terça-feira, 31 de dezembro de 2019

2019 - O ano decisivo do Bufunfa



Olá, leitores do Bufunfa!
É até difícil começar a escrever as primeiras palavras depois de tanto tempo. A última postagem foi feita em 16 de maio de 2018, e de lá para cá foram 594 dias, ou 1,6 anos.

A primeira grande dúvida que talvez vocês possam ter é: porque você sumiu, Bufunfa? Digo: as pistas já haviam sido dadas nas últimas postagens. Vamos pegar algumas partes delas?

"Então realmente parei de postar com uma frequência alucinante. Por dois motivos:
  1. Depois de despejar tudo que estava em minha mente em vários anos de observações de uma vez só no blog, não gostaria de ficar repetindo a mesma coisa de "N" formas diferentes só para ficar aparecendo.
  2. Preciso gastar meu tempo em atividades que me levam para algum lugar. Criar posts tem o objetivo principal de ajudar as pessoas que ainda estão no início da caminhada. Não vou parar com os posts nem com o blog, mas preciso estabelecer um equilíbrio em atividades que me beneficiam e as que beneficiam os companheiros."
"Entendo que minha maior contribuição para a comunidade é atingir resultados e postar toda a trajetória realizada. Do que adianta ficar aqui de blábláblá e teorizando tudo sem nunca conseguir um resultado satisfatório?"
Retomando agora após esta breve explanação, tudo começa quando comecei a estudar para concursos em 2018. Com o tempo e a experiência, entendi que nesse mundo é tudo ou nada. É similar a um esporte de alto desempenho, onde quem chega ao pódio é aquele que abdicou de muita coisa para chegar lá. O ser humano está em constante busca pelo equilíbrio, nas diversas áreas da vida. Entretanto, o alto desempenho sempre exigirá uma elevada dose de desequilíbrio, ainda que temporária. Pergunte a qualquer atleta profissional e você verá que essa é uma verdade absoluta.

Este desequilíbrio veio na minha vida durante um tempo. E essa minha sumida do blog faz parte disso.

Minha vida chegou a um momento no qual percebi que a promoção que eu buscava na iniciativa privada não viria, e não por falta de resultados, mas por falta de fazer aquele jogo sujo que faz parte da matilha dominante nestes prostíbulos morais. Refleti por um tempo e cheguei à conclusão que focaria em concursos públicos, pois o sucesso dependeria só de mim, e não precisaria comprometer meus valores morais. 

O resultado disto eu já havia lido em relatos de pessoas que passaram pela mesma experiência. Quando seus "amigos" de trabalho descobrem que você está estudando totalmente focado para concursos, viram a cara pra você. É aquele medo de você os passar e ir para uma situação melhor que a deles. Infelizmente é assim que eles pensam.

Somado a este ambiente ruim, e meu desejo de entregar-me totalmente neste projeto, entrei em um "acordo" com a chefia, e fui desligado do emprego em 2019. Foi a melhor decisão da minha vida. Até então estudava sempre para o mesmo concurso, que era o do INSS (que não saiu até hoje). Com mais tempo, consegui estudar também para outros certames que saíram em 2019. Resultado: Fiz algumas provas, e em todas elas classifiquei-me entre os 7 primeiros. Termino 2019 podendo escolher onde trabalhar, e é lógico que vou para aquele que paga mais. Vou trabalhar em um excelente órgão que tem todo tipo de auxílio e um bom plano de carreira. Só para ter ideia, minha remuneração inicial será maior que a do meu último emprego e, após alguns anos, o teto atingirá quase 4 vezes meu último salário. Acho que valeu a pena né?

E não foi só isso. Em 2019 nasceu meu filho, e posso estar pertinho dele a todo momento. Coisa que não aconteceria se estivesse empregado.

Creio que agora vou ter um pouco mais de tempo para postar no blog, mas não largarei os estudos. Espero passar em concursos cada vez melhores (gostei da coisa), mas agora posso administrar tudo um pouco melhor, e a pressão é menor.

Logo abaixo vou postar alguns gráficos e análises das minhas finanças, pois, afinal, todos devem ter alguma curiosidade de como se comportam as finanças de quem abre a mão do emprego para estudar.

Como não gosto de enrolação, vamos logo ao gráfico principal, que é aquele que mostra a evolução do patrimônio:


Vejam que mesmo não trabalhando em boa parte do ano de 2019, ainda consegui uma boa evolução patrimonial. Como agora a renda não é constante, uma parte do patrimônio precisa estar líquido em vez de aplicado.


Veja então que meu patrimônio aumentou cerca de 21% em relação à 2018. A multa de FGTS teve um papel importante, seguido de rendimento de investimentos e, por incrível que pareça, economia entre o total dos salários recebidos e as despesas no ano. Vamos ver isso em detalhes?



Por mais que não seja muita coisa, consegui uma economia de R$ 8.420 no ano, afinal, as receitas caíram e, para manter as finanças saudáveis, tive que reduzir os gastos também.

Vamos ver as partes específicas que tratam da carteira de investimentos? Esta é a composição dela em 2019 em relação aos anos ulteriores:


Veja a tabela abaixo. Ela tem duas partes: Investimentos e Resultado Investimentos.


A primeira contabiliza os aportes (valores negativos) e as retiradas (valores positivos). Parece que os sinais estão invertidos não é? Estão assim propositalmente pois adoto o conceito contábil de débito e crédito. Todo valor investido está com terceiros, portanto eles estão em débito comigo. Veja que entre os aportes e as retiradas, ainda consegui um saldo de aporte de R$ 3.890,51.

A segunda tabela representa os lucros/valorizações (valores positivos) ou prejuízos (valores negativos). Renda passiva de 2019 foi R$ 9.373,18, ou seja, nada mal para um ano que mal aportei.

Vejam na tabela abaixo o crescimento anual da carteira, e o rendimento desta ano a ano.


O rendimento da carteira em 2019 encolheu um pouco, mas ainda é um ótimo rendimento. Não esqueçam que precisei ser mais conservador devido às circunstâncias.

Para finalizar, divulgo a tabelona do balanço patrimonial:


Conclusão:

Estou bem contente com os resultados obtidos este ano, e creio que é um momento de virada na minha vida. Ter um filho é a sensação mais maravilhosa que pude ter na vida, e ter meu nome no grupo que encabeçava uma listagem com mais de 50 mil pessoas em um concurso público foi até o momento a segunda melhor coisa que senti. Isso tudo em um mesmo ano. Haja coração! Sinto que valeu muito a pena, e confesso que este desejo por estudar para concursos começou aqui na comunidade da Finansfera, pois vários de vocês me incentivaram a isso: seja com mensagens diretas, seja com postagens sobre o assunto. Já posso dizer que conhecer a comunidade mudou a minha vida.

Vamos para cima de 2020 com tudo!

Obrigado pela atenção para quem chegou até aqui.

Abraços do Senhor Bufunfa!

IMPORTANTE: Este post não é uma indicação de investimento ou algum tipo de análise financeira. Não faço esse serviço e não tenho qualificação para fazê-lo. Sou apenas um investidor amador que gosta de compartilhar as decisões pessoais.

46 comentários:

  1. Fal Sr. Bufunfa..
    Parabéns pelo novo cargo e pelo salário...
    Todo mundo fala que ter filho é uma sensação maravilhosa, eu ainda ando meio receoso com isso, eu nunca quis ter filho, porém, as vezes me pego pensando que seria bom. Acabo ficando no meio do muro.

    Parabéns por ter fechado 2019 com chave de ouro.

    Quais são as metas pra 2020?
    um abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo. As metas para 2020 são assunto para um próximo post. Tudo dependerá da data de início no trabalho, a partir daí terei noção de quanto dá para realizar financeiramente nos meses que faltam. Homologação de concurso é algo que dura as vezes uns 6 meses.

      Excluir
  2. Ótimo post Bufunfa. muito bom receber noticias suas e saber que sua vida mudou para melhor. E sobre o Desequilibrio concordo totalmente.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!
    Também sou servidor público e foi a melhor coisa que fiz na minha vida.
    Sem exagero algum.
    Pessoal gosta de romantizar empreendedorismo, mas mil vezes melhor ser servidor público.
    Apesar das maldades do Guedes, ainda prefiro mil vezes mais. Já fui da iniciativa privada e digo que tem que piorar muito, mas muito para minha situação ficar igual a privada.

    Detalhe que meu órgão tem home office. Trabalho em casa. Logicamente com metas a cumprir. Mas não tem comparação as metas do público com o inferno de exigências da privada.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Vc foi aprovado em concurso do executivo, judiciário ou legislativo? Atualmente trabalho no executivo federal e te digo que tem sido um stress danado. Esse governo está fazendo uma pressão psicológica que eu nunca tinha visto antes. Decidi voltar a estudar para concursos novamente e irei focar apenas no judiciário e legislativo para me livrar de insanos Presidentes que venham a governar esse país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi para o executivo, que neste ano de 2019 quase não abriu oportunidades.

      Excluir
  5. Parabéns SB pelo ótimo post.
    Sucesso 2020!!!

    ResponderExcluir
  6. parabens cara!
    inspirador
    muita prosperidade em 2020

    abs!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Senhor Bufunfa pela aprovação nos concursos públicos, fez o certo em focar e foi agraciado com a aprovação.

    ResponderExcluir
  8. Ótimos resultados! Esforço, foco e renúncias fizeram toda a diferença. Só aprendendo....
    Parabéns por suas conquistas, principalmente, pelo Filho.
    Abraço e um feliz 2020!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela aprovação nos concursos públicos e pelo nascimento do filho.
    Também tenho uma filha pequena e acompanhar seu crescimento é uma experiência incrível

    Feliz 2020 e grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a gente fica até com medo do filho crescer rápido demais e não aproveitar tanto.

      Excluir
  10. Você tinha sumido, fiquei atônito pois gostava de acompanhar o teu blog. Identificava-me muito com a tua história. Parabéns pelas conquistas e, seja o melhor pai possível para o teu filho. É nessa convivência que a mentalidade das crianças são corretamente formadas. Felizes anos 2020 para ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo. Fico muito feliz que gosta do conteúdo deste blog. Te desejo toda alegria e sorte em 2020. Não esqueça deste blog. RS. Abraços.

      Excluir
  11. Quem é vivo sempre aparece, né Bufunfa kkkk

    Bem vindo de volta meu amigo. E parabéns pelas conquistas, Show de bola

    Sou concursado há 10 anos, ajudei meus irmãos nesse caminho, e hoje os dois também são. Sucesso nessa nova empreitada. Já sabe qual cargo escolher?

    Forte abraço e ótimo 2020

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo. Vivo pretendo estar por muito tempo. Kkkkkk. Vou estudar agora para área fiscal ou controle.

      Excluir
  12. Olá Sr Bufunfa! Feliz 2020 e parabéns pela aprovação e filho! Minha filha também nasceu em 2019 e a cada dia ao lado dela tenho as melhores sensações já vivida.

    Realmente, ter filho muda seus sentimentos. Além de mudar a ordem de grandeza deles. É algo difícil de explicar. Mas você agora como pai sabe bem o que estou falando.

    Novamente parabéns e este post foi bem inspirador. Me lembrarei dele se resolver estudar para concursos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Inglês! Muito bom ver que continua firme e forte. Realmente é algo que só quem passa é que entende.

      Excluir
  13. Fala Sr. Bufunfa!

    Muito bom ouvir sobre seu retorno! Parabéns pelo filhote e pelas conquistas financeiras! Espero que o progresso continue!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Bufunfa!

    Estava parado nos estudos e sua história serviu de inspiração para mim. Esse ano vou voltar ao ritmo! Espero no futuro contar a minha história lá no blog também.

    Feliz ano novo e que seja um ano próspero, com saúde e muitas conquistas pra você.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte sim meu amigo. O esforço sempre vale muito a pena! Feliz 2020 pra vc tb!

      Excluir
  15. Senhor Bufunfa, tudo bem? Primeira vez aqui. Devolvendo a visita ao meu espaço (www.menteinvestidora.org).

    De início, parabéns pela jornada. Não é fácil tomar a difícil decisão de largar tudo, assumir os riscos, enfiar a cara nos livros, estudando, deixando de ter tempo livre para passar em um concurso público, algo hoje tão difícil por causa da concorrência e nível das provas.

    Sou funcionário público desde 1998 e reconheço que quando passei no concurso, as provas não eram tão difíceis quanto as de hoje em dia. Para lograr êxito nos dias atuais, tem que estudar em um nível insano. Praticamente, fechar a prova para ficar nas primeiras posições a fim de ter chance de ser chamado.

    Vou adicionar o seu blog à minha blogroll.

    Feliz 2020!!!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita. Espero que possamos passar muito tempo ainda no serviço público. Abraços.

      Excluir
  16. Senhor Bufunfa,

    Parabéns por ter sido aprovado em vários concursos!

    Seu post ficou muito inspirador.

    Feliz 2020!
    simplicidadeeharmonia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato. Muito bom também ver que seu blog continua com ótimos conteúdos. Abraços.

      Excluir
  17. Vc tem um monte de contas igual eu, abri conta em todos os bancos tradicionais por causa dos meus empregos, e abri conta em todos os bancos digitais por curiosidade.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns!!! Ando pensando se vou ir por esse caminho também...

    ResponderExcluir
  19. Bacana ver vc de volta Bufunfa, seu textos acrescentam bastante à finansfera. Sobre concursos, infelizmente, no Brasil essa é a única saída, ainda. Minha ficha caiu após 1 ano e meio de formado, ainda bem que percebi isso a tempo. Parabéns pelo patrimônio e pelo filhote, com certeza deve estar recheando a vida de vcs com alegria!

    Sucesso, té +

    ResponderExcluir
  20. Olá, Sr Bufunfa. Fico muito feliz de saber do seu sucesso no concurso. Desejo que seu filho tenha muita saude e vc e sua esposa muita sabedoria para dar uma boa educação para ele.

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo aprovação ! já está com a vida salva rsrs esse ano pretendo abraçar concursos também. vê se não some !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ando sumido mesmo. Penso em escrever mais. Só que é tanto projeto para me dedicar... E ter filho gasta um tempo enorme do dia. kkkk

      Excluir
  22. Olá, Bufunfa!

    Parabéns pelo retorno! É um pouco difícil realmente continuar postando com frequência aqui, especialmente depois que paramos por um tempo.

    Como não conhecia seu blog ainda, não tenho muito o que dizer mas parabéns pela melhoria enorme na vida! Concursos, família, tudo parece estar se encaixando né? É assim mesmo, tudo caminhando pra frente e a gente sempre se desenvolvendo.

    Eu também tenho um blog de finanças pessoais e investimentos, dá uma olhada lá depois. Enquanto isso, força aí nos aportes e nas postagens!

    Abraços e seguimos em frente!

    Pinguim Investidor
    https://pinguiminvestidor.com

    ResponderExcluir


Blogs Recomendados