terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Falta de Tempo! Isso é Desculpa?


Olá companheiros de Jornada,

Já que estabeleci minhas metas do ano em As Metas de 2018 do Bufunfa, agora estou tendo que rebolar para cumprir!

Não está fácil, afinal o tempo é escasso e preciso tirar leite de pedra para dar atenção a cada ponto. Depois de traçar as metas é que percebi como as coisas ficariam complicadas quando definisse uma agenda. Mas vou desistir? NÃO! Já está respondido o título do post: Falta de tempo não será desculpa para mim!

Vou explicar:

Tenho 24 horas no dia, sendo que meu trabalho + deslocamento consomem 12 horas

Sobram 12!

Com a sobra preciso fazer mágica para cumprir as metas de 2018 que dependem de investimento de tempo:

- Estudar para Concurso Público
- Frequentar a academia
- Dormir 8 horas por dia
- Ler 8 livros no ano
- Voltar a estudar inglês

Sobre estudar para concurso público, já vejo um grande desafio aqui. A maioria dos candidatos estuda pelo menos 6 a 8 horas diárias. Não terei tudo isso.

Em relação à frequentar academia, gasto pelo menos 50 minutos por seção.

A conta não fecha!

 24 h tenho no dia
-12 h (trabalho)
-08 h (sono)
-01 h (academia)
-06 h (estudos para concurso)
-03 h é o saldo negativo do dia

Reparem que nem entrou na conta o tempo para tomar banho! kkkkk

Já que colocar a falta de tempo como desculpa para não progredir não está valendo, decidi adequar da seguinte forma:

Estudos:   04 horas de seg. à sex.
              + 12 horas no sábado
              + 08 horas no domingo        
              = Total 40 horas por semana

Uma dica bem interessante que encontrei foi de não estudar após a chegada do trabalho, e sim antes. Dessa forma minhas reservas de energia estarão no auge para os estudos. Na prática isso significa dormir bem cedo e acordar na madrugada para estudar. Vou tentar!

Academia: 3 vezes por semana somente. Total 12~13 vezes por mês. Vou ter que fazer um serviço bem feito nesses 12 dias para compensar os dias de ausência.

Estudar Inglês: Infelizmente o que vai dar para fazer é brincar de Duolingo na hora do almoço. Não é o ideal mas é o alcançável.

Sono: Não adianta, 08 horas por dia não vai dar. Pesquisei no tio Google e constatei que adultos podem adaptar-se de maneira saudável a dormir 07 horas por dia.

Livros: Além dos livros e apostilas do concurso, pretendo ler outros livros somente aos fins de semana. Acho que a meta de 8 eu consigo fácil.

Com esta estratégia consigo zerar o saldo de horas e cumprir as metas diárias!!!

Um dos livros que comecei a ler é bem pequeno, mas me encantou pela praticidade e por encaixar perfeitamente à minha necessidade que é TEMPO!

O livro se chama "PRODUTIVIDADE PARA QUEM QUER TEMPO". O autor se chama Geronimo Theml.

Ainda não terminei a leitura, mas já está ajudando bastante. Se quiser comprar, você consegue aqui.

Como repararam, a meta mais buscada e que me consumirá mais energia será estudar para concursos públicos. Já chegou a hora de utilizar meu pleno potencial, e sei que tenho capacidade para passar para um bom cargo! Eu preciso disso! 2018 será um ponto de virada para mim!

Antes que me perguntem, ainda não sei especificamente qual cargo ou área. Sou bem novato nisso e estou bem perdido, mesmo já gastando um bom tempo para ler fóruns e sites especializados.

Vejo que vários companheiros daqui da comunidade são concursados. Peço perdão por ter que pedir as coisas, mas poderiam me ajudar respondendo a apenas 5 perguntas?

1- Acham que dá para passar com essa carga horária para estudos?

2- Quais materiais de estudo recomendam?

3- Quais principais concursos posso prestar, considerando que meu curso superior é de Tecnólogo?

4- Como consigo me orientar nesse mundo de concurso visto que estou meio perdido ainda?

5- Gostaria de começar a estudar desde já para não perder tempo. Acho que vou demorar um pouco para decidir a área de interesse. Existe algo que já posso estudar para adiantar?


Desde já agradeço aos amigos da blogosfera financeira!

Abraços do Senhor Bufunfa




52 comentários:

  1. Bufunfa, fará bem em estudar antes do trabalho! Estará com energia máxima para isso! Eu quando peguei para estudar inglês mesmo, fiz isso. Acordava meia hora mais cedo, e estudava de 15 a 20m de seg-sex.

    Ajudou bastante.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Inglês. Acordar na madrugada é meio assustador, mas acho q valerá a pena! kkkk

      Excluir
    2. Essa resolução quanto a estudar sendo a primeira ação do dia acho muito válida. Eu estou encarado desafios semelhantes (só que quero mudar de concurso para empreendedor) e acho que você, assim como eu, pode atacar por outro ângulo, no quebse refere a administração de tempo. O tempo que você consome relativo ao trabalho deve ser seu principal alvo. É tornando essas horas laborais menores que vc vai dar um salto em produtividade, e isso atestei pessoalmente fazendo alterações no meu dia a dia de trabalho. Agora vou mudar de casa e vou ter que fazer isso de novo :|
      Recomendo o livro Trabalhe 4 horas por semana. Ele tem muita coisa que não se adequa a realidade brasileira ainda, mas se você quer dar um start nessa mentalidade de produtividade, acho um bom ponto de partida.

      Excluir
  2. Pode começar a estudar português, direito administrativo e direito constitucional. 90% dos concursos vão exigir isso.
    Existem vários concursos para fazer. Você é que tem que decidir uma área e focar nela. Tipo: concurso fiscal. concurso bancário. concurso de tribunal etc.

    Eu estudava para a Receita Federal e passei na CGU (concursos auditoria). Agora estou me preparando para AGU (concursos de área jurídica).

    Tem um site/forum que acompanho. http://forum.concursos.correioweb.com.br/
    Tem muita boa informação aí.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado anon, é animador conhecer pessoas que conseguiram. Já add o site aqui aos meus favoritos. Valeu pela dica!

      Excluir
  3. 1) Essa sua carga horária de estudo é suficiente para passar em qualquer concurso de ponta.

    2) Eu gosto muito dos materiais do Estratégia Concursos e Ponto dos Concursos, é possível comprar no site das empresas ou no mercado negro (bem mais barato).

    3 e 4) Antes de começar a estudar é importante definir seu foco (um concurso, ou um grupo de concurso). O colega ai em cima indicou o Fórum Correioweb e tem também o Fórum Concurseiros. Nesses dois fóruns tem as áreas de discussões de cada cargo, então você pode dar uma lida nas discussões sobre os cargos que podem te interessar e ir mergulhando nesse mundo.

    5) Estudar sem foco acho furada, mas as matérias que sempre caem são Português, Direito Administrativo e Direito Constitucional.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ministro. Comecei por direito Constitucional e estou achando bacana. Onde fica esse mercado Negro? ML? KKK

      Excluir
  4. Sr. Bufunfa, eu entendo que o diferencial será COMO você utiliza o seu final de semana. Teoricamente você tem (16x2x52) 1.664 horas ao ano.

    Acho que vc sabe como 95% das pessoas fazem uso desse tempo, né? E é estando entre os 5% que fará a diferença para vc!

    Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu André! Realmente percebi mesmo que será um longo período com fds sem muito lazer.

      Excluir
  5. sobre concursos, recomendo ler o blog do Fernando Mesquita: http://blogdofernandomesquita.com.br/. Ele tem muito material sobre como estudar, como aproveitar o tempo, etc. eu aproveitei bem as dicas dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Corghi. Essas dicas de como aproveitar o tempo é o que mais preciso! Abraços!

      Excluir
  6. E ae Bufunfa!

    Respondendo as suas perguntas:
    1 - A carga horária que destinou está excelente. Friso, que antes de começar a estudar as matérias em si, aprenda o "como estudar", vai te economizar um puta tempo.
    2 - Como vc tá iniciando, indico o Estratégia Concursos e o Ponto dos Concursos, lá os professores mastigam mais a matéria e a didática é melhor do que os livros em si.
    3 - Você pode prestar qqer concurso que exija ensino superior, com exceção daqueles que exijam o grau de bacharel, onde o curso de tecnólogo não tem.
    4 - Acesse o forum concurseiros, lá tem de tudo, desde indicação de material a estratégias de estudos.
    5 - É como o Ministro falou, comece por português, direito constitucional e direito administrativo.

    Dá uma olhada nesse post que escrevi - https://ligoinvestimentos.blogspot.com.br/2017/09/como-fui-aprovado-em-concurso-publico.html - talvez possa te ajudar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ligo! Obrigado pelas indicações e voltarei a ler com mais detalhes o seu post.
      Tomara que eu consiga também!

      Excluir
  7. Espero que consiga alcançar todas as suas metas!

    Abraço e sucesso em 2018.

    ResponderExcluir
  8. Olá Bubunfa!

    Vou dar algumas sugestões. Você esta querendo diminuir a carga de sono mas está adicionando 1 hora de academia, voce deve considerar o desgaste da academia que acaba te consumindo mais horas de sono pelo cansaço e recuperação. Se o objetivo da sua academia for so para perder peso, eu sugiro voce focar todo o seu esforço em dieta e uma pequena parte em musculação, os resultados serão mais rápidos e menos desgastantes. Falo isto por experiência própria, mas o melhor que voce pode fazer é experimentar e ver o que funciona melhor para você.

    Abs e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá classudo! A academia será 3x por semana, e me ajuda bastante a dormir bem sabia? No caso eu dormiria após a academia e acordaria na madrugada para estudar, ou seja, após o descanso. Meu foco é além de perder a pança, também definir o corpo. Não almejo ficar "monstrão". kkk

      Excluir
  9. Não sou FP, mas desejo boa sorte na empreitada. Não deve ser fácil, mas com esforço e dedicação, você chega lá. Abração!

    ResponderExcluir
  10. Parei quando li "tecnologo"...
    Sim meu amigo.. da para passar e mais facil e rapido que vx pensa...
    Apenas seja PRODUTIVO no seu tempo.. vale mais 2 horas boas de estudo que 8horas zuadas...
    Quem vos fala pode tranquilamente afirmar oq diz por ser prova viva disso.abraco e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mineiro! Tomara mesmo, pois meu tempo é escasso e coloquei na cabeça que vou passar de qq jeito! kkk

      Excluir
  11. Você não está prestando atenção na mina de ouro que você tem. Você leva 2 horas para chegar no trabalho e depois 2 horas do trabalho para chegar em casa. Se vai de ônibus coloque MP3s de vídeo-aulas no celular e vá escutando o tempo todo já se vai de carro coloque no som do próprio carro. Eu aprendi Inglês e passei em 3 concursos públicos estudando em horário de almoço e no trânsito. Lembre-se não há obstáculos para os fortes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal essa dica! É um curso específico que tem áudios em MP3? Como consigo acesso à isso?

      Excluir
  12. Os colegas já falaram bastante, mas aqui vai minha contribuição:

    1- Acham que dá para passar com essa carga horária para estudos?

    Sim, dá.

    2- Quais materiais de estudo recomendam?

    Você deve se conhecer primeiro, ver como estuda melhor, se por videoaula (estudo mais lento, entretanto existe a opção de assistir o vídeo mais rápido 1.5x fica bom) ou por PDF ou a combinação dos dois, para videoaulas recomendo o CERS e o Gran Cursos, para apostilas em PDF recomendo o Estratégia. Aqui vai uma dica: Não se prenda a um curso ou material, use tudo o que tiver à disposição e selecione os melhores. É possível achar muita coisa DE GRAÇA na internet, existe grupos do Telegram e no Facebook para isso.

    3- Quais principais concursos posso prestar, considerando que meu curso superior é de Tecnólogo?

    Comece com os concursos mais perto de você (da sua cidade ou estado), pois fazer provas em locais mais longe implicam custos com taxa de inscrição, passagens e hospedagem. Seguindo a dica da resposta nº 2, você deve se conhecer, saber para onde você está disposto a mudar e ganhando quanto e também qual o teu nível de conhecimento para enfrentar a prova (é possível sondar fazendo provas anteriores/simulados e vendo a nota de corte do último concurso) vá ganhando confiança e passe a fazer concursos mais distantes e que paguem mais. Faça um planejamento de curto, médio e longo prazo, porque muitas vezes um concurso que pague menos fará com que você tenha mais tempo pra estudar (até no horário de trabalho se for possível) e passe em um que pague mais, são os chamados "Concursos escada", a pessoa passa em um nível médio e depois estuda para um de nível superior, por exemplo. Muitos concursos de Universidades Federais são usados como escada, por que sempre tem edital aberto e os conteúdos são muito parecidos de um para o outro. O importante é ter um foco no longo prazo, e o planejamento de curto e médio prazo devem estar alinhados, ou seja, ao olhar o conteúdo programático, este não dever fugir do teu objetivo principal, repito o importante é ter FOCO.

    4- Como consigo me orientar nesse mundo de concurso visto que estou meio perdido ainda?

    Existem grupos no Facebook, páginas de cursinhos, canais no YouTube. Só de pesquisar "Notícias Concursos" já aparece bastante coisa boa no Google, no aspecto de técnicas e planejamento de estudos recomendo o site http://estudareaprender.com/ e o canal do professor Prof Diego Moreira.

    5- Gostaria de começar a estudar desde já para não perder tempo. Acho que vou demorar um pouco para decidir a área de interesse. Existe algo que já posso estudar para adiantar?

    Como o tempo é um recurso muito limitado, uso TUDO que tiver ao seu alcance para estudar: gasta 1h de deslocamento até o trabalho? Use esse tempo para ouvir uma lei ou uma aula em vídeo (convertida para mp3). Recomendo também que compre um Kindle (vai te ajudar tanto na meta de leitura dos livros quanto no estudo - caso deseje comprar pesquise sobre a visualização de PDF e outros arquivos) ou então um tablet, que por serem portáteis você pode levar consigo para qualquer lugar e usar um tempo livre para estudar. Lembre-se: estudar pouco é melhor do que não estudar nada. Por nível de prioridade recomendo a seguinte ordem:

    1 - Português
    2 - Administrativo
    2 - Constitucional (empate)
    3 - Raciocínio Lógico
    4 - Informática

    A maioria dos editais tem esses conteúdos, e você deve chegar na prova pronto para gabaritá-los.

    Seja curioso, qualquer dúvida pesquise! A internet tá aí pra isso, desde dúvidas sobre "como fazer um resumo" até "relacionamentos e concurso público".

    Espero ter ajudado e boa sorte na jornada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, muito obrigado pelo tempo que gastou me passando essas dicas valiosas! Gostei muito da ideia dos concursos escada e também sobre a ideia do kindle! Vou acessar todos esses sites e canais para aprender. Só que as vezes fico com a sensação de que poderia estar estudando a matéria em si ao invés disso, mas já entendi que é melhor aprender a estudar antes de estudar. Mas a tentação é grande. valeu!

      Excluir
    2. Achei esses 2 pacotes aqui destes dois cursos que o pessoal fala muito bem. Vale a pena comprar ou é um conteúdo tão básico que acha de graça em qualquer lugar? Veja:

      https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/cursos-para-iniciantes/

      https://www.pontodosconcursos.com.br/CursosOnline/Detalhes/57720/pacote-iniciantes

      Excluir
  13. Sobre a academia: Como você tem pouco tempo, você pode mudar a alimentação e fazer um treino HIIT, que gasta pouco tempo, logo pela manhã. Existem APP's com ótimos treinos (como o 7 minutos) e você gasta cerca de apenas 20 minutos e o resultado é excelente. Consulte um médico/educador físico antes de fazer os exercícios para evitar lesões (você precisa fazer os exercícios do jeito CERTO) ou outras complicações. E tenha a disciplina para "treinar em casa".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Treinar em casa é super complicado para mim, quase não tem espaço lá! kkkk Vou pesquisar sobre o treino HIIT. Muito obrigado!

      Excluir
  14. Bufunfa, excelente estratégia, estudar antes de trabalhar, e, creio eu, antes de malhar também né. Muito bom.
    O inglês pelo Duolingo já é mais do que suficiente agora que você incluiu concursos na parada.

    Passar em concursos não é fácil, mas é plenamente possível.

    Li os comentários anteriores e posso repetir alguns conselhos, especialmente dois:
    - Procure primeiro "COMO" estudar, e eu te indico o excelente texto do Alexandre Meirelles chamado "Manual do Concurseiro", esse pequeno texto me deu um norte tremendo, é uma leitura muito boa, simples, rápida, e super resumida, mas mesmo assim excelente! Você encontra em: http://mentoriaconcursos.com.br/files/article/file/4/Manual%20do%20concurseiro%20-%209%C2%AA%20edi%C3%A7%C3%A3o%20-%20Alexandre%20Meirelles.pdf

    Desse texto ele fez um livro, muito bom também, mas só por esse texto já dá pra ter 90% do que o livro fala.
    *Algo importante é contar as horas líquidas de estudo, isso tá bem explicadinho lá no testo do Alexandre.

    - Procure focar em algum concurso desde já. Estudar sem foco em algum cargo é um baita perigo a se desmotivar. Primeiro escolha um ramo, como falado aí acima: Tribunais, Fiscais, Jurídicos, Policias. Depois pesquise sobre os cargos que fazem parte do ramo. O que mais te interessar você seleciona, busca materiais no Estratégia ou Ponto (Hoje o Estratégia está melhor que o ponto, minha opinião) e mete a cara.
    Assim, mesmo que indiretamente, você estará estudando para outros cargos, porque o básico tem pra todos do ramo: tipo direito constitucional, administrativo, português, matemática. Essas 4 respondem na maioria por 50% das matérias de inúmeros concursos. Caso não passe no concurso almejado, ou saia outro concurso antes do que você estava estudando e você se interesse, basta ajustar as matérias específicas.

    Não ache que vai "perder" tempo por não estudar enquanto escolhe algum cargo, ou então buscando informações do "como" estudar, pois isso vai te fazer economizar muuuuito tempo depois, por fazer o certo. Muita gente começa errado, e só percebe isso depois.

    Material te indico os do Estratégia para começar e ir até o fim. Você só vai sentir necessidade de alguns livros em caso muito raro mesmo. Por exemplo um professor que você não foi com a cara dele. Mas são muito bons mesmo, vale o investimento.

    40 horas de estudo semanal é mais do que suficiente. Só que você vai perceber que 40 horas planejadas para estudo não são 40 horas efetivamente estudadas, e isso faz toda a diferença. Se você separar 4 horas no dia, mas estudar de fato, horas líquidas, 3 horas por dia, já é algo muito bom. Se no sábado estudar 9h líquidas, e no domingo 6 horas líquidas, serão 30h por semana, e eu te digo amigo, poucas pessoas fazem isso. E isso porque não contam horas líquidas! Tem gente que passa 10 horas ""estudando"", mas passou metade desse tempo entre Whatsapp, facebook, lanchinhos, banheiro, atendendo telefone, e um monte de outras interrupções que se não forem controladas, o estudo não rende nada.

    Não respondi na ordem da sua lista, mas creio que respondi tudo rsss.

    Abraços colega e pode contar com a gente aqui da blogosfera!

    Fica com Deus.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado DDP! Realmente o pessoal está falando muito bem do estratégia! Vou ler esse PDF aí para preparar-me da forma correta! Acho que era o material que me faltava! Tomara que eu consiga cumprir essa carga horária. Pessoalmente prefiro "sofrer" de uma vez só para atingir um objetivo do que ficar naquela jornada eterna de sofrimento que não trás resultado.

      Muito Obrigado!

      Excluir
    2. Cara, aquele ""testo"" ali saiu totalmente do padrão kkkkk

      Escrevi de madrugada e rápido, é "Texto"!!!

      Abraços

      Excluir
    3. Achei esses 2 pacotes aqui destes dois cursos que o pessoal fala muito bem. Vale a pena comprar ou é um conteúdo tão básico que acha de graça em qualquer lugar? Veja:

      https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/cursos-para-iniciantes/

      https://www.pontodosconcursos.com.br/CursosOnline/Detalhes/57720/pacote-iniciantes

      Excluir
    4. Bufunfa, esse do Estratégia eu achei bem interessante.

      Mas ele é pra quem realmente não tem familiaridade com concursos. Se esse for seu caso, tipo, se nunca viu assuntos como direito administrativo e constitucional, ou mesmo nunca estudou raciocínio lógico a fundo para algum concurso, eu creio que vale a pena sim.

      Agora, pra nível superior é mais de 500 reais. Se estiveres disposto a gastar essa grana, considerar um investimento, beleza, vale bastante! Mas caso queira MUITO economizar, então posso te afirmar que adquirir um material mais completo para o cargo que escolher, não vai decepcionar.

      Se eu tivesse grana quando comecei estudar, com certeza teria comprado um curso desse, porque perdi muito tempo estudando errado e tendo muitas dúvidas em assuntos como direitos, que não era minha praia.

      Espero ter ajudado.

      Abração e boa sorte Bufunfa :D

      Excluir
    5. Obrigado DDP, eu consegui comprar junto com 2 amigos, então ficou mais barato pra gente. Valeu pelas dicas. Estou gostando muito das matérias. É bem legal.

      Excluir
  15. Olá amigo SB,

    colocarei minha humilde opinião:

    1. O tempo é importante sim, mas a qualidade do estudo é essencial para a aprovação. Digo isso porque parte dos seus estudos devem passar por um planejamento, para que posteriormente você se dedique mais as matérias que tem menos domínio e vice-versa. Como você, também trabalhava e ficava treze horas fora de casa, e durante esse período eu utilizei a planilha de otimização do tempo do William Douglas, procure a página dele no google e baixe a planilha. Outra dica é o uso de áudios para conteúdos muito extensos, como a CF e a Lei 8.112/90;

    2. Depende do concurso, se for nível médio português é o essencial. Também é importante informática, constituição (federal ou estadual) e a lei do servidor (federal ou estadual);

    3. Você deve se inteirar dos concursos que estão acontecendo e pensar na sua formação. Difícil responder;

    4. Leia os gurus antes de tudo, como os livros do William Douglas, Alexandre Meirelles e frequente o ambiente dos concurseiros, tipo o "fórum concurseiros";

    5. Invista no livro do William Douglas antes de tudo. Como finanças, concurso é planejamento, execução e muita atenção e disciplina.
    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nazinha! Farei isso! Obrigado pela dica dos áudios e aqueles conteúdos específicos!

      Excluir
  16. SB,

    Sempre escutei que o mantra do concurseiro deve ser seguir o edital ao pé da letra. Muita gente perde tempo estudando assuntos periféricos, que têm pouco peso nas provas, ou enfatizam apenas as matérias que gostam/sabem mais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Mascada! Isso é importante mesmo. Valeu pela dica!

      Excluir
  17. 1) Sim, a carga horária está excelente. Recomendo, inclusive, começar com menos tempo (20h/semana, 3h/dia da semana + 5h no sábado, tira o domingo de folga e vai espairecer a mente). Vá aumentando a carga horária conforme seu corpo for se acostumando com a atividade.

    2) Recomendo os materiais do ponto dos concursos e do estratégia concursos, aliado com algum site ou app de questões comentadas (depois de um tempo, vc deverá priorizar a resoluão de questões em detrimento da teoria, praticamente só vai usar esta última para tirar dúvidas pontuais).

    3) Praticamente qualquer concurso, exceto os que exigem formação específica. Tbm sou tecnólogo e atualmente Analista do Poder Judiciário.

    4) Forum concurseiros e forum do correio web. Pessoal tá sempre cavando notícias, publicando rumores de novos concursos, debatendo sobre as carreiras, os aprovados relatando seus métodos... coisa fina (prefira o forum concurseiros).

    5) Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Atualidades, Informática. Essas são as básicas da maioria dos cargos burocráticos. Se pretende fazer pra área policial, acrescente direito penal e processual penal. Se pretende fazer área fiscal (Receita Federal, Estadual ou Municipal), direito tributário e contabilidade etc.

    Por fim, algumas dicas importantes: prepare-se para uma maratona, não para uma corrida de 100 metros. Não adianta vc estudar como um louco e não ter fôlego pra aguentar isso por alguns anos (até pode ser que vc consiga em meses, mas seria a exceção). Vislumbre um prazo de 5 anos para ser aprovado em um bom cargo (salário acima de 10k). 1-3 anos pra um cargo intermediário (salário de uns 5k).

    Faça muitas provas, mesmo que aquele cargo não te interesse, desde que tenha a maioria das matérias em comum com seu cargo-alvo. Vc precisa se acostumar a fazer prova, gerenciar o tempo, perder o nervosismo etc. Lembre-se, treino é treino, jogo é jogo. Fazer simulados em casa ou no cursinho nunca surte o mesmo efeito de estar fazendo uma prova de verdade.

    Recomendo tbm, como já falado acima, ir buscando a aprovação em cargos inferiores em termos salariais, depois de ser aprovado continue estudando, a famosa escadinha.

    Abraço e bons estudos, Bufunfa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. começar devagar é melhor. É assim até na academia. Todo mundo falando bem do estratégia. Acho q vou me cadastrar lá. Obrigado pela riqueza de detalhes na resposta. Abraços!

      Excluir
    2. Achei esses 2 pacotes aqui destes dois cursos que o pessoal fala muito bem. Vale a pena comprar ou é um conteúdo tão básico que acha de graça em qualquer lugar? Veja:

      https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/cursos-para-iniciantes/

      https://www.pontodosconcursos.com.br/CursosOnline/Detalhes/57720/pacote-iniciantes

      Excluir
    3. Compensa, pois são sistematizados por professores com larga experiência e geralmente vêm com muitos exercícios resolvidos.

      Lembre-se, concurso não é pra selecionar os mais inteligentes, e sim, quem acerta mais questões, logo vc deve direcionar os estudos para acertar questões, não pra se tornar expert nos temas.

      Se os cursos estiverem caros, vc pode procurar algum site de rateio e tbm tem grupos no facebook que vendem.

      Excluir
    4. Legal essa opção de fracionado. Não conhecia.

      Excluir
  18. Faltou mais uma dica, bem básica. A cada 50min de estudos, tire 10 de descanso. Beba água, levante da cadeira, dê uma alongada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acha válido comprar uma cadeira boa e confortável tipo de escritório? Ou não faz diferenças?

      Excluir
    2. Compensa. Se isso vai ser seu projeto, você precisa estar confortável pra levar adiante. Até que só sobre o estudo em si, sem interrupções. Você deve também pensar numa maneira de lidar com barulho, se for um problema por onde vive.

      Excluir
    3. Pretendo estudar de 1h à 4h30. Na madrugada aqui não tem barulho.

      Excluir
    4. Acho válido comprar a cadeira. Comprei uma (não muito boa, custou só uns $300) há quase 10 anos e a utilizo até hoje. Vc também precisa de uma mesa com altura e espaço adequados.

      Quanto ao barulho, se for problema, utilize um protetor auricular. É barato e vc encontra em qualquer loja de material para construção ou de EPI's.

      https://www.superepi.com.br/protetor-auricular-laranja-dystray-em-silicone-12db-p514/

      Excluir
  19. Que pegada, em SB! Admiro sua força de vontade e disciplina.

    Boa sorte, abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Agora é só trazer do campo dos planos para a realidade e manter. Kkkkk

      Excluir


Blogs Recomendados