sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Balanço Anual - 2017 (A hora da verdade)

Que rufem os tambores! O balanço mais importante do blog do Senhor Bufunfa chegou!

Em agosto de 2017 eu comecei o blog, mas desde 2014 venho planilhando minhas finanças e gerando aqueles gráficos legais! Além do fechamento de 2017, vamos compará-lo aos anos anteriores. Agora chegou a hora da verdade!

Como não gosto de enrolação, vamos logo ao gráfico principal, que é aquele que mostra a evolução do patrimônio:

Em 2014 haviam dívidas a serem pagas, por esse motivo a linha pontilhada do total do patrimônio está abaixo do topo das colunas empilhadas dos ativos

Repararam o grande avanço entre os anos de 2016 e 2017? Excelente não é? Que felicidade.
No próximo gráfico vamos entender o que compõe o crescimento patrimonial ano a ano:

Vejam que grande parte do crescimento em 2017 em relação a 2016 foi a conhecida taxa de poupança (RECEITAS X DESPESAS), porém a grande turbinada veio do RESULTADO BENS, que nada mais é do que ganho financeiro com valorização ou lucro na venda de bens. Existe um post mais detalhado sobre isso aqui.


Agora podemos ver no próximo gráfico que as receitas aumentaram bem em relação à 2016:

Os valores de 2014 correspondem a apenas os meses de set, out, nov e dez


Os gastos também foram menores, isso é bom! Mas também temos que considerar que 2016 foi atípico pois tive vários gastos com meu casamento. Mesmo ganhando mais em 2017, a poupança foi menor do que em 2015 por exemplo. Motivo: Vida de casado x Vida de solteiro. Veja aqui.

Quais foram os gastos em 2017? Vamos ver a média mensal de gastos por categoria e a taxa de poupança:

Podemos ver que o superávit mensal ficou em 1.263,20. Isso representa uma taxa de poupança de 26% em 2017


Veja no próximo gráfico que desacelerei um pouco em 2016 com as metas para retomar só em 2017. Vejam que quase zerei minha liquidez atingindo apenas 3,8% do PMS em 2016!
PI> Patrimônio Indicado para Idade / MPS> Patrimônio Mínimo para Sobrevivênvia / PNIF> Patrimônio Necessário para Independência Financeira


Investimentos. Chegou a sua vez!

Essa é a composição da carteira a cada fechamento de ano. Em 2016 eu praticamente zerei a carteira devido aos gastos com casamento e compra do meu imóvel que hoje já está quitado. Uma mudança radical foi alocar principalmente em renda fixa neste recomeço em 2017. Vejam que a carteira em 2015 era até quem bem equilibrada segundo o consenso comum, porém após algumas reflexões verifiquei que minha margem de segurança era insuficiente. Adotei uma estratégia diferente de alocação e metas que divulguei aqui. Alguns motivos da maior reserva de emergência também geraram alguma polêmica e foram explicados aqui.



Essas foram as rentabilidades a cada ano. Como nesses anos o máximo em carteira orbitou em 10 mil, fica fácil entender o motivo das excelentes rentabilidades. Tenho hábito de fazer vários negócios simples e rápidos de compra e venda de itens em geral e coloco isso em minha carteira como investimentos. Devido ao baixíssimo tempo despendido para obter esses lucros posso considerá-los sim como renda passiva. Dá muito menos trabalho do que cobrar aluguel por exemplo que também é considerado como renda passiva.

A linha roxa representa o crescimento ou decréscimo da carteira. Isso engloba o total dos aportes, retiradas, lucros e prejuízos. Mais uma vez demonstrado que tive que me desfazer de praticamente 80% da carteira em 2016, porém em 2017 consegui recuperar bem.



Para mais detalhes quanto à movimentação dos investimentos, veja tabela abaixo:


Esta tabela tem duas partes: Investimentos e Resultado Investimentos.
A primeira contabiliza os aportes (valores negativos) e as retiradas (valores positivos). Parece que os sinais estão invertidos não é? Estão assim propositalmente pois adoto o conceito contábil de débito e crédito. Todo valor investido está com terceiros, portanto eles estão em débito comigo.
Total de aportes em 2017 representam uma média de 872,10 por mês. Há de se considerar que os aportes começaram praticamente em julho, pois antes disso o esforço era todo para quitar o imóvel. Isso posto, espero que em 2018 o valor seja bem maior!

A segunda tabela representa os lucros/valorizações (valores positivos) ou prejuízos (valores negativos). Renda passiva de 2017 foi 2.044,97, ou seja, nada mal. Um ponto a melhorar são os negócios de compra e venda (DIVERSOS) que foram bem abaixo de 2016.

Agora lhes apresento uma tabela que segue a mesma linha de raciocínio, porém vamos tratar dos bens móveis:


Vejam que até 2016 só obtive desvalorização de bens devido ao carro. A partir do fim de 2015 comecei a aportar no pagamento da casa e em 2017 tive uma bela valorização de quase 20 mil.


Para finalizar, seguindo o mesmo procedimento dos balanços mensais, divulgo a tabelona do balanço patrimonial:



Conclusão:

Estou bem contente com meu acompanhamento mês a mês e feliz pelos resultados obtidos. Aquele trabalho iniciado em 2014 rendeu bons frutos e ainda continuará rendendo. Acredito que o equilíbrio que tanto busco está sendo atingido e logo poderei diversificar ainda mais minha carteira.

Até o momento eu acompanhei minhas metas financeiras, mas começo a ver necessidade de acompanhar de formas mais abrangentes minha qualidade de vida. Algumas dessas metas eu compartilhei com vocês em As metas de 2018 do Bufunfa. A cada fechamento de mês vou atualizá-los brevemente pois sei que o foco do blog e comunidade é o aspecto financeiro.

Para semana que vem pretendo divulgar a planilha de acompanhamento que estou elaborando e trocar algumas ideias com os leitores sobre a mesma.

Obrigado pela atenção para quem chegou até aqui.

Abraços do Senhor Bufunfa!

IMPORTANTE: Este post não é uma indicação de investimento ou algum tipo de análise financeira. Não faço esse serviço e não tenho qualificação para fazê-lo. Sou apenas um investidor amador que gosta de compartilhar as decisões pessoais.

43 comentários:

  1. Bufunfa, muito bom!

    Parece que já fez uma boa base para partir com tudo para os investimentos em 2018.

    Estou querendo escrever um Blog e pensei quase que exatamente a forma que você faz aqui, incluir até FGTS, imóvel, etc pois também acredito que eles fazem parte do nosso patrimônio.

    Só uma dúvida: Você investiu R$ 79k na casa? E está quitada?

    Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viver de Boa! Seria muito legal você começar com um blog, seria bom para dar força à comunidade.
      Em relação à sua dúvida: Sim, está quitada com 79 mil. Qual o segredo? Tenho 50% dos direitos da propriedade, pois os outros 50% foram comprados por minha esposa e temos casamento com regime de separação de bens. Fiz um post detalhando esse movimento em meu patrimônio, e se for do seu interesse, pode conferir aqui: http://senhorbufunfa.blogspot.com/2017/09/quitei-minha-casa-ufa.html

      Abraços e espero logo ver seu blog!

      Excluir
    2. Olá Viver de boa!

      Começe já!!! Pessoalmente foi uma das melhores coisas que fiz em 2017. Meu patrimonio nunca cresceu tanto!

      Abs e bons investimentos!!

      Abs e

      Excluir
    3. Compartilha aqui o endereço para gente divulgar no blogroll!

      Excluir
  2. Sr. Bufunfa

    Você faz uma análise tão boa -inúmeros gráficos e dados - que vou te pagar uma Ripples pra você começar a fazer isso pra mim =D

    Brincadeiras a parte, parabéns pela evolução!

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Termos Reais. Acho que só assim mesmo para eu ter essas criptos em minha carteira! kkkkkk

      Excluir
  3. Respostas
    1. Valeu Sequoia, você também não fica nem um pouco atrás. Ninguém chega a 300k na base da brincadeira, e comentei na ocasião do seu fechamento sobre o período de paciência que teve com o mercado de 2013 p/ 2016. Achei bem legal todo aquele histórico que nos dão confiança ainda mais a ter sabedoria na hora de aplicar e resgatar. Abraços

      Excluir
  4. Cara, você administra suas finanças como uma empresa! Awesome!

    Belo exemplo sr Bufunfa

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Inglês, é por aí mesmo. Gosto muito de fazer esse tipo de coisa. É uma das atividades que mais me dão prazer no dia.

      Excluir
  5. Vendo o seu ai e pensando que se o google finance sair do ar eu não consigo organizar meus investimentos rs... Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça um backup o quanto antes meu amigo! Fazer todo acompanhamento no excel dá um pouquinho mais de trabalho mais acho que no final compensa muito pela liberdade que obtemos em manipular dados, gerar relatórios e gráficos para tudo o tipo de gosto. Minha dica é começar com uma base de dados simples e poucos indicadores. Com o tempo a gente vai elaborando mais, retirando algumas coisas que vemos que não e muito útil até chegar a um formato quase final. Digo quase pois sempre tem algo novo para inventar.
      Abraços

      Excluir
  6. Mto bom ese controle. Parece ate balanco de empresa.
    Veja a possibilidade de disponibilizar esse material para nos.
    Junto com o surfista calhorda sao as planimhas que mais gostei. Mas me identifico mais com as suas.
    Abraco e sucesso sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mineiro, fico lisonjeado com isso. Tempos atrás alguém também me pediu para disponibilizar, mas eu não sei como faz para disponibilizar uma planilha online de forma anônima. Estou mesmo devendo estudar sobre isso para poder contribuir com a comunidade. Se você souber, poderia me ajudar?

      Att.

      Excluir
    2. Um dica seria enviar pra um servidor (o Zippyshare.com não precisa de criar conta). Antes disso colocar dados genéricos e procurar por possíveis vestígios de indicadores de autoria! https://www.aprenderexcel.com.br/2015/dicas/como-identificar-quem-criou-a-planilha

      Excluir
    3. Obrigado, vou ver essa parada aí. Vai dar um trabalho pois terei que apagar os lançamentos pessoais da planilha né? Valeu Homem_Aranha!

      Excluir
    4. Por nada! Você também pode enviar para o Google Drive (usando a mesma conta do Blogger)- lá tem a opção de baixar como arquivo .xlsx, igual o Funcionário Público Investidor faz: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1QZCH0EF4VlKJ2oTW7Ytkd6kaYv3Yiw9VbKZJzA_ALeE/edit#gid=0

      Excluir
  7. Excelente Sr. Bufunfa,
    hj devo ver se consigo montar minha retrospectiva :D

    Sucesso hein!
    Li o post sobre a casa (ainda não tinha feito isso), excelente "jogada".
    Depois, se puder, conte mais como foi essa negociação com a mulher, sobre casar com separação total, a maioria delas refuta a ideia associando com falta de amor ou confiança.

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia FPI, a questão do casamento foi tranquila, ainda mais hoje em dia que parece que casamento tem data de validade. Não que isso seja nosso pensamento, mas o regime ajuda muito em caso de dissolução. Abraços!

      Excluir
  8. Fala Bufunfa! Como sempre, o seu balanço patrimonial é excelente, todo caprichado!

    ResponderExcluir
  9. Excelente, Bufunfa!
    Estou ficando meio viciado em gráficos e seu post me deu alguns insights interessantes para acompanhar minha evolução de patrimônio. Valeu pela inspiração!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal camarada! Eu tb gosto de gráficos por que com eles é possível ter uma visão geral da coisa instantaneamente, coisa que com apenas números demoraria bem mais.

      Excluir
  10. Parabéns pelos resultados, Sr. Bufunfa! Com diligência e gerenciamento dos resultados vamos longe!

    Um grande ano para todos nós, mesmo com eleição, mercados variáveis em topos e taxa real de juro caindo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado companheiro! Por mais que a Viagem seja Lenta, tomara que esse ano passe voando! kkk

      Excluir
  11. Muito bom Bufunfa, excelente! Parabéns pelo progresso =]

    ResponderExcluir
  12. Poxa, Bufunfa! Isso que é controle sobre o patrimônio! Eu mal faço um gráfico de pizza distribuindo meus investimentos e acho que é suficiente... Tenho muito o que aprender com o seu blog.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seja modesto camarada mascada, sei que vc não é nada bobo! kkkkk

      Excluir
  13. Gostei bastante dos gráficos estão muito legais.

    Se poder vote na sondagem Onde você vai passar as próximas férias

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu DIL, vou votar lá mas ainda não tenho certeza, ok?

      Ótima enquete! Abraços!

      Excluir
  14. Acho que nunca vi na vida um gráfico com tantas categorias como esse da utilização da renda mensal, isso que é conttrole sobre os gastos.

    Bem bacana o post com todos os detalhes, parabéns pelo controle!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Jovem. Particularmente a categorização de gastos é a mais trabalhosa, mas vale a pena pois é uma torneira pingando constantemente que não pode ficar sem supervisão! Abraços!

      Excluir
  15. Você é beeem detalhista no controle das suas finanças! Cheguei a ficar um pouco tonto com tantos dados e gráficos. Rssss

    ResponderExcluir
  16. Oi Bufunfa.

    Parabéns pelos resultados e mais ainda pelo controle financeiro que mostrou aqui. Saber aonde está indo o dinheiro é essencial para controlá-lo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Fala Bufunfa!

    Como sempre um ótimo controle!

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  18. Ola Bufunfa,

    Que detalhamento. Parabens.

    Este ano tambem pode ser que eu financie parte de um imovel pra nao ter que vender ativos, se fizer isto pouparei ao maximo pra pagar ainda em 2018 rs.

    Tenho o mesmo regime de casamento e funciona super bem.

    Enquanto se estiver junto, o casal usufrui de tudo, se nao der certo, cada um tem o que é seu. Mais justo, impossivel.

    Abraçaom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado VDC! Concordo contigo, esse regime funciona muito bem!

      Excluir
  19. Muito legal o blog! Parabéns pelos excelentes gráficos. Estou iniciando na blogosfera. Vou acompanho-lo de perto.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir


Blogs Recomendados