terça-feira, 26 de setembro de 2017

Rentabilidades Exatas! A sua é?

Bom dia / tarde / noite Amigos do Senhor Bufunfa!

Hoje vou apresentar como administro os meus investimentos, como também a rentabilidade.
O método que vou apresentar foi criado por mim mesmo, e pelo que vi aqui na comunidade ninguém faz nada parecido.

A grande vantagem da planilha que criei na minha opinião é que não é necessário fazer a aplicação no início do mês para que a rentabilidade informada na planilha seja o mais correta possível.

É muito comum ver na maioria das planilhas utilizadas o seguinte padrão:

Valor inicial      Aporte     Valor Final     Rentabilidade
5.000               1.000       6.050              0,833%

Neste caso a rentabilidade foi calculada considerando:
[ valor final / (valor inicial + aporte) ] - 1 

Essa é uma fórmula boa, mas só serve quando quando o aporte é feito no mesmo dia do valor inicial. Ou seja, se o valor inicial no dia 1 era de 5.000, o aporte de 1.000 deve ser feito no mesmo dia.

Cada dia mais distante que o aporte é feito em relação ao valor inicial, mais errada a rentabilidade de 0,833% se torna.

É óbvio que um lucro de 50 reais representa uma rentabilidade bem maior se obtido em um período de tempo menor.

Foi para driblar esses erros que elaborei a planilha abaixo. Vamos ver como usá-la?
(Essa planilha específica é para meus CDBs)

Vamos começar preenchendo os campos referentes aos DADOS do investimento. Essa parte é fácil, pois é só preencher o nome do seu investimento, a taxa contratada, e o valor Atual (inicialmente é o valor investido). O campo da taxa IR é calculado automaticamente comparando a data de hoje em relação à data de compra.

Posteriormente deve-se preencher nos campos de COMPRA as informações sobre a data da compra e o valor investido descontadas as taxas se houverem. O campo valor de compra e data de compra não devem mais ser alterados.

Vamos aos cálculos de rentabilidade? Então vamos aos campos LUCRO

Para funcionar o cálculo destes campos, antes de mais nada deve-se atualizar o campo Valor Atual.
Você deve verificar o valor para resgate do seu investimento no dia e preencher. Vamos usar como exemplo a aplicação SOFISA LIQ DIÁRIA.

A primeira coluna no campo LUCRO é R$ LUCRO. Este é muito fácil, é apenas a diferença entre o Valor Atual e Valor de Compra.
808,39 - 800 = 8,39

A segunda coluna é % LUCRO. Essa fórmula é muito simples:
R$ Lucro / Valor Compra ou,
8,39 800 1,0% (ou 1,049% para ser mais preciso)

A terceira coluna é % LUCRO A.M.
Aqui já começa a ficar interessante! Essa é a verdadeira rentabilidade que me interessa!

A fórmula é:

(1+% LUCRO) ^ ((365,25/12) / ((DATA DE HOJE+1) - DATA DA COMPRA)) - 1
(1+0,01049%) ^ ((365,25/12) / ((26/09/2017 + 1) - 31/07/2017)) - 1
(1,01049) ^ ((30,4375) / (58)) - 1
(1,01049) ^ (0,52784) - 1
0,5% (ou 0,549%)

Observações:

Alguns cálculos aqui carecem de atenção:

1 - Utilizei 365,25 como o total de dias do ano para compensar o ano bissexto. Caso queiram, podem usar somente 365

2 - No Excel, a data de hoje pode ser otimizada pela fórmula "=hoje()"

3 - Para data de compra, não deve-se escrever 31/07/2017, mas sim o seu equivalente numérico.
Caso você faça a fórmula referenciando a célula que já foi preenchida com a data, tudo bem. Caso contrário você deverá digitar 42947 como sendo a data de compra.
De onde eu tirei isso??? Fácil! Escolha uma célula vazia e digite a data da compra (31/07/2017). Agora no formato da célula ao invés de "data", mude para "geral" ou "número". Esse número 42947 encontrado é o que eu chamo de correspondente numérico da data (no caso para 31/07/2017). No cálculo o Excel considera esse número, e não 31/07/2017 ok? Isso vale para qualquer fórmula que envolva datas.


Agora temos uma rentabilidade mensal que considera exatamente o dia da aplicação. Faça experimentos mudando a data da aplicação e verifique que a rentabilidade bruta permanece, porém a rentabilidade mensal aumenta conforme a data de aplicação é mais próxima a data de hoje, e também o efeito contrário.

Até aqui calculamos a rentabilidade mensal de somente uma aplicação, repararam?

E se eu quiser saber a minha rentabilidade geral? A minha rentabilidade de todas as aplicações de CDB por exemplo?


RENTABILIDADE GERAL

R$ LUCRO é simples, pois é a diferença do Valor Total Atual e Valor Total de Compra

% LUCRO também é simples, afinal é encontrado dividindo o R$ LUCRO pelo Valor Total de Compra

E como calcular o % LUCRO A.M. Geral?
Eu utilizo a média ponderada que me deixa com um resultado bem legal

Considerando os três investimentos acima, calculamos com a seguinte fórmula:

SOFISA LIQ DIÁRIA
% Lucro a.m. * (Total compra / Total Compra Geral)
0,549% * (800 / 4600)
0,095%

Fazendo o mesmo cálculo para os demais investimentos, chegamos aos números

DAYCOVAL LIQ DIÁRIA = 0,210%
PARANÁ LIQ DIÁRIA = 0,117%

Esqueça esses resultados individualmente, o importante é o somatório deles:
Então 0,095 + 0,210 + 0,117 = 0,423% ou 0,4%

Esse resultado mostra que minha rentabilidade da carteira CDB é de 0,4% a.m.

Caso eu queira, posso usar o mesmo método com ações, tesouro e etc. Assim posso calcular a rentabilidade geral de todos os investimentos.

Para quem tem mais intimidade com o Excel essas fórmulas são fáceis de fazer e compreender. Admito que para os amigos que não dominam muito o Excel, o melhor mesmo é utilizar o método padrão e sempre aplicar o mais próximo possível do início do mês.

No meu caso não gosto de ficar preso à obrigatoriedade de aplicar no primeiro dia, portanto prefiro utilizar o método que elaborei.

Caso queiram me ajudar a encontrar falhas e melhorias, por favor deixem nos comentários.

Pensei em compartilhar essa planilha para que vocês façam testes com ela. Caso realmente queiram, peço a gentileza de me explicarem como faço para compartilhar para que possa ser baixada por quem quiser.

Espero ter ajudado. Me perdoem por algum equívoco.

Abraços do Velho Bufunfa.

IMPORTANTE: Este post não é uma indicação de investimento ou algum tipo de análise financeira. Não faço esse serviço e não tenho qualificação para fazê-lo. Sou apenas um investidor amador que gosta de compartilhar as decisões pessoais.



11 comentários:

  1. Olá Bufunfa.

    Legal esse seu método, não havia pensado por esse lado de se fazer o cálculo da rentabilidade sobre os aportes em dias diferentes do mês, justamente por eu achar que dá trabalho calcular uma a uma e olhar em que dia que eu fiz o aporte.

    O que costumo fazer e acho mais fácil é como está no exemplo abaixo.

    No mês 1 eu fiz um investimento x de 1000,00. No fim do mês um terminei com o valor de 1100,00. No mês 2 eu fiz um aporte de 500,00 nesse mesmo investimento, e no final do mês eu estava com 1750,00.

    Nesse caso, o valor que tive de rendimentos foi: Valor final (mes2) - Valor inicial (mes1) - aporte (mês 2) = 1750 - 1100 - 500 = 150

    Pego esse valor e divido pelo valor total do investimento no mês2.

    Então: 150 / 1750 = 0,0857 = 8,57%

    Particularmente não vejo problema nesse cálculo porque faço as contas sempre no último dia útil do mês e sempre considerando o valor final do investimento neste dia.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim este método dá certo sim, mas também tem a desvantagem de ficar travado em um único dia para realizar os aportes. Para quem não tem problemas com isso, está beleza! O problema maior é quando os investimentos não podem ser programados em uma data específica. Eu quando invisto em ações por exemplo, não posso colocar uma regra de investir no primeiro ou ultimo dia útil. Deixo a grana preparada e faço a compra quando o valor da ação chegar no valor que defini estrategicamente. Mas realmente para CDB ou outros investimentos de renda fixa, é mais fácil definir um só dia no mês para os aportes.

      Excluir
  2. Gostei, vou tentar usar, eu não entendo a planilha do ADP, desta forma que você fez fica melhor, e dá para comparar os investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal. Mais pra frente vou divulgando outras planilhas legais também.

      Excluir
  3. Gostei de sua planilha, Bufunfa! Confesso que não tenho esse nível de precisão sobre meu rendimento, por hora eu mantenho como regra os aportes sempre no primeiro dia útil de cada mês. Em setembro, por exemplo, acabei me enrolando para finalizar meu aporte, e decidi esperar o início de outubro para não atrapalhar minha organização.

    Mas obrigado por compartilhar a planilha conosco, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mascada. Por isso q prefiro essa planilha. Perder meio mês de rendimentos só para calcular certo em uma planilha de Excel eu não me conformo. Kkkkk

      Excluir
  4. Legal sua planilha você não pode fazer uma Google planilha disponibiliza-la acho isso ajudaria muitas pessoas, especialmente eu kkkkkk, estou pesquisando e montando uma Google planilha porém com esse detalhe do dia dos aporte que você citou, agora voltei a estaca a zero novamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso sim. Essa planilha Google funciona igual ao Excel? Vou pesquisar a respeito

      Excluir
  5. Interessante Sr. Bufunfa. Acho que como você disse, o maior problema é o aporte ser realizado no mesmo dia sempre. Às vezes precisamos buscar alguma janela de oportunidade para aumentar o retorno e pode acabar não coincidindo com a data prevista.

    Abraços!

    ResponderExcluir


Blogs Recomendados