quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

O Prenúncio do Crash?


Bom dia "Bufunfos" e "Bufunfas"!

Post rápido hoje para relatar algo que me chamou bastante atenção essa semana!
Andando vagarosamente em minha cidade, eis que encontro algo inédito até então!

Essa cena me deu um frio na barriga! O primeiro pensamento foi: Que absurdo!


Para começar, creio haver dois crimes sendo praticados aqui:

O primeiro é negociar em outra moeda que não seja o Real, e outra é operar como uma casa de câmbio sem ter autorização para isso. Será que entendi errado?

Depois me veio a seguinte constatação: O cara está vendendo as mercadorias para receber em bitcoins. Que perigo!
Como a maioria dos novos "investidores", ele acredita que a cotação irá subir indefinidamente.


Torço que faça poucos negócios em bitcoin, afinal seria muito traumático ir à falência devido a um Crash da criptomoeda (se acontecer, é lógico)

Entendo e respeito os amigos que estão brincando e especulando com isso, mas entendam que a maioria não é como vocês... Eles não sabem o que fazem!

Tomara mesmo que eu esteja errado e todos se deem bem. Seria muito ruim ver amigos de verdade se ferrarem. Tenho um primo que vendeu a moto para comprar bitcoin.

Já imaginaram quantos agentes de mercado vão perder se isso for para frente? Bancos, Governo, Financeiras, Empresas das maquininhas de cartão, etc. Será que o bitcoin vai aguentar essa pressão?

Enfim, o que acham? Seriam indícios de uma bolha prestes a estourar, ou o início da aceitação da moeda?

Para descontrair, seguem algumas imagens legais do Terraço Econômico







45 comentários:

  1. Olá SB,

    O que mais ouço são pessoas falando sobre bitcoin. Aqui onde eu moro vejo um mendigo com um cartaz sogre bitcoin. Faz um bom tempo que ele está com esse cartaz, mas não consegui ler direito.

    Ainda está crescendo muito, mas eu não tenho coragem de entrar mais nessa onda.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não... Está na cara que vai desabar... Se manter essa taxa de crescimento, em 2 anos o valor de mercado dá para comprar o sistema solar.

      Excluir
  2. Fala Bufunfa!

    Cara, aceitação da moeda acredito que ainda não. A loja Steam começou a aceitar tempos atrás e dias desse informou não mais aceitar bitcoin. Motivo - volatilidade.

    Enquanto Bitcoin apresentar alta volatilidade, dificilmente lojas a aceitarão. Minha opinião.

    Quanto a bolha, não faço ideia rs

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois! Parece aquelas pirâmides que não tem produto. No caso do bitcoin o produto seria a essência do negócio que seria aceitação na troca de mercadorias. Há quem chame de novo ouro... Aí eu não sei, mas acho que tem muita gente entrando em uma furada.

      Excluir
  3. E aí Bufunfa!
    A cultura do investimento é muito fraca aqui no Brasil e isso é chover no molhado. Se bitcoin é investimento, eu não sei, mas sei que gente que não tem nem reserva de emergência, ou que acha que trocar de carro é investimento tá metendo dinheiro nisso. Realmente tá com cara de bolha.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É igual ao mercado de ações... Quando estoura uma bolha não significa que a bolsa é golpe, apenas que as pessoas exageraram nas previsões e inflacionaram as expectativas.

      Excluir
    2. Exato a boa e velha demanda de mercado. Infelizmente nos últimos anos estamos vendo muito PLOC PLOC, países imprimindo papel que nem loucos, casas valendo fortunas, acesso a crédito de pessoas que não sabem utilizar, ações ultrapassando máximas mesmo que as empresas aumentaram capital ou lucros. Não considero o BTC bolha e sim a hiper valorização no comércio.

      Acredito que vamos chegar em um Crazy mundial, não será apenas as Cryptomoedas mais as Fiats também.

      Excluir
    3. Verdade, o mercado em geral parece estar excessivamente alavancado como nunca antes na história desse mundo.

      Excluir
  4. Pois é, SB, é aquela velha história do sapateiro dando "aula" sobre ações...

    Olha, até as pessoas mais sérias que defendem o bitcoin estão com um pé atrás nesse obaoba. Tá demais da conta rsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque mesmo tendo bons argumentos, a euforia está demais!

      Excluir
  5. O Portinho escreveu coisas bem pertinentes no blog dele a respeito do Bitcoin.

    Enquanto o dinheiro entra, a cotação vai subir sem parar. Mas todo mundo sabe que dinheiro não é infinito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única certeza é que a queda é mais rápida do que a ascensão! kkkk

      Excluir
  6. Lei da oferta e da procura, enquanto tiver procura, sabendo que a oferta é limitada a 21m de moedas, tem boas chances de continuar subindo. Até quando.... é a pergunta que ninguém tem a resposta. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o ritmo do crescimento não está exagerado? Vamos imaginar que o bitcoin é uma startup...
      Várias delas recebem muitos investimentos e não vingam. Acho que o bitcoin sendo do mesmo ramo tecnológico corre sério risco. A euforia não é indicativo que algo já vingou, lembra da OGX?

      Excluir
    2. Pessoal,
      Sempre que falam em 21m eu penso no cara que fez uma compra de 0,00001BTC. Se o negócio tem essa infinidade de casas depois da vírgula, ela de fato é infinita. Assim como qualquer banco é capaz de multiplicar o dinheiro do estado.
      Além da pergunta do tipo de informação que eu armazeno em 0,5BTC.
      Acho que a Tulipa achou seu rival!
      Abraço

      Excluir
    3. Não é tendi muito bem não, mas tá valendo kkkk

      Excluir
    4. kkkkk
      quantas números exitem entre 1 e 2? se forem dólares são 99. Então afirmo facilmente que existe um número finito de dálares impressos pelo governo americano. Bancos ao pegarem nosso investimento e emprestar para uma terceira parte mulltiplicam esse dinheiro. Assim dizer quantos dólares existem começar a exigir algum nivel de cálculo ou abstração, ou legislação...
      Quantos números exitem 1 e 2 bitcoins?
      Dizer que o número é 21 milhões depende do número de casas depois da vírgula, ou em quantas partes um bitcois pode ser dividido.
      mais ou menos isso!
      abraço

      Excluir
    5. Janota você esta equivocada sobre esta constatação acima:
      A unidade monetária do bitcoin é conhecida: Logo para adicionar novos blocos a cadeia é preciso que tenha mineradores, também existe um limite de blocos que diminui ano a ano.

      A unidade monetária conhecida é fixada pelo limite de blocos:

      No esquema de reservas fracionarias: O banco pode emprestar mais unidades do que dispõem em caixa por meio do sistema de reservas fracionarias.

      EX: Se o banco possui 1 em caixa ele pode multiplicar por 8 , 9 , 10 etc depende da alavancagem, legislação bancaria de cada país.

      Portanto a partir de 1 unidade banco criou outros 9 unidade sem que aja lastro em poupança.

      Ai vem a pergunta: como funcionaria um banco sem reservaras fracionarias? O banco seria um mero cofre e voltaria suas origens.

      Para emprestar dinheiro seria necessário haver dinheiro, portanto não é algo simples de explicar em poucas palavras, mas sua comparação não tem pé nem cabeça.

      Esta infinidade de casas são frações de um unidade inteira.

      No sistema de reservas fracionarias você multiplica cada unidade ( Existe uma diferença Matemática). Fração x multiplicação.






      Excluir
    6. O que nosso amigo finasfera esta dizendo é bem simples de entender: Quanto maior for a demanda por um bem e quanto menor for a oferta daquele bem no mercado maior será seu preço.

      Isso esta em qualquer livro texto de economia:

      Ex:Supondo que você more em algum deserto com graves problemas de escassez de água, obviamente a demanda de água pela população tende a ser maior naquela determina região, embora oferta seja restrita.

      Logo preço da água tende aumentar :
      Nesta situação temos 3 cenários:
      - Desequilíbrio de demanda: Quando existe mais demanda do que oferta
      - Equilíbrio entre oferta e demanda: Quando existe equilibrou entre oferta e demanda.
      - Desequilíbrio de oferta: Quando existe mais oferta do que demanda


      Existe uma diferença entre bolha e pirâmide financeira.

      Pirâmide financeira ou esquema ponzi: Quem paga remuneração dos beneficiários são participante da base na pirâmide, para um participante receber fluxo monetário outro participantes tem de entrar na base, de tal forma que você repasse dinheiro do primeiro para o segundo. ( Previdência pública) é um pirâmide legalizada.


      Bolha: Descolamento de um ativo de seus fundamentos, conhecido como sobre precificação.

      Porque é tão difícil determinar bolhas se tratando de moedas? Porque valor de mercado dos ativos esta intrinsecamente ligado a sua demanda.

      O que esta acontecendo com bitcoin é que pessoas estão usando para especular, nova leva de entrantes no mercado visa fazer fortunas do dia para noite com especulação.

      Então boa parte dos participantes no mercado não esta interessado na tecnologia revoluciona por de trás da moeda ou sua utilidade no mercado.

      Por isso não é recomendável entrar em um investimento quando até seu padeiro estiver falando, principalmente entrar junto com a manada que não possui conhecimento ou gerenciamento de risco.


      Igual corrida pelo ouro século passado: As pessoas perdem racionalidade e a ganancia toma partido.

      Outro ponto que é preciso destacar: Se formos usar classificação de bolha clássica temos uma bolha no dólar, yuan etc: Uma vez que estas moedas embora demandadas forçadamente pelo estado estão sendo usadas para especular no mercado de cambio, como se não bastasse temos bancos centrais inflacionando em muitas vezes a base monetária toda vez que fazem um ciclo expansionista.

      Logo se você defende que uma moeda qualquer é uma bolha pela quantidade de unidade que esta disponível no mercado e pela demanda crescente por este ativo, provavelmente você tende chegar numa conclusão meio tosca que todas moedas no mundo são bolhas.

      Embora alguma economias sejam realmente bolhas, isso é assunto para outro tópico.

      Resumo não tem como fazer valuation preciso em moedas: Uma vez que seu valor esta ligada sua demanda .

      Num ativo é mais fácil de fazer isso: Basta você trazer fluxo de caixa futuro ao valor presente, embora também haja controversas e falhas neste método.

      Sabedoria dos velhos economistas: O mercado de cambio nasceu para envergonhar os economistas.






      Abraço












      Excluir
    7. Amigo Mestre. Tem um determinado momento que o preço sobe tanto que até os que acreditaram na parada começam a ver com ceticismo... É nessa hora que despenca. Vamos ver se vai rolar...

      Excluir
    8. Pessoal,
      Meu argumento é muito simples, mas expliquei de forma abstrata. Me dei ao trabalho de procurar a menor fração de um bitcoin. Assim um bitcoin pode ser dividido em 100 milhões de unidades iguais. A noção de valor está ancorada em um bitcoin, quando o preço passar para patamares estratosféricos (se já não está) existe ainda 100.000.000 unidades para dividir. Uma moeda convencional, possui 2 casas depois da vírgula. Com inflação vamos negligenciando até aparecerem os mirréis (1000 unidades) os contos de réis (1.000.000) o bitcoin está fazendo o caminho contrário.

      Excluir
    9. Mas o bitcoin já é negociado no fracionário ué...

      Excluir
  7. Bitcoin e discurso meritocrático vão levar muitos jovens brasileiros ao suicídio. Pode anotar.

    Nos EUA, a antiga classe média comete cada vez mais suicídios por se tornarem novos pobres. Os novos empregos criados pagam pouco, muitos não podem pagar suas hipotecas e por isso vão morar em favelas. O resultado é o crescimento dos casos de suicidio.

    Aqui no Brasil imitamos tudo que os americanos fazem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que esteja enganada amigo. Imagina saber que meu amigo da moto se suicidou por causa disso!

      Excluir
    2. Realmente, isso tem potencial pra causar um estrago na juventude.

      Excluir
    3. Não entendi nada amigo?

      Discurso meritocrático?

      Responda seguinte questão: Se você produzir quinquilharias e sair vendendo na rua você deve receber mais por isso porque trabalhou mais nestes produtos?

      O valor de bem é determinando pela sua utilidade, demandas etc ou simplesmente porque você trabalhou mais e pretende receber por isso?

      Meritocracia é falácia: O que existe é utilidade marginal.

      Abraço

      Excluir
  8. Notícia recente era de que americanos - com filhos e dívidas - estavam hipotecando suas casas.

    Motivo: utilizar o valor obtido pelo empréstimo para comprar criptomoedas.

    A frase mais perigosa do mundo continua sendo: "desta vez será diferente!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi essa notícia no Infomoney... Todo dia vejo uma notícia absurda envolvendo bitcoin. Lembra daquela que diz que o consumo de energia para minerar supera o consumo de uma porrada de países juntos?

      Excluir
    2. Joseph Patrick Kennedy, pai do ex-presidente dos EUA John Kennedy, estava engraxando seus sapatos quando o engraxate lhe perguntou como estava o mercado de ações e disse-lhe que estava investindo também. Kennedy deve ter pensado algo como “se pessoas mal instruídas estão começando a investir, é bom começar a vender os meus papéis, pois essas pessoas não sabem o que estão fazendo e vão acabar gerando um tremendo estrago“. Isso foi no ano de 1929, pouco antes do famoso crash da bolsa de Nova Iorque, onde o prejuízo foi de 90%, levando à falência grandes empresas e bancos, aumentando consideravelmente o desemprego e desestruturando toda a economia do país. O patriarca dos Kennedy saiu à tempo de salvar seu patrimônio

      Excluir
  9. Se o nobre escritor desse post acredita fielmente na queda, fique rico com isso entre VENDIDO.

    A Interactive Brokers vai permitir, a partir do final desta semana, que seus clientes formem posições a descoberto, de aposta na baixa, no mercado futuro de bitcoins, disse Thomas Peterffy, o presidente do conselho da empresa, revertendo a decisão de permitir apenas operações com posições compradas, de aposta na alta. "Folha".

    Exemplo pessoal, do momento que comprei até agora a alta e de 1300% mais ou menos. Feliz demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Vou pesquisar essa parada aí pra ver se é segura mesmo. Já estava na hora de aparecer alho pra quem aposta contra ganhar grana. O proximo filme da Grande Aposta será comigo. Kkkkkk

      Excluir
    2. Sim quem tem teorias tem sair do teórico e ir para o prático.

      Existe inúmeros processo para se ganhar com a desvalorização de um ativo ou apostar contra um governo.

      Abraço

      Excluir
    3. Mas de Bitcoin não conhecia ainda...

      Excluir
  10. Olá Bufunfa!

    Então agora temos exchanges de Bitcoin no meio do comércio varejista?

    Abraço!

    PS: citei este seu post lá no blog.

    ResponderExcluir
  11. Bufunfa, vi uma noticia no G1 essa semana mesmo sobre bitcoins. Americanos hipotecando a casa para comprar bitcoins. Quando esse tipo de noticia começa a aparecer, significa que a bolha está próxima de estourar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o medo! Triste quando pessoas assim perdem tudo por causa de ganância... Pior é que compromete o futuro dos filhos! Quando as perdas estão restritas aos jogadores não ligo tanto, mas quando entra pessoas "inocentes" aí complicado. Pior é que nunca aprendem.

      Excluir
  12. Acho interessante arriscar se voce tem capital para isso. Arrisquei 5% do meu capital em criptomoedas e em 6 meses tive 300% de lucro. Vai de voce tolerar o risco e também colocar algo que nao te afete caso perca. Blockchain é uma tecnologia que veio pra ficar, porém nao podemos prever se o bitcoin está inflado ou nao.

    Abraços do BnA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BnA, o próprio gráfico parece mostrar isso... Com essa taxa de crescimento é insustentável. Em relação aos 5% eu concordo, mas creio que o momento já passou.

      Excluir
  13. Porque "censurou" meus comentários, não fui desrespeitoso em nenhum momento, apenas coloquei a contradição na mesa.

    Obrigado! Você perdeu um leitor, mas isso também não importa. Percebi que você não aceita bem, quem discorda e afronta seu pensamento. Segue o jogo da vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Se eu decidi não publicar é porque certamente ofendeu alguém ou postou termos desrespeitosos. Existe uma maneira de expor opinião contrária sem precisar ofender... Se for ver, o que mais tem nesse blog são comentários contrários à minha maneira de pensar que nunca censurei, e estão aí para todos verem. O que mais tenho são parceiros de blog que me descascam direto e muitas vezes me fazem refletir, mas sempre com educação e respeito. Não sei qual foi o comentário a que se refere pois está anônimo, mas realmente houveram dois comentário ontem que decidi não publicar. Um deles ofendia o Janota, e outro era grosseiro e desrespeitoso.
      Segue o jogo...

      Excluir
  14. kkkk, eu ja vi anúncio pra casa de caridade pedindo para doar bitcoins,
    sem sacanagem !! kkk

    ResponderExcluir
  15. Tá muito parecido com o gráfico das tulipas mesmo. Tá certo que há diferenças consideráveis desse caso para aquele de outrora. Mas convenhamos, será que essa alta condiz com o benefício gerado pelo blockchain?
    Será só especulação? Ou é parte especulação e parte valorização real do ativo? Quanto de cada um está sendo considerado nessa enorme alta?

    Tendo em vista tantas perguntas sem respostas claras, a ideia dos 5% me parece aceitável.

    Mas será decisão de cada um. Quem achar que é valorização real, e acredita na tecnologia de fato, pode 'arriscar' (não seria o termo correto para quem pensa assim, mas tudo bem). Mas a quantidade invertida precisa ser com bastante prudência, do contrário, mesmo acreditando no ativo, nunca é bom deixar as emoções controlarem os investimentos.

    Abraços Bufunfa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem dito DdP, acho que grande parte disse é emoção. Ontem participei de um jantar na empresa e o papo foi bitcoin... Gente que nunca havia investido na vida está comprando isso! Não desacredito da ideia bitcoin, mas o momento atual é o pior em minha opinião para entrar comprando.

      Excluir


Blogs Recomendados