sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

O Aporte Invisível e a NuConta


Bom dia companheiros e companheiras do Senhor Bufunfa!

Post rápido para não tomar o teu e o meu precioso tempo, afinal estou buscando muito estudar para concursos públicos. Será meu foco em 2018!

Desde já agradeço aos imensos comentários que recebi na última postagem. Fico extremamente feliz por todos vocês terem me ajudado bastante. Praticamente todas as minhas dúvidas foram sanadas! Obrigado!

Vamos então ao tema do post:

Aporte invisível? O que o Bufunfa está inventando desta vez? É polêmica né?

Não, não é... rsrsrs

Eu estava há algum tempo em um dilema terrível, que era aportar todo mês o máximo possível e deixar a conta corrente e a carteira na "rapa"... ou:

Deixar um volume na conta corrente o suficiente para cobrir o saldo dos cartões de crédito ao invés de deixar aplicado obtendo um rendimento.

Como sou contra esse negócio de investir hoje e sacar logo mais, pois não gosto de girar a carteira de investimentos (em caso de emergências ou eventualidades acíclicas), resolvi fazer um aporte invisível.

Utilizei a NuConta para deixar essa grana lá. Ela rende praticamente 100% do CDI diariamente.
A questão é que não vou incluir esse valor na carteira de investimentos, e sim como conta-corrente.

Algumas características da NuConta são: Rendimento 100% CDI com liquidez diária, não possui cartão de débito, não é possível sacar em nenhum caixa eletrônico e a única conta que você pode pagar é a própria fatura do cartão Nubank. A vantagem é fazer TEDs de graça para qualquer banco. Para depósito na NuConta, eu também utilizo TEDs de minhas outras contas-corrente, mas se quiser também pode depositar gerando um boleto de pagamento no próprio aplicativo. Eu não pago TED em nenhum banco que tenho conta, então para mim fica super prático.

Na prática é meu fluxo de caixa que rende praticamente igual aos investimentos. A diferença é que na carteira de investimentos a grana só entra, já no caso das conta-correntes é um entra e sai constante.

Eu utilizei a NuConta pois achei bem prática para o dia a dia. Mesmo não contando com o FGC não me preocupo. Manterei no máximo uns 4~5 mil que vão girar o tempo todo.

Esse mês não contabilizarei aporte oficial, mas injetei R$ 3.225,61 na NuConta que renderá o CDI.

Em termos práticos é quase a mesma coisa, mas psicologicamente faz uma diferença...

Agora sempre terei em conta corrente o valor para cobrir todo meu saldo pendente nos cartões (compro tudo neles por causa das milhas) e não vou ficar me sentindo culpado por estar perdendo rendimentos.

É isso pessoal. Perdoe-me se prometi ser rápido e me estendi demais.

Abraços do Senhor Bufunfa!

34 comentários:

  1. Interessante sr Bufunfa. Talvez eu adote essa estratégia.

    E, você participa do programa Rewards do Nubank?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não participo. Achei a recompensa muito ruim. Prefiro usar meu cartão Smiles por enquanto.

      Excluir
  2. Também compro tudo no cartão por causa das milhas!

    ResponderExcluir
  3. Baita dica, Bufunfa. Vou dar uma olhada. Não tem por que deixar dinheiro parado, mesmo que seja o saldo em conta corrente. Abraço do DM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd. Só fica esperto com os fins de semana. TED não funciona nesses dias.

      Excluir
  4. Fala Bufunfa! Legal seu depoimento! Vai ajudar pra eu acabar de escrever um post sobre minhas impressões da NuConta. Segunda-feira posto!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Legal, vou olhar melhor essa nuconta depois.
    👍
    Abc

    ResponderExcluir
  6. Interessante esta conta da NuBank para fazer isso. Boa sacada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu AA40. Achei legal para isso mesmo, sem fgc não dá para levar tão a sério como opção de investimento.

      Excluir
  7. Interessante, só o fato de vc deixar na conta corrente já está rendendo 100% do CDI diariamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas ela formalmente é uma conta de pagamentos. Na prática é como se fosse um investimento mesmo, q segue as regras de remuneração e incidência de imposto da renda fixa. Para entrar grana só com TED ou depósito via boletp, e só sai via TED. Não existe cobrança alguma de taxa.

      Excluir
  8. Interessante essa opção de depositar por boleto, não sabia disso. Valeu pela dica. Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Senhor Bufunfa,

    Boa estratégia!
    Eu não sabia que a Nuconta também possibilita transferência por boleto. Bom saber.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  10. Desejo sucesso em seus estudos! (esqueci de dizer antes no comentário anterior...)

    ResponderExcluir
  11. Senhor bufunfa, a opção de depósito por boleto p/ Nuconta já está funcionando ? Grato

    ResponderExcluir
  12. Quer dizer que eu posso fazer um depósito por boleto nessa Nuconta e logo em seguida fazer TED's para as minhas corretoras?
    Agradeço desde logo pela eventual resposta.

    ResponderExcluir
  13. Muito boa a estratégia! Já tenho o cartão deles e é excelente!!

    ResponderExcluir
  14. Muito legal as dicas Sr. B.

    Eu abri a minha Nuconta a semana passada e vou usar a mesma estratégia que você, deixando o dinheiro do fluxo de caixa mensal, assim consegue-se uma pequena rendabilidade. Uma dúvida que me surgiu lendo os comentários. Você disse que a Nuconta não tem FGC, no caso seria o fundo garantidor de crédito? Isso quer dizer que se a Nubank quebrar, perdemos o dinheiro que está investido lá?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sim, o FGC é esse fundo garantidor de crédito, porém os recursos depositados não ficam registrados no nome do cliente e não há proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) - que é o mecanismo que assegura a devolução do dinheiro dos clientes de um banco em caso de falência até o limite de R$ 250 mil por CPF.

      Por outro lado, a NuConta é uma conta de pagamentos e possui características diferentes das contas correntes tradicionais.

      O Nubank não pode misturar o dinheiro dos depósitos de clientes aos seus próprios recursos, ainda que esse dinheiro não seja aplicado em títulos públicos em nome desses clientes.

      Esse dinheiro também não pode ser usado para pagar dívidas da instituição em caso de falência e nem pode ser congelado por qualquer ação judicial, de acordo com o Banco Central.

      Excluir
  15. Bom dia, estou usando a NuConta para experimentar o funcionamento. Gostei que rende 100% do CDI, o único porém é que não é possível fazer aportes ao valor inicial, cada depósito ou transferência feita, passa a render sozinho com base no valor depositado e não no valor total em conta, coisa que é possível até na poupança, depositando nas datas de aniversário. Não serve para usar como investimento.

    ResponderExcluir
  16. Desconfio que as retiradas estão sendo do aporte mais recente para o mais antigo, e não do mais antigo para o mais recente, como nos bancões. Isso aumenta o IOF a pagar. Alguém notou/comprovou isso ou estou errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me importo muito com isso, pois esse valor parado na nuconta é baixo e nem considero como investimento

      Excluir
  17. Então quer dizer que posso depositar por boleto na Nuconta, transferir pra minha corretora, e quando sacar da corretora transferir pra Nuconta e da Nuconta transferir pra outra conta bancaria e de lá sacar , e nessas transações todas eu não pago nenhum TED ?

    ResponderExcluir


Blogs Recomendados