto em virtude da queda de juros como à popularização dos FIIs, que não existiam antes. Estou fazendo o inverso: ficando velho e aumentando e exposição em Rv rsrs
Abração!
Esse da caveira não lembro. A galera queria matar o Arantes na época. Confundiam opiniões com indicações...
ExcluirExcelente questão Bufunfa! Também comecei pela renda fixa, aos poucos que fui conhecendo a RV e perdendo o medo. Atualmente tento manter a carteira meio a meio, dependendo do momento do mercado posso aumentar ou diminuir o peso em cada categoria, para ter um melhor proveito.
ResponderExcluirAbraço e bons investimentos.
Eu acho que o mercado de ações está bem altista para entrar agora,,,
ExcluirOlá,
ResponderExcluirQue nostalgia, no orkut eu participa da comunidade "Mercado de opções/opções", alguém lembra dela?, lá que começei nas opiças hehehe, era a maior junto com a IA.
Abs,
TPI
Saudades do orkut. rsrs
Excluir