quinta-feira, 19 de outubro de 2017

O PIB e suas Loucuras


Olá amigos do Bufunfa! Vamos atacar de economia novamente?

PIB. Está aí um indicador mundialmente conhecido por economistas e não economistas. Todos estão cientes entre a correlação entre este número mágico e a qualidade de vida e situação econômica de determinado país. Mesmo em países socialistas ou comunistas, ou quaisquer outros que tenhamos dúvidas quanto à sua gestão econômica, raramente este indicador é burlado.

Mas o que você conhece dele? Ele mensura tão bem assim o reflexo da economia em sua vida? Antes de mais nada precisamos fazer um brevíssimo resumo do conceito de PIB.

Resumindo, o PIB é o valor monetário total do que foi produzido dentro de um país durante certo período de tempo. Normalmente medido em ano, mas também pode ser trimestral ou mesmo mensal.
O cálculo é o pelo valor agregado, que desconsidera os insumos intermediários.

O que "raios" é esse insumo intermediário?

Vamos dar o exemplo de uma marcenaria. O marceneiro ganhou em três meses equivalente a 18 mil reais, mas ele gastou 5 mil com insumos intermediários como madeira, 1 mil com pregos e 1 mil com cola. Portanto o marceneiro agregou apenas 11 mil de valor aos insumos. Precisamos descontar o valor dos insumos para não contar várias vezes os mesmos valores. Lembre-se que também serão contadas no PIB as produções do vendedor de prego, cola e madeira.

PIB significa Produto Interno Bruto. Bruto porque não subtrai o consumo dos bens de capital. Nesse caso podemos dar como exemplo o desgaste das ferramentas do marceneiro que um dia precisarão ser trocadas.

Agora vamos mostrar que o PIB não é algo tão preciso ou confiável assim. Nem por isso não seja válido calculá-lo.

O PIB considera sempre a produção a preço de mercado, porém grande parte da produção de um país ocorre fora do mercado. Então o governo (órgãos responsáveis) super competente e bem administrado "chuta" esses valores baseados em um cálculo tenebroso.

Exemplos:

Em muitas regiões existe a agricultura de subsistência, onde tudo o que é produzido é consumido. Então o governo chuta uma quantidade que é produzida desta forma e também chuta o valor de mercado de cada bem produzido. Isso vale para tudo que é produzido que não passa pelo mercado, não somente no setor da agricultura.


Outra "bizarrice" são os custos de habitação. Sabia que as pessoas que possuem casa própria pagam aluguel para si mesmas a um preço de mercado "chutado" pelo governo? Sim! O PIB é calculado considerando isso.

Para todos produtos que não passam formalmente pelo mercado através de compras e vendas, é "chutado" um valor de mercado para o mesmo. Isso envolve muitas suposições, gerando imprecisão nos números.


Você sabia que existem "produções" que sequer são consideradas? O trabalho doméstico não entra na conta se não for através de um emprego formal de uma empregada doméstica ou diarista.

Olha só que interessante:

Imagina que você é solteiro e ganha 5 mil por mês. Como ganha bem, resolve contratar uma empregada doméstica por mil por mês. Com essa grana a empregada gasta com roupas, maquiagens, sapatos, e demais coisas de mulher.

Você se apaixona e casa com sua empregada. Ele deixa de ser sua empregada formalmente e passa a ser sua esposa que realiza os mesmo serviços domésticos. Você como bom esposo separa parte do seu dinheiro para que a amada continue comprando suas roupas, sapatos e maquiagens.


O que mudou na prática? NADA. O que mudou na teoria? Você contribuiu para a diminuir o PIB do seu país!

Sim, estas estranhezas fazem parte do cálculo do PIB que consideramos um valor sagrado e absoluto.

Já repararam como o PIB em vários países subiu substancialmente nas décadas de 60, 70 e 80? Reparou que isso coincide bastante com a época com que as mulheres saíram de seus lares e buscaram um emprego no mercado? Será que existe alguma relação? Vai saber não é?

Em resumo podemos concluir que medir conceitos e métricas em uma economia não pode ser comparado com os resultados obtidos de ciências exatas como física ou química por exemplo.

Mas acredito que isso não quer dizer que devemos ignorar os números da economia. Sem ter uma ideia das taxas de desemprego, crescimento, produtividade e etc, é impossível tomar algum tipo de decisão ou posicionar-se neste mercado.

Meu lema é: Acredite duvidando.

Abraços do Senhor Bufunfa


8 comentários:

  1. Bem que falam que na economia há bastante "chutes". Veja o cálculo dos desempregados rs Post muito interessante Bufunfa!

    ResponderExcluir
  2. Excelente post SB,

    Por que você excluiu meu primeiro comentário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Vc mesmo tinha excluído e respondido em cima do comentário excluído. Aí quando eu tentei remover o primeiro, o segundo saiu também!

      Excluir
    2. Pois é, eu tinha errado uma palavra no comentário, por isso excluí. De boas.

      Abraços.

      Excluir
  3. Salve, Senhor Bufunfa! Muito bom post, o PIB mede o consumo e ele não é sinônimo de riqueza, muito pelo contrário. Riqueza é análoga a poupança e investimento, consumo é análogo à destruição de valor.

    Abraços!

    ResponderExcluir


Blogs Recomendados