sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Prejuízo com Tesouro IPCA+. Sim, é possível!


Voltei amigos! Comemorando o post de nº 50!

Já percebi que vocês gostam de posts rápidos, então vamos lá:
Esses dias estava debatendo com um amigo a estratégia dele sobre aposentadoria mediante investimentos.

Eis então a estratégia: Investir tudo em Tesouro IPCA+

Prós:

  1. Título mais seguro do mercado brasileiro
  2. Facilidade de saber o ganho real do investimento
  3. Possibilidade de prever com exatidão o tempo para aposentadoria.

Logo eu discordei, e como sempre pareço ser polêmico, refutei os 3 pontos levantados.

O ponto sobre ser o título mais seguro é discutível pois trata-se de opinião. Eu acredito que investir em ações de um grupo de boas e sólidas empresas é mais seguro do que emprestar grana para o Governo. Ele acha o contrário. Enfim...

O segundo e terceiro ponto são facilmente debatidos pois usamos a boa e velha matemática.

Vamos usar como base os dados de rentabilidades oferecidas no site do Tesouro em 14/12/17.


Utilizando o IPCA+ 2035 que paga a inflação + 5,49% de juros ao ano, vamos aos cálculos considerando sempre 15% de imposto de renda pois o resgate será daqui a muitos anos. Para facilitar a conta também estamos desconsiderando a custódia de 0,3% aa.


Vou traçar 5 cenários:

  • Cenário nº 1: ZERO de inflação ao ano

Este cenário é bem fácil de calcular, certo? Investindo alguma quantia, em um ano teremos 5,49% de rentabilidade bruta e 4,67% de rentabilidade líquida.

Rentabilidade Líquida =  5,49% * (1 - 15% de IR) = 4,67% no ano


  • Cenário nº 2: 5% de inflação ao ano
Para este cenário vamos considerar: Inflação de 5% + Taxa Fixa de 5,49%
Muitos podem não saber, mas a conta não é somar um número com o outro. Ou seja, a taxa de rentabilidade bruta não será 5% + 5,49% = 10,49%

A matemática correta é: (1 + 5%) * (1 + 5,49%) -1 = 10,76 %

Bem, até agora temos a rentabilidade bruta, ainda é necessário considerar o pagamento do IR.

Rentabilidade Líquida =  10,76% * (1 - 15% de IR) = 9,15% no ano

IMPORTANTE: Sabemos que a inflação no período foi de 5%, portanto é ilusório achar que a rentabilidade real foi de 9,15%! Precisamos corrigir a rentabilidade pela inflação.

Mais uma vez não é simplesmente pegar a rentabilidade de 9,15 e subtrair de 5 % para chegar ao número de 4,15% no ano.

A matemática correta é: (1 + 9,15%) / (1 + 5%) - 1 = 3,95% no ano. 

Seguindo a mesma metodologia, temos os seguintes resultados para os próximos cenários:

  • Cenário nº 3: 10% de inflação ao ano
3,30% de rentabilidade liquida (corrigindo pela inflação)

  • Cenário nº 4: 20% de inflação ao ano
2,17% de rentabilidade liquida (corrigindo pela inflação)

  • Cenário nº 5: 45% de inflação ao ano
0,01% de rentabilidade liquida (corrigindo pela inflação)


Repararam que com o mesmo título que promete pagar o IPCA + 5,49% você pode ter a rentabilidade acentuadamente reduzida à medida que a inflação aumenta?

Como isso é possível?

Porque o imposto de renda é calculado sobre o lucro nominal. Isso significa que esse lucro pode virar pó quando corrigimos o valor pela inflação. Os 15% de IR incidem no lucro que é composto pelas duas taxas que compõe a taxa total de rentabilidade, ou seja, na taxa de inflação e na taxa fixa. O justo seria incidir somente na taxa fixa em minha opinião. Observe que o rendimento bruto de 5,49% é constante independente da inflação anual, mas quando consideramos o pagamento do IR, a notícia é triste...


Sabe aquela história de que IPCA + é garantia de lucro no vencimento? Não é bem assim.

Sabemos que a possibilidade de voltarmos a ter inflação na casa dos 45% ao ano é remota, mas já aconteceu. Se acontecer, mesmo que tenhamos lucro nominal significa que o montante resgatado no vencimento terá poder de compra menor do que a data da aplicação.

Já ouviu falar de calote branco? O Governo não tem grana para pagar os títulos e apenas imprime mais dinheiro para tal. Com o excesso de liquidez monetária (grana) a inflação aumenta, e o resultado é esse aí da tabela acima. Entendeu porque mesmo te pagando o governo pode te dar calote?

Não pensem que apenas seu lucro não está garantido. Tenho a triste notícia que até parte do valor investido pode ser perdido. Não me refiro em termos nominais, mas em poder de compra que é o que interessa. Você tem saudades da época que a poupança rendia 40% ao mês e precisávamos andar com uma maçaroca de dinheiro no bolso para pagar a passagem de ônibus?

Veja o gráfico abaixo. Considerando as taxas apresentadas acima, vemos que o lucro líquido corrigido pela inflação diminui acentuadamente conforme a inflação aumenta. Acima de 45,2% de inflação o valor principal investido já começa a perder seu valor pois a rentabilidade liquida corrigida entra no campo negativo.


Não estou querendo dizer que o título do IPCA+ é uma furada ou algo assim, muito menos afirmando que existe um grande risco de vermos inflações galopantes... O ponto central é: Muitas pessoas acham que esse título entrega a mesma rentabilidade real independente da inflação, mas não é o caso.

E aí? Você investe em Tesouro IPCA +? Já parou para pensar nisso? Está considerando estes riscos em seu plano de aposentadoria / Independência Financeira? Comente abaixo.

OBS: O Cálculo Oficial da rentabilidade dos títulos de IPCA+ é divulgada no site http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto, e apresenta algumas variações com as fórmulas apresentadas acima que tiveram o intuito de simplificar a compreensão dos resultados mediante os cenários. Mesmo considerando isso, as conclusões a que chegamos neste post não diferem quando utilizamos a fórmula oficial.

IMPORTANTE: Este post não é uma indicação de investimento ou algum tipo de análise financeira. Não faço esse serviço e não tenho qualificação para fazê-lo. Sou apenas um investidor amador que gosta de compartilhar as decisões pessoais.


Abraços do Sr. Bufunfa


30 comentários:

  1. Uma verdadeira aula.

    Claro que investir no tesouro não é furada, mas é bom sabermos que nem tudo são flores na renda fixa. A inflação pode minar os investimentos mais conservadores. Interessante notar que mesmo sendo um título que paga acima da inflação, o rendimento real é o que conta. E este pode vir a ser negativo.

    Ótimo post Bufunfa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu DdP! Temos que ficar sempre atentos em como o jogo funciona de verdade.

      Excluir
  2. Entendo perfeitamente e concordo com sua colocação.
    Agora a pergunta que não quer calar: como estaria a situação para investimento no mercado de ações, por exemplo, num cenário de inflação de 20% ao ano? Será que estaria pelo menos preservando o poder de compra no cenário de 45%?
    Para o meu perfil extremamente conservador e com expectativa de atingir meus objetivos financeiros em cerca de 5 anos, acho extremamente prudente manter a maior parte da minha alocação neste tipo de ativo. Como trabalho com uma TSR de 3% ao ano, teoricamente teria uma estratégia "vencedora" até com a inflação voltando aos famigerados 10% da Dilma (mantendo-se as taxas atuais).
    Mas o futuro a Deus pertence, não dá pra fazer muito estudo de futurologia. Temos é que acompanhar o mercado e fazer as adequações no portifólio sempre que necessário, de acordo com nossos objetivos. "O preço da liberdade é a eterna vigilância", isso parece se aplicar também à liberdade financeira.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo. Como estaria o mercado de ações? Depende... Qual dos mercados? Acho muito arriscado colocar todas as fichas em empresas brasileiras. Uma boa estratégia é investir em empresas e bolsas de fora. Podemos enxergar o cenário e nos adaptarmos a ele no investimento em ações. Você está certinho quando fala sobre eterna vigilância. É isso aí mesmo! Não podemos acreditar em um ativo inabalável em todas as circunstâncias... Isso não existe. Pena que algumas pessoas tenham a ilusão de que o Tesouro IPCA+ é esse tipo de ativo.
      Abraços!

      Excluir
  3. Sr. Bufunfa,

    Eu sempre pensei que NTNB fosse ao menos garantia de lucro no carregamento...
    Não havia reparado no "pequeno detalhe" sobre o IR. A longo prazo, faz muita diferença no sentido de prejudicar a rentabilidade.
    Desse jeito, melhor diversificar ao menos uma pequena parcela do volume total de investimentos em bitcoins.

    Eu não conhecia o calote branco. Simplesmente assustador...

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente os "detalhes" fazem a diferença. Em relação aos bitcoins nem vou entrar no mérito de tão polêmico que é! kkkkkk

      Excluir
  4. Bem interessante suas ponderações, eu particularmente nunca tinha pensando nisso.

    Apesar de ser muito remota a possibilidade de a inflação atingir patamares tão altos, é um risco que precisa ser considerado.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ministro. Só o fato de cair o mito de que esse título entrega a rentabilidade X acima da inflação já é ótimo. Mesmo que a inflação não atinja valores tão altos a ponto de ficar no prejú, a queda de rentabilidade está sendo considerada? Importante reflexão

      Excluir
    2. Senhor ministro: Quando governo tem déficits crescentes e a carga tributaria é elevada.

      Qua único meio de fechar a conta?

      Respondo: Inflação

      Qual maneira de se proteger? Indexando a carteira em ativos, empresas dolarizados.

      Excluir
  5. Caro Sr. Bufunfa, muito bacana e interessante seu post. Ele agrega bastante na discussão sobre TD na finansfera. Mas talvez haja algum equívoco em seus cálculos. Tome por exemplo o cenário-base com inflação de 5,0 a.a. A rentabilidade já líquida de IRPF e CBLC na calculadora oficial do TD é 9,73 a.a. (e não 9,15, o que faz diferença para valores elevados). Confere? Parabéns pelo blog, que é excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado anônimo. Existem sim diferenças no cálculo pois o Tesouro considera os dias úteis no ano. Porém a efeito é o mesmo e a curva do gráfico também. Poderia postar os detalhes no cálculo que você simulou? Abraços.

      Excluir
  6. Olá SB,

    Parabéns pela excelente postagem.
    Eu já tinha conhecimento disso. Por isso que não gosto muito de TD. Uma super-inflação acaba com tudo. Esse negócio de garantia não é 100%. Isso também vale para os produtos bancários atrelados ao IPCA.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Assim como o texto do "Professor Money" sobre o mesmo assunto, faltou considerar o efeito dos juros compostos no cálculo da rentabilidade. Para o IPCA+ 2035 e, por simplificação, considerando prazo de 17 anos até o vencimento (15/05/35), temos para o cenário com inflação de 45%:

    Rendimento total: (((1+0,45)*(1+0,0549))^17)-1 = 137.256%

    Rendimento líquido de IR: 137.256% * (1-0,15) = 116.668%

    Ganho real (todo o período): (1+1.166,68)/((1+0,45)^17)-1 = 111%

    Ganho real (anualizado): (1+1,11)^(1/17)-1 = 4,49%

    É fato, quanto maior a inflação, menor a rentabilidade real do título, podendo atingir rentabilidades negativas em prazos mais curtos. Porém, quanto maior o prazo, menor é a perda de rentabilidade.

    ResponderExcluir
  8. Excelente Bufunfa!

    Sem contar que a pessoa pode ter prejuízo caso resgate em um momento que as taxas estão maiores do que a que comprou.

    ResponderExcluir
  9. Olá Bunfunfa.

    Cálculos interessantes.

    Ainda bem que não preciso calcular poia não invisto em Tesouro IPCA. :P

    Abraço e bom findi!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Bufunfa! Ótimo post, estou de pleno acordo, a melhor estratégia é investir de forma diversificada.
    Entretanto, vale lembrar que em cenários hiperinflacionários, o TD com certeza vai oferecer taxas IPCA+ bem superiores a esses 5,49%. Na vdd, a taxa oferecida tem a intenção de entregar uma rentabilidade líquida um pouco acima da inflação.
    Como os aportes são mensais, sempre estariamos pegando pelo menos uma parte dessas altas na taxa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Eu quero deixar um valor em RF que garanta um salario minino mensal o resto quero diversificar em quantos ativos puder se um dia conseguir aportar em reits ou alguma coisa que remunere em euro/libra /bitcoin/ien to dentro... imagina um salario minino EM dolar reais e euros ..poderia viver seis meses em cada pais kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs. salario minimo de verdade vc quis dizer né? seria o sonho!

      Excluir
  12. Olá Bufunfa,

    tenho que reler seu post, o mundo dos rendimentos é muito difícil de ser digerido. Mas entendi que a inflação "come" o rendimento porque o dinheiro vai perdendo o valor. Há pouco tempo o Cerbasi fez um vídeo sobre o assunto, dizendo que o governo desconsidera a inflação e pagamos até pelo nada.
    Uma boa semana!
    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade nazinha. Inflação é a pior coisa para o investidor!

      Excluir
  13. Perfeito, Sr. Bufunfa! Isso é um entendimento simples (inflação prejudica quem aplica em RF e não o contrário) e eu não consigo fazer com que entre na cabeça de algumas pessoas. Elas ainda preferem a época quando a NTNT pagava 8% e a inflação anual estava acima de 10%. Já desisti em alguns casos rsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é! Todas minhas planilhas de investimentos são balizadas no ganho real acima da inflação. Isso é super importante!

      Excluir
  14. Boa Bufunfa,

    Quanto mais gente explicar de formas diferentes as entrelinhas dos investimentos, mais a comunidade cresce. TD é bom em cenários como o que tivemos há 2 anos. Quem comprou ICPA + 7,82% está hoje em uma situação confortável, caso não tenha realizado o lucro, o que foi meu caso.

    TD acima de 6,2% já entra no meu radar de compra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muito haver também com comparar outras modalidades de investimentos... As vezes estão pagando menos ainda!

      Excluir
  15. Bom post sobre tesouro direto

    Se poder vote no enquete sobre onde você vai passar as próximas férias.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir


Blogs Recomendados