quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Batida do Carro e Aporte de Novembro


Sejam bem vindos amigos!

Seguindo fielmente minha estratégia de investimentos divulgada aqui, este mês investi R$ 1 mil no CDB do Banco PAN pagando 103% do CDI com liquidez diária.

Resumindo, a estratégia na etapa 1 consiste em acumular 50 mil em alta liquidez. Os dois motivos principais são reserva de emergência, e estar líquido para as oportunidades. Grandes oportunidades de lucro rápido que envolviam quantias não tão altas já passaram por mim em minha vida. Quase nunca pude aproveitar por andar sempre "zerado". Agora não mais!

Um pouco sobre o Banco PAN: Mais prejuízos do que lucros nos últimos anos recentes, mas como muitos bancos por aí que sempre andam nesse "chove e não molha", dificilmente quebrará. Se ocorrer estou coberto pelo FGC. Acredito nessa garantia? SIM. Minha opinião pessoal (que não é uma orientação ou indicação de investimento) é que estou tão seguro quanto ao aplicar em um CDB de banco grande. Motivo: Muito mais fácil o FGC cobrir uma quebra do banco PAN do que uma quebra de um banco grande. Na minha opinião isso equilibra as coisas. Outra coisa é que não confio tanto em balanços divulgados pelos bancos. Existem muitos bancos ao redor do mundo que quebraram de uma hora para outra sem que apresentassem relatórios alarmantes previamente.

Isso não significa que eu não pesquise estes balanços...

As informações abaixo foram extraídas no site https://bancodata.com.br/relatorio/pan/

2017 apresentando leve recuperação. Irá manter?

Não fico triste com esses resultados, afinal foram eles que me permitiram os 103% de CDI

O que significam estes índices? Veja o site https://bancodata.com.br/relatorio/pan/

Este mês foi só isso mesmo! Acho que vou ficar para trás no ranking do Tio Patinhas...

Alguns podem achar chato e sem "emoção" esse negócio de CDB. Eu entendo vocês. A questão é que eu quero grana, e não emoção. Para isso preciso adotar uma estratégia e segui-la . Se ela vai ser vencedora eu não sei, só sei que pessoas que toda hora mudam de ideia e/ou estratégia geralmente tem menos sucesso do que aquelas que seguem um plano.

O salário esse mês virá gordinho, porém como já comentei nos balanços de setembro e outubro, preciso diminuir a alavancagem com meus cartões. Esse mês vou conseguir.

Notícia Ruim: Bateram no meu carro.

Imagem meramente ilustrativa
Vou ser bem resumido aqui: O cara estava errado e disse que vai pagar a conta. Ele me pediu 3 orçamentos e disse que pagaria o que custasse menos. O orçamento mais caro é de um profissional que eu conheço e é o melhor. Vou arcar com a diferença entre os orçamentos para fazer um bom serviço.

Custo R$ 1500 (R$ 1200 será pago pelo "ruim de roda")

Para piorar...
Me disse que não trabalha com cartão ou cheque. Vou pagar com meu cartão em 4x e o mané vai me pagar em 6x através de transferência bancária.

Tem tudo para essa negociata dar m****, eu sei! Mas o cara me passou o número de telefone certo e não ficou se escondendo. Foi até a oficina conversar com o lanterneiro e tal... Tomara que seja um cara honesto, mas já estou me preparando para eventualmente me f***.

O que acharam do meu aporte / estratégia / ideias ?
Estou fazendo "cagada"? Querem me ajudar com alguma dica? Quem sabe uma oportunidade? Comentem abaixo 🔻

IMPORTANTE: Este post não é uma indicação de investimento ou algum tipo de análise financeira. Não faço esse serviço e não tenho qualificação para fazê-lo. Sou apenas um investidor amador que gosta de compartilhar as decisões pessoais.

30 comentários:

  1. Boa estratégia amigo! Conservadorissima! Ultimamente vendo o sobe e desce fico pensando se não é melhor a sua estratégia do que a minha atual de manter parte do dinheiro em renda variável...

    Quanto a batida sugiro formalizar tudo através de contrato e colha a assinatura de mais 2 testemunhas nesse contrato para posteriormente vc poder pleitear em juízo.

    Bons investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado galo, vou fazer esse contrato mesmo. Vou aproveitar enquanto o cara está bem humorado. O mal humor começa quando chega a hora de pagar. kkkk

      Excluir
  2. nossa que azar heim bateram no meu carro mês passado mais o cara pagou na mesma semana
    mais tirando uma duvida será que vale a pena esse:
    Banco Paulista CDB CDI 112,50% 50 meses 5 mil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o meu caso não valeria pois estou montando uma carteira com liquidez diária.

      Excluir
    2. mais ta boa a taxa? , quero vender alguns titulos do tesouro e aplicar aqui ..esse cdb tbm e garantido neh?

      Excluir
    3. Soldado, como disse no final do post não sou um analista financeiro e não posso dar dicas. O que posso dizer é que invisto em CDB com liquidez diária que paga pelo menos 100% do CDI pois rende mais que tesouro Selic. Eu conto com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que cobre até 250 mil de aplicação por CPF. Isso são decisões pessoais, portanto é necessário verificar se é o mais aconselhado para você. Abraços

      Excluir
  3. qual o sentido de aplicar em CDB com Selic em queda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon. Eu tenho como foco montar uma carteira com alta liquidez pelos motivos expostos acima. Os melhores ativos que enxergo para isso são Tesouro Direto e CDB. Como o CDB rende um pouco mais, escolhi ele em primeiro momento. O faco da selic cair não me importa, pois a inflação caiu também. Para falar a verdade em média estamos ganhando mais agora pois o ganho real (CDI-INFLAÇÃO) está maior.

      Excluir
  4. Já que estás de certa forma no começo da caminhada rumo à IF, a primeira lição é não perder dinheiro, e ser conservador é essencial.

    Quanto à batida, faz um documento pra pessoa assinar, se comprometendo a pagar. Isso já vai ser uma intimidação pra ela saber do compromisso.

    Agora tenta fazer ele pagar com o cartão dele, vai ser uma enorme dor de cabeça a menos.

    Abraços Bufunfa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica Poupador, o Galo também comentou isso... A questão é que o cara disse que não tem cartão

      Excluir
    2. É, aí fica complicado mesmo... bom, melhor a palavra dele que nada.

      Esses dias um cara bateu no nosso carro, enquanto a senhora Diário dirigia. Machucou um pouco o pára-choque. Como foi uma batida meio polêmica, num cruzamento bem complicado, onde fica difícil dizer quem errou, eu ia ficar com o prejuízo mesmo. Mas aí ele se prontificou a pelo menos pagar o polimento do Para-choque, embora precise mesmo recuperar. Fiquei só com a palavra dele, pra resolver depois, mas já é algo.

      Boa sorte aí, acompanhando

      Excluir
    3. Acabei de pegar o carro. O conserto ficou bom. Acabei de pagar. Vamos ver como vai ficar o reembolso.

      Excluir
  5. Q pena...mas vida q segue...acontence.
    Deus abençoe sua estratégia.
    Abcs

    ResponderExcluir
  6. Os acidentes acontecem, ainda bem que já tem uma reserva de emergência para conseguir suportar a diferença e os pagamentos que vão demorar, senão seria um problema ainda maior, a reserva de emergência permite dormir tranquilo.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei justamente nos meus cdbs na hora. Kkkk. Ainda bem q não vou precisar mexer neles.

      Excluir
  7. Ola Bufunfa,

    Registrando um BO isto permitiria acionar judicialmente em caso de problemas.

    Vou ser o chato como sempre, mas esta coisa de "estar liquido para oportunidades" nao tem nada a ver.

    Faça sua estrategia e compre mensalmente, so assim voce vai vencer, se ficar nesta de ficar liquido pra oportunidades vai ficar pelo caminho, desculpe a sinceridade.

    Abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica amigo, mas como inclusive já comentei no post, já perdi muito dinheiro por não ter a grana na hora pra fazer negócio. Não acredito muito no papel desses ativos financeiros para constituição de riqueza. Quem fica rico ganhando menos de 1% ao mês? Para mim essas aplicações são somente uma forma de acumular sem perder o valor de compra. Quando estiver com um bom volume acumulado, aí sim a brincadeira vai começar.

      Excluir
  8. Bufunfa, eu penso muito parecido com você. Estes investimentos que são relativamente seguros rendendo menos de 1% ao mês, eu acho que é pra quem já tá com o boi na sombra e tem uns R$5 milhos guardados e não quer mais se aventurar com nenhum tipo de investimento e não se incomodar com nada.. Meu conceito de investimento é relacionado a business mesmo, negócio, empreendimento... Dinheiro alocado em FII, CDB, LCI, eu vejo quase que igual a poupança. "Ah mas o rendimento deles é maior que a poupança né!?" sim 0,1% maior descontando o IR... ou seja se tiver uns 200k vai render R$200 a mais no mês, não acho muito significante... Agora pega esses R$200k e faz girar em outros negócios como imóveis, compra e venda de bens, etc.... ações acho que a brincadeira deve ser boa também e pretendo me aventurar em breve. Mas ainda assim prefiro os negócios físicos do que os virtuais (aqueles que você não enxerga o dinheiro).

    Inclusive, abri a rentabilidade do meu negócio, dá uma conferida lá no blog!

    abraço.

    Viver de Aluguel de Temporada.

    viverdealugueldetemporada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU penso bem parecido. Essa renda fixa para mim é uma forma de acumulação para empreender mais tarde. Pretendo logo conseguir um montante considerável para começar a brincar. Ações eu não gosto muito pelo fato de grande parte do controle do que acontece estar fora das minhas mãos. Prefiro empreendimento próprio. Gosto muito da forma que alguns blogueiros estão ganhando grana que consiste em construir, vender, reformar, comprar em leilão, etc. Seu blog eu já lí hoje e até comentei. Abraços.

      Excluir
  9. Essa situação da batida tem TUDO pra dar merda kkkk
    Vamos torcer para que não dê!

    ResponderExcluir
  10. OFF

    Consegui acertar seu feed no widget do meu blog.

    Usei o endereço: http://senhorbufunfa.blogspot.com/feeds/posts/default

    Abraço.

    PS: Que zebra com o carro, hein...

    ResponderExcluir
  11. Olá SB,

    já estive do lado de quem causou prejuízo e é uma situação muito chata. Infelizmente, como foi mediado por um parente por eu morar longe do dono do carro, pedi um comprovante de realização do serviço mas nunca recebi porque esse parente pagou logo pra se livrar do caso, e eu apenas a ressarci.
    Soube de um caso que o cara pagou o conserto do carro de uma amiga minha porque ela comentou na frente do filho dele pequeno, e o cara pagou certinho também. Eles são vizinhos.
    Vida que segue, espero que não fique com o prejuízo, é preciso acreditar ainda nas pessoas.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho q é preciso acreditar, mas no fundo acho que todos nós desacreditamos um pouquinho né? Quando ele me pagar a primeira parcela eu aviso vcs. Vamos torcer.

      Excluir
  12. Olá, SB.

    Na minha opinião vc está fazendo muito esforço por causa de 3% do CDI a mais, que no final das contas não vai fazer grande diferença financeira, mas é só a minha opinião, sei que é comum na blogosfera correr atrás de taxas, ainda que infimamente superiores.

    Por fim, recomendo que tenha uma reserva de emergência na poupança do seu bancão, pelo menos o valor que vc consegue sacar no caixa eletrônico! Vc pode sacar a qualquer hora do dia e da noite, em dias úteis ou feriados, não importa.

    O resto da reserva pode ficar num desses CDB com liquidez diária mesmo.

    Imagine vc passar por um apuro qualquer (emergência de verdade!) e ficar esperando um banquinho desses aí creditar o $$ na sua conta pra ser sacado, ou que essa emergência ocorra num feriado ou dia sem expediente bancário...

    Essa reserva na poupança é fundamental, novamente, na minha opinião.

    Quanto ao carro, que foda, hein! Parece que a bruxa dos carros tá solta na finansfera.

    Já bateram tanto no meu que desisti de arrumar, nesse final de semana, bateram de novo! Meu carro tá parecendo uma lata-velha toda amassada e nem tem tanto tempo de uso (5 anos), vai ser o jeito trocar e regredir uns 40k no patrimônio. ='(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Concursado Investidor! É a primeira vez por aqui? Obrigado pela visita. Vamos lá:
      A questão do esforço que comentou eu não entendi. Levou menos de 1 minuto para fazer um TED do Itaú para o banco PAN e aplicar nesse CDB, e tudo feito pelo celular.
      Em relação à ter um saldo na conta, concordo com vc! Super importante mesmo. Não dá para ficar tão zerado assim. Sempre que dá conto com os cartões de crédito com bom limite, e caso seja necessário dinheiro mesmo, parte da grana está em CDB que resgata em D+0. Também tem a opção de usar o cheque especial que cobra juros somente após 10 dias... O resgate do CDB cai antes. Nos finais de semana complica mais, por isso tem que deixar algo na conta corrente mesmo. Concordo com você. Cada vez mais estou convicto da regra que criei para mim mesmo que consiste em nunca ter mais do que 10% do patrimônio alocado em carro. É um absurdo ficar gastando com reparos caros em carros caros quando se tem pouca reserva ou patrimônio. Ainda bem que o meu custa apenas 17 k

      Excluir
  13. Boa estratégia. Continue forte em RF, CDBs com bom rendimento, NTN-B que no inicio é o melhor investimento.
    De uma olhadinha no nosso portfolio conservador indicado
    http://www.aposenteaos40.org/2017/10/carteira-conservadora-recomendada-pelo_24.html

    ResponderExcluir


Blogs Recomendados