terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Férias e Aportes de Dezembro

Bem vindos amigos leitores e companheiros de Finansfera!

Desculpem-me se estou toda hora postando e falando sem parar. Sabem como é né? Sou novato aqui e a empolgação inicial é assim mesmo. Creio que também já passaram por isso.

Vamos então ao que interessa. Do que vamos falar hoje?
  • Minhas férias
  • Meu aporte do mês
  • Planejamento de próximas postagens

# Férias

Amigos, espero que entendam que por questões de segurança não vou dizer para onde vou de férias esse fim de ano, ok? Se algum dia alguém quiser pesquisar sobre quem sou eu, informações assim deixarão as coisas bem óbvias.

Mas posso dizer que vou para uma cidade brasileira muito boa. Lá tem praias ótimas, excelente gastronomia e entretenimento de primeira. Vamos ficar uma semana lá a partir do sábado de 16 de dezembro. Acho essa data estratégica pois ainda não está na altíssima temporada, mas o clima de verão e férias já estão presentes. 

Vou com a esposa e as cunhadas e seus respectivos esposos ou namorados. Será a terceira vez que nos reunimos para rachar os gastos e sempre tem sido bem legal!

Não atingi ainda a capacidade de fazer aquelas viagens "top" dos amigos da finansfera, mas tenho me divertido bastante com o que temos feito.

Será o segundo ano que vamos utilizar o Airbnb pois a experiência do ano passado foi muito boa. Isso ajudou bastante a cortar os gastos! Para efeito de comparação, veja quanto gastamos em férias a cada ano:

2014 - 2.158
2015 - 2.706
2016 - 2.166

Esse ano estou planejando gastar no máximo 3 mil. Acho que consigo!

Engraçado é que mesmo com a inflação comendo solta desde 2014, conseguimos fazer viagens cada vez melhores praticamente pelo mesmo valor. Isso deve-se a experiência e compartilhamento de gastos.

Vou postar algumas fotos quando a gente voltar, ok?


# Aporte

Pessoal, sei que alguns acham que minha estratégia é ruim, mas no futuro verão que não. Veja aqui.
Esse mês apliquei R$ 2.500 no banco Inter. Escolhi CDB com liquidez diária pagando 99% CDI. Veja abaixo os dados do banco consultados no site https://bancodata.com.br



Dessa vez mesmo contando com o FGC, fui meio conservador e escolhi um banco com resultados financeiros um pouco melhores. Lá no fundo vou confessar que minha satisfação com o banco também me fez aplicar lá. 99% ou 103% do CDI não fazem diferença quase nenhuma. O mais importante agora é aportar.

Veja abaixo o que eu tenho aplicado em CDBs


Outra coisa a confessar é que esse mês me deu aquele comichão de investidor para entrar no bitcoin! Sabe aquela sensação de perder uma "oportunidade"? Todo mundo está nessa menos eu? Olha quanto já subiu!

Tive que ter sangue frio para ficar fora mais uma vez. Não estou dizendo com isso que investir nessa cripto é uma furada, mas se eu entrasse agora seria por pura emoção.

Se ainda não estou convencido racionalmente sobre um investimento, não posso tomar decisões baseados na emoção. Isso seria a receita do caos!


# Próximos Posts

Dezembro é corrido, todos sabem! Férias, festas com a família, dias para curar a ressaca, fechamentos e relatórios no trabalho e etc.

Parece até folheto dos Testemunhas de Jeová! kkkkk Mas acho que eles não comemoram o Natal

Planejo continuar semanalmente com os destaques da blogosfera financeira. Se apertar por causa das férias posso fazer uma edição com o melhor da quinzena.

Também vou fazer um post com minhas metas para 2018 inspirado no excelente post do Valores Reais.

Até dia 16/dez pretendo abordar mais algum outro assunto interessante com a comunidade.

Após essa data começarão as férias, festas, dias e dias na casa de parentes e etc.

Vai ficar difícil encontrar tempo para mais alguma coisa, mas o fechamento do mês é obrigatório, portanto teremos!

É só isso pessoal!

Abraços do Senhor Bufunfa

IMPORTANTE: Este post não é uma indicação de investimento ou algum tipo de análise financeira. Não faço esse serviço e não tenho qualificação para fazê-lo. Sou apenas um investidor amador que gosta de compartilhar as decisões pessoais.

31 comentários:

  1. Ah adicionado ao blogroll, gostei do conteúdo. Se quiser entrar no grupo, ainda têm vaga, só seguir os passos.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Hammer True. Agora tenho que juntar uma grana novamente

      Excluir
  2. Fala Bufunfa!

    Dezembro é corrido mesmo, também vou tentar descansar em algum canto do país (pretendo ir ao sul) hehe vamos ver.

    E como você também espero por dezembro! kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sul é top mesmo meu caro! Dezembro já chegou! kkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. Aproveita Bufunfa. Tô querendo usar o esse AirBnb aí agora nas férias de Janeiro, espero gostar.

    Depois nos conte como foi. Abração e boa viagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conto sim, pode deixar! No aplicativo você além de encontrar as opções de hospedagem, também vê os comentários e avaliações dos usuários. Creio que isso ajuda bastante na hora de escolher. Abraços!

      Excluir
  4. Aproveite as férias! Lá na praia dá para tomar decisões na base da emoção! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Até lá vou evitar tomar decisões assim. Obrigado e abraços!

      Excluir
  5. Boas ferias meu jovem!
    Você gasta muito pouco com as suas férias! Eu, sozinho, gasto o dobro! hahaha

    Uma dúvida: por que pulverizar tantos CDBs com liquidez diária?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pobre Japa! POis é, pobre tem que gastar pouco, senão o IPVA em janeiro fica sem pagar! kkk
      Em relação aos CDBs, pulverizo para garantir a maior liquidez possível. Em caso de quebra de um banco, demorarei em média 3 meses para ser ressarcido pelo FGC. Como essa grana é liquidez diária também para emergências pois não tenho seguro do carro ou plano de saúde, tenho que pensar nisso também.

      Abraços!

      Excluir
  6. Boas férias Bufunfa, praia é sempre bom para descançar. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Fala SB!

    Boas férias! Que comece 2018 renovado.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado SB! Estou precisando mesmo disso aí! 2017 me deixou bem quebrado mentalmente!

      Excluir
  8. Caramba, muito baratas suas férias! Faça um post com dicas sobre como viajar e não gastar muito, creio que será de grande valia pra muitos.

    No mais, aproveite as férias, mantenha o aporte e só entre nas criptomoedas após estudar bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar CI. Vou divulgar aqui como gastamos a grana! Esse ano vou gastar um pouco mais pois estamos menos apertados. To pensando em coisa próxima a 3 mil.

      Abraços!

      Excluir
  9. Boas férias Senhor Bufunfa!
    Vc tem algum post com seu orçamento mensal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado "Quatentozo" kkkk

      Tenho um post aqui que fala mais ou menos isso aí. Dê uma olhada:
      http://senhorbufunfa.blogspot.com/2017/10/sobre-os-gastos-da-vida-de-casado.html

      Excluir
  10. Boas férias, as minhas são em Janeiro !!

    ResponderExcluir


Blogs Recomendados