domingo, 11 de fevereiro de 2018

Economize Agora! Coisas simples que te farão Rico


Bom dia amigos e amigas!

Nas primeiras publicações vocês acompanharam minha jornada financeira desde a descoberta da corrida dos ratos. Conforme prometido, continuarei mensalmente atualizando os leitores sobre minha evolução patrimonial e minha carteira de investimentos rumo à IF.

Também vou postar temas diversos da área de finanças pessoais. Em falar nisso...

Vamos falar em estratégias para economizar?

Todos os tópicos abaixo são maneiras que encontrei de economizar e tem funcionado bem PARA MIM. Não entenda que são indicações minhas para o leitor, uma vez que não sou especialista de nada. Apenas é uma narrativa de uma experiência pessoal. Acredito também que nada impede que leiam e talvez julguem interessante e queiram aplicar as ideias. Porém é uma decisão pessoal, ok?

Outro ponto é: Talvez o assunto interesse mais àquelas pessoas com dificuldades de poupar com a finalidade de montar a carteira de investimentos, e às pessoas que independente da renda e patrimônio são muito compulsivas na tesourada. De qualquer forma, faço o convite para ler esse post até o final.

PicPay

Esse é um aplicativo de celular que funciona da seguinte forma: Você adiciona dinheiro ou o número do seu cartão de crédito e pode pagar ou receber de qualquer outro usuário do PicPay. Você também pode transferir o valor recebido de terceiros para sua conta do banco sem custo. A única limitação é de receber no máximo 800 reais por mês sendo um usuário simples. Você pode se tornar um usuário PRO se pagar uma taxa de quase 5% nos recebimentos (só paga taxa para receber, para pagar terceiros continua isento).
Vamos dar um exemplo:
Você está se enrolando no cartão e vai entrar no rotativo? Espere a fatura fechar e utilize o cartão (ou outro cartão) para "pagar" algum "amigo/esposa/irmão/pai/papagaio/amigo imaginário" que tenha o PicPay . Depois peça para ele te pagar de volta também pelo PicPay. Transfira o valor para sua conta do banco para que você pague a fatura do cartão que vai vencer. Desta forma você consegue rolar parte da dívida para o próximo fechamento de fatura. Isso porque esse dinheiro que você resgatou através do PicPay não vence neste fatura, mas na próxima. Lógico que seu banco não vai gostar disso, mas o que impede de você ter comprado uma "bicicleta" do seu amigo e depois terem se arrependido, e ele ter comprado de volta? Entendeu? Vai querer perder dinheiro pagando os juros de cartão mais caros do mundo?

Milhas Aéreas / Cartão Smiles e Trigg
Eu tenho o cartão Smiles, e ganho dinheiro com ele!
Ele funciona assim: A cada compra você ganha milhas aéreas que futuramente você pode usar em voos e hotéis (compensa mais em voos). Para que comprar uma passagem aérea cara se você pode ter um cartão que paga para você? Esse cartão da foto por exemplo dá 1,5 milhas para cada dólar gasto (o gasto em Reais é convertido para dólar). Existem outros cartões que dão mais milhas, mas esse se encaixa melhor ao meu perfil.
Se a ideia é economizar mesmo e não viajar, dá para vender as milhas em sites como www.maxmilhas.com.br.
Para valer a pena, o gasto com o cartão tem que compensar o gasto com a anuidade.
Outra ideia interessante é o cartão de crédito TRIGG. Ele não tem milhas, mas 1% de tudo que você gastar, ele te paga de volta em crédito para abater da fatura.
Para nós investidores, é difícil achar alguma coisa na renda fixa que pague 1% ao mês com segurança. Agora imagine você ganhar isso sem precisar investir, pelo contrário, gastando!


Pelos meus cálculos, um cartão Smiles vale a pena se eu tiver no mínimo gastos de 1.194 reais por mês com o cartão. Já para o cartão TRIGG o valor mínimo seria 990 reais.
Com o cartão Smiles você tem a opção de escolher vender ou utilizar as milhas. Pelas atuais cotações para venda de milhas, o cashback (retorno em relação aos gastos) do Smiles é de 0,86%.
Porém como eu viajo de férias, prefiro usar as milhas. Veja por exemplo alguns destinos. Há casos de cashback de até 1,8%.
Para quem tem um cartão que acumula milhas, é lei gastar o máximo que puder nele ao invés de débito, dinheiro ou cheque. Mas não invente gastos para acumular milhas, ok? A ideia é economizar.

Pagar Contas de Amigos

Existem vários aplicativos de celular que podem ser utilizados para pagar contas de consumo e até boleto. Os que mais uso são Mercado Pago e RecargaPay. Nele eu adiciono meu cartão de crédito e faço estes pagamentos sem custo algum. Então sempre pago conta de luz, gás, água, condomínio, etc desta forma. Além de postergar o pagamento da conta para o vencimento do cartão, eu ganho milhas. Eu por exemplo uso e sempre pago contas dos meus amigos do trabalho, clube, igreja, futebol, etc. Você vira um banco ambulante, pagando contas e recebendo dinheiro. Muitas pessoas ainda vão ao banco ou caixa eletrônico pagar as contas. Meus amigos gostam disso, afinal de contas estou quebrando um galhão deles, e ainda acumulo milhas! Só cuidado para não gastar muito no cartão, pois grandes gastos mensais com o cartão são informados à receita federal, e podem te questionar como você tem tanto dinheiro para gastar com cartão.

MasterCard Surpreenda

Super simples: Cada compra com seu cartão Mastercard acumula pontos que podem ser trocados por alguns produtos. O lema é compre um, leve dois. Existe um site próprio que as várias marcas parceiras disponibilizam os produtos que entram na promoção. Na prática o que vemos são muitos produtos com preços inflados que fazem o esquema de comprar um e levar dois ser desvantajoso. Se você der uma garimpada, vai achar coisas interessantes.
Eu por exemplo uso muito a promoção da Vivo. Lá você recarrega seu celular (através do cartão, então também ganha milhas, hehehe) e ganho o dobro em bônus. Por exemplo, carrega 25 reais e ganha 50 reais. Porém os 25 reais na vivo você usa como quiser, como comprar pacotes ou contratar promoções. Os 25 reais da promoção só servem para ligar de Vivo para Vivo, SMS ou a tal da internet diária que uso muito. Funciona assim: Se você não contratar pacote ou promoção nenhuma de internet, ele vai descontar no dia R$ 1,50 para ter 100MB de internet (as vezes é necessário ligar na Vivo e solicitar a internet diária). Alguns podem achar pouquíssimo, mas aderir a este programa me ajudou muito. Hoje em dia todo mundo tem internet e wi-fi em casa, portanto o uso excessivo de aparelho celular na rua ou no trabalho é desnecessário e até profissionalmente prejudicial. Os 100MB dão e sobram para usar o WhatsApp e acessar o aplicativo do banco. Isso é o que eu preciso para passar o meu dia fora de casa. Antes eu navegava em coisas fúteis no celular durante o dia, e agora consegui ficar mais focado e aproveitar melhor o meu tempo. Quando acaba o bônus, eu posso contratar o pacote de internet que quiser com o saldo original.

Nubank

É um cartão de crédito sem anuidade que acompanha um  aplicativo de celular que você já deve conhecer. Para quem tem poucos gastos com o cartão e que não compense aderir à um cartão que acumule milhas, ele é a melhor opção.
Recentemente a Nubank também lançou um programa opcional de milhas que na minha opinião não é melhor que o Smiles. Eu sempre concentro meus gastos no cartão Smiles, mas o Nubank vale a pena quando existe aquela opção de pagar alguma coisa em várias vezes sem juros. Isso porque após a compra, você pode através do aplicativo antecipar as parcelas e ganhar um desconto. Então na realidade você está comprando o produto ainda mais barato! Para compras até 4 parcelas, prefiro usar o Smiles, pois ganho mais do que o valor da antecipação das parcelas. Já para compras com bastante parcelas, sempre compro pelo Nubank e antecipo todas as parcelas. A vantagem é ótima!

Conta Corrente Digital

Hoje em dia existem várias opções para quem quer ter uma conta corrente sem pagar tarifa. Eu por exemplo, tenho contas digitais em vários bancos. Para nós investidores, nada mais valioso do que fazer TEDs de graça não é mesmo? O banco Itaú por exemplo tinha a iconta que deixou de ser disponibilizada para novos correntistas. Ainda bem que entrei antes de fecharem as portas. Eu também gosto muito do banco Inter, que na minha opinião é o melhor digital atualmente. Para quem precisa sacar o dinheiro constantemente, o banco Inter possibilita saques ilimitados na rede 24 horas. Eu consegui sacar sem taxas até no banco Santander com o cartão do Inter, acreditem!
Existem outras opções como Neon, Bradesco Digiconta, Next, etc. Se você gostou, avalie todos antes de aderir.

Airbnb
Eu deixei de ficar em hotéis em minhas viagens de férias há um bom tempo! É um aplicativo de celular que conecta e intermedia o negócio entre locatário e locador. O aplicativo é muito prático e seguro. Você paga com seu cartão (ganha milhas hehehe), entra em contato com o locatário para confirmação e faz sua viagem tranquilamente. Na maioria das vezes é mais barato que hotel.

Netflix
Esse com certeza vocês já ouviram falar não é? Talvez alguns ainda não tiveram coragem de migrar da Sky super cara para a Netflix. Eu era um desses e não me arrependo! Por que não tenta?

Livros Digitais

Se você gosta de ler como eu, já ouviu falar do livro digital. Confesso que tive preconceito. Achava que era desconfortável, que era frágil, que doía a vista... Nada disso é verdade! Migrei recentemente e vale muito a pena. Os livros digitais são bem mais baratos e até se acha coisa de graça e de boa qualidade na internet. As vantagens ergonômicas também são grandes: É leve e tem uma tela muito agradável para leitura, até melhor que o verdadeiro papel! Esqueça aquela noção que você tem de tela brilhosa de celular. A tela do e-reader é bem diferente.

Comida Japonesa

Se você namora ou é casado, e sua companheira nunca experimentou comida japonesa, não caia no erro de apresentar à elas! (rindo alto aqui)
Não sei o motivo, mas as mulheres tem uma tendência muito maior que os homens de viciar nessa coisa! Confesso que também sou fã, mas para mim pelo menos é algo para "de vez em quando".
É muito caro. Ontem eu fui jantar com minha esposa e a conta ficou em 174 reais! Isso para mim é muito caro mesmo! Portanto, sair para comer essa "refeição do mal" não pode virar vício ou rotina.
Assistam esse vídeo hilário de um desabafo de uma garota que viciou em comida japonesa.
https://www.youtube.com/watch?v=CvbL-aLoXpc

Investimento em Ações

Se você não é igual a um amigo meu que até pouco tempo atrás achava que bovespa era alguma coisa relacionada ao mercado de boi, provavelmente conhece e investe em ações.
A dica é: Evite fazer várias compras, pois assim você gasta muito com corretagem.
A minha corretora cobra 10 reais por operação (existe opções ainda mais baratas). Então aquela sobra de 500 reais no fim do mês para investimento em ações não rola né? Eu por exemplo aplico em renda fixa com liquidez diária, e quando surge uma boa oportunidade de compra de alguma ação, pego um valor maior já acumulado na renda fixa (de preferência pagando menos IR) e compro as "danadas". A ideia é comprar ações gastando o mínimo possível com corretagem.

Compras pela Internet

Com exceção de alguns produtos que é necessário "ver e pegar" antes de comprar, para os demais, sempre considere comprar pela internet através de meios confiáveis. A maioria das coisas é mais barata na internet, principalmente eletrônicos. Se você ainda tem preconceito ou medo desta modalidade de compra, saiba que já existem meios muito eficientes de comprar sem possibilidade de clonagem do cartão por exemplo. Uma maneira interessante é o cartão virtual que alguns bancos já disponibilizam, inclusive o banco Neon que é digital e sem tarifas. Pesquise e considere isto.

Panelas Elétricas
São mais práticas, fáceis de usar e mais econômicas quanto ao consumo. Tenho algumas e apoio a ideia.

Carregadores de Celular e Eletrodomésticos

O carregador de celular é um transformador de corrente alternada em corrente contínua. Independentemente de ter um celular conectado, ele está trabalhando o tempo todo. Isso significa consumo de energia e desgaste do mesmo, portanto gera gastos das duas formas. Após carregar o celular, desligue o carregador.
A mesma ideia vale para vários eletrodomésticos que ficam conectados à rede elétrica em modo "Stand by". Saiba que está consumindo energia elétrica, e não há necessidade disso. Considere também que existe o risco de curto e caso de descargas elétricas.

Ventilador

Use o ar condicionado só em dias mais quentes. Na maioria das vezes um bom ventilador é suficiente. Largue esse luxo desnecessário de usar ar condicionado todos os dias, pois o ventilador é bem mais econômico

Trabalhar de Ônibus

Quem tem a meta de independência financeira e não tem um salário ou rendimento muito alto, precisa ter foco e largar o carro em casa. Vá trabalhar de Ônibus! O alívio no seu orçamento será enorme! Se onde você mora o transporte público é uma desgraça, abro uma exceção para você. Mas se você é daqueles que seu empregador paga um ônibus tipo esse da imagem para te buscar em casa  e você ainda vai de carro, largue o carro agora!

Lista do Sacolão

Não confie na memória! Itens de sacolão são perecíveis e você pode comprar o que não precisa e acabar estragando. Antes de sair de casa, faça uma lista do que realmente precisa comprar. Compre o necessário. Se toda semana você compra bananas e sempre joga algumas fora, considere comprar menos na próxima vez.

Academia


Se você frequenta academia como eu, pode ser interessante encontrar alguma academia que dê desconto se você levar um amigo. Esse amigo pode ser sua esposa(o) ou namorada(o).
Também existem academias que dão descontos quando se paga um ano adiantado ao invés de parcelas mensais. Avalie isso.

Bens Usados

Pare de preconceito e gastança de dinheiro com coisas novinhas sem necessidade.
Meu celular que comprei usado por mil reais é bem novinho e melhor do que muitos celulares de 3 mil que tem por ai. Meu notebook é usado e é uma maravilha.
Muitas coisas podem ser compradas semi-novas por um preço muito baixo. Você consegue ter coisas bem melhores do que teria se aderir a este pensamento. Compre novo se necessário. Não é intenção tornar-se um sovina!

Enfim pessoal, o assunto de hoje foi este. Lembrem-se que o foco principal deve ser aumentar os rendimentos e não despesas. Isso não impede que tenhamos atenção e cortemos as despesas se possível, não é mesmo?

Se vocês tem mais alguma ótima ideia para ajudar economizar, compartilhe conosco!

Gostaria também de pedir uma ajuda na divulgação do meu blog no blogroll de vocês. Sou novo aqui na finansfera e ainda não conheço todo o pessoal.

Sugestões e críticas são sempre bem vindas, desde que com respeito e educação.

Até a próxima!



18 comentários:

  1. Que post de utilidade pública, bufunfa. Vi várias coisas ai que faço e jogo dinheiro fora, que podia ser muito melhor aproveitado. Parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Dicas maravilhosas!!!!! Eu ja utilizo ventilador, vou de bus e apé ao trabalho (carro somente as vezes anoite e fds), levo comida ao trabalho e tambem uso o cartao nubank em ocasiões especiais. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abraços gari advogado! É isso ai, logo estará também no topo da IF

      Excluir
  3. Boas dicas Bufunfa, gostei dessa do MercadoPago e vou por em prática para alavancar a milhagem. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Sensacionais as dicas!! Parabéns pelo post!

    Eu vendi o carro para andar de Uber e economizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Galo. Pena que não é todo lugar que tem Uber, se não tb aproveitaria isso

      Excluir
  5. Estou aguardando aprovarem a abertura da minha conta no Banco Inter e fechar a conta do Citibank devido as taxas de TED e taxas idiotas cobradas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí. Pagar altas taxas hoje em dia não é preciso. Abraços

      Excluir
  6. Boas dicas, mas em relação a milhas, ano passado cancelei um cartão platinum Caixa, mesmo a central implorando pelo amor de deus continuar de forma gratuita mais 1 ano. Cancelei, o CC Submarino depois de 10 anos usando gratuitamente (todos anos tem a amolação de ligar na central pedindo estorno total das anuidades). Lógico que gastei todas milhas e cupons antes. Tudo que se compra no Brasil embute taxas e muito imposto e ainda somos rastreados pelas financeiras e governo. Sobrevive apenas o Nubank platinum e a iconta. Vou abrir essa no Inter, caso o itaú me sacaneie no futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Bom, cartão é realmente uma escolha muito pessoal. Em relação ao Inter, vc vai gostar.

      Excluir
  7. Excelentes dicas, tinha ideia de fazer um post parecido, acho que nao preciso mais hehe.
    Só acrescentaria 2 apps de cashback. O beblue eo meliuz, me ajudam bastante.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rabugento. Agradeço também pelas dicas do Meliuz e beblue. Abraços

      Excluir
  8. Bufunfa, não consegui cadastrar o cartão no mercado pago para pagar contas, ainda funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funciona sim! Eu mesmo pago contas através dele pelo menos uma vez por semana. Você não conseguiu cadastrar o cartão ou não está conseguindo pagar a conta? Alguns cartões não permitem pagar contas por boleto bancário, enquanto outros permitem. Tente tentar outro cartão.

      Excluir


Blogs Recomendados