terça-feira, 10 de abril de 2018

O Bufunfa Sumiu?

Como vão leitores?

Hoje vou atualizá-los quanto ao rumo das coisas aqui no blog e projetos de vida.

No fim do ano passado conheci a comunidade e fiquei bastante animado, o que me fez criar um blog também e despejar tudo que tinha na minha mente em várias postagens. O ritmo era alucinante.

Procurei sempre contribuir com a comunidade, sendo com posts próprios ou divulgando ainda mais o conteúdo dos amigos que entendia serem muito legais para leitura.

Na virada do ano coloquei alguns objetivos de vida que foram divulgados no post As Metas de 2018 do Bufunfa.

O primeiro obstáculo apresentado foi a escassez de tempo. Busquei recomendações e li um livro de gestão de tempo e fiz 3 posts sobre ele.

Falta de Tempo. Isso é Desculpa?
8 Verdades Libertadoras da Produtividade
Tarefas Imprestáveis e a Produtividade

Fiquei muito animado e decidi seguir estes ensinamentos. Como um dos objetivos era promoção no trabalho e estudar para concursos públicos, o que mais preciso é foco e aproveitar bem o tempo para estudar sempre que dá. A consequência disso foi eliminar ao máximo tarefas que não me levam a lugar algum. Se você leu os posts acima deve ter entendido o que quero dizer.

Então realmente parei de postar com uma frequência alucinante. Por dois motivos:

  1. Depois de despejar tudo que estava em minha mente em vários anos de observações de uma vez só no blog, não gostaria de ficar repetindo a mesma coisa de "N" formas diferentes só para ficar aparecendo.
  2. Preciso gastar meu tempo em atividades que me levam para algum lugar. Criar posts tem o objetivo principal de ajudar as pessoas que ainda estão no início da caminhada. Não vou parar com os posts nem com o blog, mas preciso estabelecer um equilíbrio em atividades que me beneficiam e as que beneficiam os companheiros.
Um outro assunto pertinente tem relação com o Bufunfa visitante. Antes eu comentava mais nas postagens de outros blogs, e ultimamente isso está acontecendo bem menos.

Não pensem que não visito o blog de ninguém, pelo contrário. Preciso visitar o blog de todo mundo para elaborar os destaques da semana. Se não estou postando nada com bastante frequência, pelo menos vou ajudar meus amigos que acompanham o blog com conteúdos de grande qualidade. Esse é o objetivo dos destaques. Se comento bem menos do que antigamente é para ganhar tempo e poder estudar, dormir, trabalhar mais.

Entendo que minha maior contribuição para a comunidade é atingir resultados e postar toda a trajetória realizada. Do que adianta ficar aqui de blábláblá e teorizando tudo sem nunca conseguir um resultado satisfatório?

Espero que entendam. Não sumi, mas também não vou me obrigar a cumprir calendários de postagem. Quase todos os posts são feitos mediante demanda. Isso significa que antes conversei com alguém ou um grupo de pessoas sobre o assunto e verifiquei que era interessante abordá-lo aqui pois era dúvida ou equívoco de alguns.

Espero continuar aqui por muito tempo contribuindo com a comunidade, sempre respeitando a todos que aqui interagem.

Em relação à isso, tenho a político de moderar todos os comentários. Não tolero comentários ofensivos, com teor de ódio ou deboche. Respeito opiniões contrárias e as publico regularmente desde que o objetivo seja acrescentar e não dividir e/ou apenas ofender/debochar.

Permito comentários anônimos, mas para mim existem 2 níveis de anonimato:

O primeiro nível é do usuário personificado em um nick, porém não vinculado a identidade da vida real. Entendo perfeitamente, afinal o conteúdo que abordamos realmente é delicado e apresenta riscos pessoais caso haja vínculo com a identidade real.

O segundo nível é o anonimato total, onde não há nem mesmo um nick de usuário. Só publico estes comentários quando são construtivos ao diálogo e ocorra sem agressão. Caso contrário não publico, pois não há possibilidade do "penalização" do autor através do "julgamento social" da comunidade.

O usuário que possui um nick desvinculado da vida real tende a querer preservar seu legado aqui na comunidade. Mesmo que a penalização não se transfira à sua pessoa real, ainda assim é imputado ao seu legado. Devido a isso, muitos destilam seu ódio através de comentários anônimos. Aos pouquíssimos que agem assim enquanto não amadurecem, podem continuar. Eu apenas deleto sem me afetar. Minha experiência com haters vem desde 2010 quando inaugurei meu canal do Youtube, portanto estou vacinado.

Então é só isso pessoal. Esse post foi só para deixá-los a par dos rumos do blog.

Abraços e até a próxima

27 comentários:

  1. Isso que voce falou é verdade.. por isso sempre procuro ler os primeiros posts de qualquer blog aqui na Finansfera. Sempre são os melhores posts.

    Não precisa ficar postando algo interessante direto. Só fazer a atualização patrimonial que ja da pra saber como anda a vida do cidadão.

    ResponderExcluir
  2. Olá,senhor Bufunfa.

    É muito importante termos equilíbrio na vida. Um blog deve ser um espaço para se compartilhar idéias. Pessoalmente dou pouca importância à frequência de postagens. Prefiro faze-las quando isto me trás prazer e que o conteúdo Seja relevante. Entendo bem o seu ponto de vista.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. G65, isso eu percebi no seu blog... Sem com conteúdo relevante.

      Excluir
  3. Eu também ando comentando pouco, mas visitar sempre !! no meu caso eu visito bastante pelo ipad e celular, mas entrar (logar), somente no notebook, ai já viu !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia quase tudo é celular mesmo, e quase sempre naqueles intervalos que temos um tempinho entre um afazer e outro.

      Excluir
  4. É importante encontrar um equilibrio entre o trabalho e a internet.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  5. Legal, Bufunfa!

    Eu encontrei um equilíbrio em colocar uma postagem por semana, sobre os diversos temas do blog. Mas quando estou meio sem ideias para escrever algo novo, prefiro revisar e repostar alguns posts mais antigos cujos temas continuam atuais, do que ficar repetindo tudo novamente. Esse ano tenho feito constantemente isso.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de convidar a participar do primeiro subreddit brasileiro sobre FIRE, se puder compartilhe alguns dos seus artigos por lá, acho que será um lugar ideal para trocar ideias.

    https://www.reddit.com/r/FIRE_BRASIL/

    ResponderExcluir
  7. Olá, parabéns pelo site!
    Também me interesso por investimentos, principalmente sobre fundos imobiliários. Por isso criei um site para falar sobre fundos imobiliários, se puder dar uma passada nele depois!

    https://palafiita.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Foco é primordial principalmente quando se almeja algo importante para nossas vidas, o blog é muito interessante e de forma geral, adoro as publicações. Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Seu blog é muito bom, espero que ao menso de vez em quando poste algo. O texto sobre misantropia, por exemplo, para mim foi um dos melhores. :)

    Abraços,

    ResponderExcluir
  10. O tempo, esta aí um ativo que vale muito, mas muito mesmo!
    Eu nunca postei com um frequência avassaladora, mas mantive uma regularidade maior no passado, ultimamente tive que despriorizar o blog, meu compromisso pessoal é fazer o fechamento todos os meses e de vez em quando aparece algum assunto e eu escrevo algo.
    Essa tem sido minha maior batalha, encontrar o equilíbrio para ter uma dedicação satisfatória em tudo que eu quero fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na mesma batalha pelo equilíbrio Surfista, sempre que se escolhe fazer algo, se desescolhe outro algo. Até quando não se faz nada, também se está fazendo "algo" em detrimento de outro algo.
      Difícil!

      Excluir
    2. Realmente. A cada dia veja q nossa busca no final das contas não é a grana, mas sim a grana para comprar tempo. kkk

      Excluir
  11. Fala bufunfa, fiz um chamado para que a blogosfera atue mais na educação financeira nas escolas de nossa comunidade. Se conseguir dar uma força agradeço
    http://www.aposenteaos40.org/2018/04/como-nova-base-curricular-comum-coloca.html

    ResponderExcluir
  12. Aguardo os fechamentos mensais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q não vou manter mais todo mês, mas procurarei pelo menos colocar os anuais.

      Excluir


Blogs Recomendados